O Inbound Marketing e SEO são duas estratégias que quando utilizadas juntas são capazes de fortalecer os resultados das campanhas de produtos e serviços de uma empresa, no sentido de desenvolver uma comunicação mais aproximada com o público.
A competitividade é muito grande e manter a atenção da audiência é algo bem complicado. Ou seja, para conquistá-la é preciso investir em estratégias diferenciadas nas campanhas de solda industrial para chamar muito mais atenção.
Portanto, quando as estratégias do Inbound Marketing e SEO são usadas ao mesmo tempo, elas alavancam os resultados das vendas e atraem muito mais clientes por meio de informações relevantes e alinhadas às necessidades do público.
Para que essas duas estratégias possam ser usadas é importante saber do que se trata cada uma delas, deixando clara a forma como trabalham e atuam dentro de uma propaganda.
O que é SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, pode ser entendida como otimização para os mecanismos de busca. Ou seja, é um conglomerado de técnicas que podem ser aplicadas em sites, blogs e páginas da web para serem encontradas mais facilmente pelo Google.
Assim, seguindo as regras que o próprio Google determina com prioridades uma página de montagem de quadro elétrico trifásico, por exemplo, pode ser beneficiada com um melhor posicionamento nos resultados de busca.
Isso significa que o conteúdo vai aparecer em primeiro lugar para aqueles que fizerem pesquisas sobre esse assunto fazendo com que o Google o apresente para muitas pessoas aumentando assim as chances de capturar novos clientes e de vender.
Por meio das estratégias de SEO, um site tem a possibilidade de chegar ao primeiro lugar no Google através das palavras-chave que sejam relacionadas com o negócio gerando assim tráfego orgânico.
O que é Inbound Marketing?
Já o conceito de Inbound Marketing está relacionado com a produção de conteúdos e compartilhamento, tendo como foco o público-alvo.
Quando ele é utilizado ajuda a chamar a atenção do cliente em potencial, possibilitando, dessa maneira, o começo de um relacionamento entre uma firma de jardinagem e o consumidor.
Isso significa que os conteúdos de valor são utilizados para agregar uma boa experiência de compra aos consumidores, atraindo a atenção dos clientes em potencial para que eles avancem no funil de vendas.
Sendo assim, com o passar do tempo, os produtos ou serviços podem ser apresentados como uma solução diante dos problemas que a persona possui.
É por isso que o Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração porque, com ele, é possível atrair os compradores de bateria para empilhadeiras para que seja construído um relacionamento longo e assertivo para com a empresa.
O Inbound Marketing é uma forma de realizar publicidade on-line na qual uma organização pode se promover por intermédio de blogs, podcasts, vídeo, e-books, newsletters, SEO e marketing de conteúdo.
Diferença entre Inbound Marketing e SEO
Ambos têm como objetivo atrair os clientes para a empresa e produzir mais vendas. O inbound marketing visa atrair, converter, vender e encantar o público-alvo e o SEO é usado para otimizar os sites, produzir conteúdos relevantes e conquistar autoridade no mercado.
Enquanto o Inbound Marketing apresenta vários métodos para obter um relacionamento sólido com o público de chopeira portátil elétrica, o SEO tem como foco otimizar o alcance dos conteúdos. Os pilares de ambos são distintos também.
Utilizar os dois conceitos juntos não só é possível, mas pode melhorar também o desempenho das estratégias de conteúdo que visam alcançar mais clientes e, entender as técnicas de ambos, faz com que um negócio de manutenção em sistema VRF seja melhor.
Com as duas estratégias unidas, a companhia pode elaborar conteúdos otimizados para que consiga alcançar uma boa posição junto ao Google, as visitas no site aumentam e ao mesmo tempo o consumidor passa a ter uma experiência melhor nas compras.
Como unir Inbound Marketing e SEO?
