Ter um blog é uma necessidade hoje em dia porque é por meio desse canal que a marca compartilha informações relevantes com seu público.
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, tendo em vista que está de acordo com as características do consumidor moderno. Por conta da era da informação, as pessoas querem saber tudo antes de comprar.
Elas também prezam por marcas que conseguem ajudá-las de alguma forma, sem que para isso seja necessário comprar um produto ou serviço. O marketing de conteúdo está diretamente relacionado a isso e o blog é o canal de veiculação.
Antigamente, bastava ter um site institucional para se comunicar com a audiência, mas desde que o marketing de conteúdo se tornou uma ação indispensável, o blog também ganhou evidência.
Mas não basta apenas criar o blog, publicar alguns materiais e esperar a mágica acontecer. Na verdade, as empresas precisam conquistar tráfego orgânico, caso contrário, vão depender de anúncios pagos eternamente.
Este artigo vai mostrar qual é o conceito de tráfego orgânico, dar algumas dicas para aumentá-lo em um blog institucional e mostrar a importância de ter bons níveis nesse sentido.
O que é tráfego orgânico?
Antes de entender o que é tráfego orgânico, é interessante saber que existem 4 tipos diferentes de tráfego, que são:
- Pago;
- Direto;
- Social;
- De referência.
O tráfego pago atrai visitantes por meio de anúncios no Google ou em sites que o público da marca costuma acessar. Agora, quando uma pessoa acessa direto o site de uma empresa de limpeza e conservação predial, gera tráfego direto.
O tráfego social, por sua vez, é proveniente das redes sociais, muito comum no caso de links compartilhados que direcionam os usuários para a plataforma.
Por fim, o tráfego de referência acontece quando o usuário visita uma página por meio de qualquer outro site que não seja um mecanismo de busca, uma situação corriqueira para marcas que investem em backlinks.
Agora, todas as visitas que a plataforma institucional recebe, sendo ela um site ou um blog, são conhecidas como tráfego.
O tráfego orgânico é aquele que acontece de maneira espontânea, sem a necessidade de anúncios. Uma pessoa que pesquisou um assunto no Google e clicou no link de uma empresa é um visitante proveniente de tráfego orgânico.
O seguidor da marca que visualizou um conteúdo compartilhado em um perfil nas redes sociais e clicou gera tráfego orgânico. Também o acesso direto quando o usuário digita o endereço do site na barra do navegador gera tráfego orgânico.
Se uma empresa de dispensa de outorga de poço artesiano deseja gerar esse tipo de tráfego, não significa que está totalmente livre de investimentos e custos.
Ela não vai pagar os mesmos valores que precisa desembolsar para fazer um anúncio pago, mas uma boa estratégia que realmente atrai visitas leva tempo e custa dinheiro.
Entretanto, a principal diferença entre o tráfego orgânico e o pago é que no primeiro a marca vai gastar apenas uma vez e colher resultados por muito tempo.
É o caso de um artigo postado em um blog, que mesmo demorando muito tempo para fazer efeito e depender de alguns investimentos, seus resultados vão durar enquanto ele estiver no ar.
Agora, quando uma marca cria uma campanha, por exemplo, uma propaganda no YouTube, ela faz com que seu anúncio fique no ar apenas enquanto ela investir.
Como aumentar o tráfego orgânico?
As visitas que o blog institucional recebe também são consideradas como tráfego, e elas podem acontecer de maneira paga ou orgânica. Para atrair visitantes orgânicos, a companhia deve investir em ações específicas, como:
1. Produzir conteúdos de qualidade
Publicar conteúdos de qualidade no blog significa abordar assuntos pertinentes, interessantes e relevantes para a audiência da marca.
Um fabricante de piso laminado escuro deve publicar frequentemente, pois assim a plataforma não será vista como canal desatualizado e terá mais credibilidade junto aos leitores.
Mas para não perder a qualidade dos conteúdos, é fundamental encontrar uma frequência que esteja de acordo com a realidade da corporação.
Os materiais precisam ser revisados para evitar erros que comprometam sua qualidade e sua credibilidade. Os temas abordados devem ser atuais, visto que terão mais relevância para os usuários.
2. Formatar o conteúdo
A formatação do material é um ponto muito importante para atrair os usuários. Além disso, uma formatação simples facilita a leitura e aumenta a visibilidade.
