Pepernoten é queridinho das crianças na tradição holandesa
O Natal também é um período muito especial para a cultura holandesa. Conhecida como Sinterklaas (Festa de São Nicolau), a celebração nos Países Baixos inicia no mês de novembro, dura semanas e termina na Pakjesavond, dia 5 de dezembro, com a noite dos presentes, que marca o final de ano holandês. O auge é a presença do Sint, que, vestido de vermelho e com seu cavalo branco chamado de Amerigo, visita as criancinhas comportadas para deixar um presente.
No Dia de São Nicolau, as crianças menores ganham presentes e os adultos preparam o tradicional pepernoten para a ceia. Também conhecida como kruidnoten, a iguaria consiste em pequenas bolachas feitas com um pouco de pimenta, servidas no período anterior e durante as celebrações de Sinterklaas na Holanda – assim como em outros lugares onde a festa típica é realizada, como nas colônias holandesas de Castro e Carambeí, no Paraná.
A denominação Pepernoten pode ser traduzida como “noz apimentada”; a palavra “peper” significa pimenta, pois algumas receitas acrescentam esse ingrediente, mas a maioria usa principalmente especiarias conhecidas como “speculaaskruiden”. Os pepernoten têm o tamanho de uma noz (‘noot’ significa noz em neerlandês).
Com o passar do tempo, a receita foi ganhando adaptações, de acordo com os gostos e ingredientes utilizados por cada família, e hoje, os imigrantes do país já fazem a bolacha no Natal brasileiro. O coordenador de negócios do Moinho da Herança Holandesa, da Unium, Cleonir Vitório Ongaratto, acredita que manter as tradições é algo essencial. “Não podemos esquecer das origens e dos povos que desbravaram e desenvolveram essa região dos Campos Gerais”, destaca.
A Unium, juntamente com as Tortas Wolf, separou uma receita de Torta Holandesa, que, apesar do nome, foi criada por uma brasileira em 1990. Ela batizou a sobremesa em homenagem aos seus patrões holandeses.
Pepernoten
Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo Herança Holandesa
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de cravo em pó
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 colher (chá) de pimenta branca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 50 g de schenkstroop – pode ser substituído por mel
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Numa tigela, misture a farinha, o fermento e as especiarias. Em uma panela, derreta a manteiga com o açúcar mascavo, o mel e o sal, e mexa até que a manteiga esteja derretida e bem incorporada. Junte a mistura de farinha com a manteiga derretida e mexa bem até formar uma massa macia. Embale a massa em filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas. Preaqueça o forno em 180°C. Faça rolos com a massa de 1,5 cm de espessura e fatie, produzindo os mini cookies. Distribua-os numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, posicionando a forma no meio do forno. Tire do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.
Torta Holandesa
Ingredientes
- 150 g de biscoito de maisena
- 100 g de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- 200 g de manteiga sem sal
- 500 ml de creme de leite gelado
- 170 g de chocolate meio amargo derretido
- 200 g de creme de leite
Modo de preparo
Triture o biscoito no processador (ou liquidificador) e misture com a manteiga, formando uma farofinha. Forre uma fôrma de aro removível com a farofinha, pressionando bem. Coloque-a no forno (180° C) por cerca de 10 minutos. Retire do forno e espere a massa esfriar.
Recheio
Na batedeira, misture bem o açúcar com a manteiga. Adicione o creme de leite e a essência de baunilha e volte a bater. Para a cobertura, misture o chocolate meio amargo derretido com o creme de leite. Na montagem, depois de pré aquecer a massa e deixar esfriar, coloque os biscoitos redondos ao redor da forma. Adicione o recheio e leve à geladeira por 4 horas. Retire da geladeira e despeje a cobertura por cima. Volte à geladeira por mais 6 horas.
Sobre a Unium
Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.
A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.