Diante das tantas possibilidades que o marketing traz para o ambiente empresarial, o branding acaba sendo um elemento central nessa relação. Entender o que ele representa e como aplicá-lo acaba sendo fundamental.
O que é branding?
Dentro das complexidades do mercado, definir algumas ferramentas pode não ser a tarefa mais fácil de se realizar.
Há uma variedade bastante grande de possibilidades dentro dessas perspectivas mercadológicas que acabam necessitando de algumas denominações.
Esse é o caso do branding, uma vez que ele é muito falado, mas nem sempre compreendido antes de sua aplicação.
Para compreender essa ferramenta, é importante se ater a algumas perspectivas relacionadas ao patrimônio da empresa.
Isso é importante por conta de algumas situações curiosas que podem ser representadas dentro do mercado.
Por exemplo, um restaurante não é conhecido, necessariamente, pela sua estrutura predial ou pela qualidade da argamassa de regularização de piso que ele usa, mas, sim, por sua comida.
Nesse caso, algumas valorizações não estão atreladas em nada ao patrimônio físico que uma empresa tem.
O que vale são as impressões que ela consegue trazer como marca para os clientes dentro de seu segmento.
Na verdade, é essa orientação que irá fundamentar toda a relação que há dentro de uma lógica de valor de mercado.
Perde-se, portanto, a capacidade de avaliar o valor de mercado com uma questão atrelada ao patrimônio físico, mas, sim, à marca.
Esse valor pode ser considerado como brand equity, uma vez que ele é a consolidação do branding em termos de valores.
Contudo, para chegar nesse nível de apuração das impressões de um marca dentro de um mercado, é fundamental entender alguns elementos que fundamentam o branding.
A importância do branding?
Através de uma série de perspectivas que o branding possibilita, uma empresa consegue alavancar as impressões do mercado sobre si mesma de forma bastante salutar.
Isso se realiza por intermédio de uma série de implementações que podem ser utilizadas por qualquer empresa que esteja querendo elevar a qualidade da percepção dos clientes.
Se a ideia, por exemplo, for trazer uma empresa como destaque no segmento de mercado de cortina elétrica wifi, essa pode ser a estratégia perfeita
Por essa razão, apontar para alguns dos benefícios que o branding pode trazer pode ser essencial para compreender um pouco melhor sobre o branding. Alguns deles são:
- Memorabilidade;
- Confiança;
- Identificação;
- Incursões mercadológicas;
- Produção de desejo.
Logicamente, esses são alguns elementos que um branding bem fundamentado pode trazer para dentro de um ambiente empresarial.
Contudo, é importante detalhá-los um pouco melhor para que haja uma compreensão mais qualitativa a respeito dessa técnica.
Memorabilidade
Um dos elementos mais importantes dentro de uma perspectiva de branding está relacionado à memorabilidade que esse tipo de recurso pode trazer.
Isso se realiza através de uma fundamentação da marca de uma forma que leve em consideração todos os sentidos dos clientes.
Nesse caso, a partir de alguns aspectos que vão desde cores e formas até sabores e cheiros, o branding pode se fazer presente.
Todo mundo ao pensar em uma comida recorrente em sua infância consegue se transportar para aquele momento.
Esse ponto acontece, justamente, por conta desse elemento de memorabilidade que há dentro dessa relação.
Confiança
A confiança é um fator bastante importante quando se fala de branding, uma vez que ela pode residir na capacidade de compreensão de elementos de marca que o cliente pode ter.
Se, ao entrar em um site, um usuário tiver contato com elementos que lhe dê alguma confiança, certamente, isso o fará ter mais tranquilidade para comprar.
Uma compra de itens para aplicação bona piso madeira, por exemplo, pode ser feita de uma forma muito mais segura em um site que seja de confiança para aquele cliente.
Entretanto, para que isso se realize, é preciso que aquela empresa tenha efetuado uma campanha de branding bem estruturada.
Identificação
Um outro fator importante é a produção de identificação com um mercado específico, uma vez que a adoção de alguns elementos é feita a partir de alguns valores.
Esses pontos, em grande medida, conseguem dialogar com as possibilidades de impressão do mercado de forma bem ampla.
A contratação de uma empresa de limpeza vidros altos, por exemplo, pode passar por alguns critérios que levam em consideração essa perspectiva da marca.
Entender como efetuar essa manutenção de forma amplificada dentro de um segmento pode ser uma garantia bastante importante que essa realização acontecerá.
Incursões mercadológica
Essa perspectiva está muito mais relacionada a uma lógica de rebranding, uma vez que ela pode orientar uma nova incursão mercadológica.