O usuário não deve se desgastar quando ler o texto, pois, muito pelo contrário, ele precisa se conectar com o assunto.
Para facilitar a leitura, o ideal é que os parágrafos sejam curtos, com títulos e subtítulos chamativos, e que se separem as ideias em tópicos.
3. Divulgar os conteúdos de redes sociais
Os perfis nas redes sociais de um fabricante de lavador de gases compacto podem ajudar a aumentar a visibilidade do conteúdo. Para isso, basta fazer divulgações e compartilhamentos nesses canais.
Existem várias estratégias de marketing digital que são aliadas do marketing de conteúdo, e elas ajudam a aumentar a capacidade do canal em ser visto.
Dependendo do segmento de atuação do negócio, existem redes sociais que são mais adequadas. Por exemplo, o Instagram é uma excelente opção para um restaurante. Por outro lado, o LinkedIn está mais adequado a um escritório de contabilidade.
4. Variar os formatos
O formato mais comum dentro do blog são os textos, mas nada impede de criar conteúdos em outros formatos, como no caso de imagens e infográficos.
Nem todas as pessoas têm tempo de ler textos extensos, por isso vale a pena variar o tipo de material publicado para impactar pessoas diferentes.
5. Escrever títulos atrativos
Quando uma pessoa pesquisa informações sobre motor de portão com cremalheira, antes de clicar em qualquer link nos resultados, primeiro ela vai ler os títulos.
Um hábito muito comum entre os usuários é ler o título da matéria e aí sim decidir se prossegue ou não. Com base nisso, eles funcionam como iscas capazes de captar o interesse do usuário.
Considerando o fato de que as pessoas recebem informações o tempo todo, qualquer marca que queira destacar os conteúdos de seu blog precisa criar títulos chamativos.
A palavra-chave deve estar presente no título assim como no restante do conteúdo, e para saber qual o termo deve ser usado, basta usar as ferramentas de pesquisa e analisar o volume de buscas.
Por que investir em tráfego?
Investir em tráfego orgânico é benéfico para as empresas por diversas razões. Para uma empresa de aluguel por hora sala comercial uma das principais vantagens é o excelente custo-benefício.
Comparando o tráfego orgânico com os anúncios pagos, fica claro que esse método ajuda a reduzir os custos com marketing digital. Levando em conta a margem de lucro sobre as vendas, pode-se afirmar que ele é muito mais vantajoso por conta do custo-benefício.
Para os negócios que estão começando agora atrair uma grande quantidade de visitantes qualificados pode ser simplesmente inviável. Afinal, os anúncios pagos não se retroalimentam como acontece com o tráfego orgânico.
Não se trata daquele conteúdo que se investiu para criar agora e que vai demorar para trazer frutos, mas que apresenta retornos de longo prazo.
Criar anúncios é um investimento constante, porque as campanhas só vão existir enquanto a marca pagar por elas.
De fato, se uma empresa anunciar serviços de pintura residencial, vai conseguir alcançar seu público rapidamente e obter bons retornos, mas se criar um conteúdo sobre o mesmo assunto, não vai precisar investir nele outra vez.
O tráfego orgânico também aumenta a relevância da marca, e isso acontece porque quando o usuário se depara com o material criado naturalmente e com base no conhecimento que o negócio possui de seu segmento, enxerga a empresa como autoridade.
Ele sabe que a intenção da companhia não é apenas vender, mas ajudá-lo a resolver um problema, já que ela está falando sobre um assunto do interesse dele; tanto é que a estratégia orgânica é fundamental para construir a presença digital.
Por fim, os resultados das ações orgânicas de uma empresa especializada em estudo prévio de impacto de vizinhança são muito mais duráveis do que qualquer campanha paga.
Mais uma vez, manter um anúncio rodando ininterruptamente custa muito dinheiro, mas aquele material postado no blog vai ficar lá pelo tempo que a empresa quiser e enquanto ela existir.
Ao longo do tempo, esses materiais vão construindo uma relação de confiança com os usuários que leva a um relacionamento promissor.
Considerações finais
O blog institucional é um canal que deve fazer parte das estratégias de marketing de qualquer empresa, mas ele deve ser atualizado constantemente, com conteúdos de qualidade.
Mais do que levar conhecimento para o público do negócio, ele ajuda a conquistar tráfego orgânico e a construir uma imagem positiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.