Seja como for, o branding é justamente esse agente que pode definir o posicionamento de uma marca dentro de um segmento de mercado.
Esses fundamentos são primordiais para que haja uma perspectiva de ação contínua em qualquer instância que se deseja atuar.
Um escritório de contabilidade que passou a efetuar assessoria para a retirada de contrato prestação de serviços manutenção ar condicionado, por exemplo, certamente precisará de uma perspectiva de branding nova.
Produção de desejo
O desejo, nesse caso, entra como um item que tem a ver com todos os elementos citados acima.
Todo mundo, ao ver algum elemento de uma marca que gosta, acaba sentindo vontade de consumi-la.
Essa vontade, na verdade, está atrelada à potencialidade da criação de elementos de desejo causadas pela própria marca.
Como no exemplo anterior da comida que faz vínculo com a infância, uma marca pode fazer alguma conexão de vontade.
Branding e ambiente digital
Antes de começar a pensar nas possibilidades do branding dentro das mais diversas perspectivas do mercado, é importante entender como o ambiente digital tem fundamentado essa relação.
Na verdade, com o acirramento das dinâmicas de consumo e o aumento da exigência dos clientes, o branding acabou virando um fator indispensável.
É claro que essa dinâmica sempre foi uma imposição dentro dos mais diversos âmbitos da perspectiva analógica.
Afinal de contas, o branding é utilizado há muitos anos e sempre conseguiu consolidar uma série de empresas no topo de seus segmentos de mercado.
Hoje em dia, no entanto, uma simples pesquisa de um cliente por conversão placa mercosul pode trazer para ele uma série de possibilidades de contratação.
Esse é o momento em que um branding bem-feito passa a ser um imperativo de mercado dentro dessa lógica digital.
Isso ocorre porque quanto maior a concorrência, maior é a demanda por um tom original que consiga posicionar uma marca.
Branding para indústria: como funciona?
Partindo de todas as possibilidades que o branding trouxe para os mais diversos setores do mundo empresarial, é importante entender como ele atua dentro de uma lógica industrial.
Pode parecer que há um certo consenso em relação ao tipo de implementação que o branding tem que ter em todos os segmentos.
Contudo, é importante apontar para as complexidades que cada um desses elementos tem no dia a dia das pessoas.
Se, por exemplo, uma fábrica que fornece insumos para oficinas mecânicas ficar conhecida como referência em injeção eletrônica multiponto, isso pode representar, em grande medida, um branding bem efetuado.
Nesse sentido, torna-se fundamental entender como efetuar essa implementação de forma bem elaborada dentro de um segmento.
Como fazer um branding para indústria?
A perspectiva industrial pode ser bastante nebulosa para quem não a conhece, mas uma coisa é fato: um branding bem elaborado nesse setor pode trazer algumas realizações muito importantes.
Por essa razão, apontar para algumas dessas orientações estratégicas pode ser um ponto bastante importante.
Elementos gráfico da marca
Toda marca que traz alguns elementos gráficos bem estruturados dentro de suas perspectivas de atuação pode, de uma forma bem amplificada, gerar alguns efeitos de memorabilidade em seu público.
Nesse caso, a produção de um produto industrial pode se beneficiar disso através da impressão da logomarca no próprio produto ou, até mesmo, focando nas embalagens.
Parcerias
Tornar-se parceiro de outras empresas dentro do segmento para que elas elevem o destaque de uma marca pode ser um ponto fundamental.
Se, por exemplo, uma fábrica de tintas fizer parceria com uma empresa especialista em pintura fachada edificio, isso pode ajudar a divulgar a marca.
Esse é um ponto fundamental para trazer alguns valores importantes e, também, elementos para a sustentação daquela empresa em seu segmento.
Rótulos e conteúdos digitais
Produzir bons textos esclarecedores para os rótulos da embalagem pode ser uma forma de posicionar uma marca.
Afinal de contas, sobretudo dentro de uma perspectiva B2B, ou seja, de negócio para negócio, há uma grande para saber sobre os atributos do produto.
Dentro de uma lógica digital, é preciso que isso seja transposto para uma dinâmica de textos onlines.
Considerações finais
Com o passar dos anos, o branding tem sido cada vez mais um imperativo impossível de fugir do mercado.
Ele serve para sustentar uma série de incursões dentro dos segmentos e, também, para posicionar uma marca.
Saber utilizá-lo dentro de uma lógica industrial pode trazer uma série de benefícios importantes para uma empresa desse setor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.