Sendo possível a utilização das duas técnicas ao mesmo tempo, abaixo, seguem dicas de como uni-las para que as empresas atinjam os objetivos:
- Criar conteúdos de valor;
- Focar na experiência do consumidor;
- Disponibilizar materiais ricos;
- Atualizar sempre os conteúdos;
- Usar bons títulos nos conteúdos.
Mesmo que todas as técnicas de SEO não sejam dominadas, é certo que o conteúdo é o carro-chefe dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ele deve ser a prioridade em qualquer estratégia.
Desse modo, criar um bom conteúdo para um curso de treinamento NR 32, melhorando os títulos, por exemplo, contribui para a otimização e distribuição desse conteúdo de forma orgânica.
Mesmo que os produtos sejam de qualidade e que os conteúdos se comuniquem claramente com o consumidor, se o cliente não tiver uma boa experiência de compra não há grandes resultados para a empresa.
Portanto, para se diferenciar da concorrência e conseguir o engajamento dos consumidores, focar na experiência de compra é fundamental. E isso pode ser realizado através de um bom atendimento no pós-venda, captando a confiança dos clientes.
Essas condutas, quando adotadas pela empresa, atraem os consumidores ainda mais fazendo-os se direcionarem para o site, assim com mais pessoas são atraídas para um trio elétrico carnaval, em virtude da música contagiante e da alegria proporcionada.
Quanto mais otimizados estiverem os materiais ricos, melhor será para os mecanismos de busca, levando o potencial consumidor a efetuar compras com a companhia, utilizando e-books, por exemplo, para conquistar informações da persona.
Assim, o lead pode ser nutrido com bons materiais, levando-o a encontrar soluções ou resolver um problema que possa ter.
É por isso que atualizar os conteúdos frequentemente é fundamental para obter bons resultados com inbound marketing e é aconselhável revisá-los de tempos em tempos para melhorar as informações relevantes.
Isso porque os mecanismos de busca vão considerá-los, fazendo com que a corporação consiga conquistar as melhores posições e alcance mais clientes, vendendo muito mais e por conseguinte aumentando a lucratividade.
Usar bons títulos nas estratégias acompanhado da otimização para os mecanismos de buscas favorece os resultados, principalmente se o Inbound Marketing e SEO estiverem unidos, proporcionando as melhores colocações no Google facilitando a vida dos usuários.
É notório que ao serem usados em conformidade, as duas técnicas ajudam a empresa a alcançar melhores resultados, conseguindo, dessa forma, o aumento de vendas de produtos e serviços.
Benefícios do uso do Inbound Marketing e SEO
O SEO é parte integrante das estratégias de Inbound Marketing e ambos perfazem os seguintes benefícios quando trabalhados em conjunto, realizando melhor as seguintes ações:
- Análise de palavras-chave e rastreamento do tráfego;
- Manter o site mais rápido e rastreável, eliminando erros;
- Construindo relacionamentos mais próximos;
- Garantindo uma melhor experiência para os consumidores;
- Análise do comportamento dos consumidores;
- Engajamento dos clientes;
- Melhor resultado no ROI, ou Retorno Sobre o Investimento.
Dessa forma, unir as duas estratégias garante que o site forneça uma ótima experiência para o usuário no sentido de direcioná-los para os mecanismos de busca para que encontrem as empresas e páginas que estão nas melhores posições nas pesquisas.
Considerações finais
Inbound Marketing e SEO é o casamento perfeito não apenas no sentido de fazer com que a audiência cresça, mas também para construir uma marca e se posicionar no mercado junto ao Google.
Em um planejamento de Inbound Marketing, o SEO é uma estratégia que cria resultados quantitativos e qualitativos, fazendo com que uma página suba no ranking de pesquisas, atraindo mais visitantes e fazendo com que uma marca seja mais visualizada.
Com ambas, é criada uma relação mais duradoura e confiante entre empresa e consumidor sem que haja necessidade de gastar dinheiro na captação de leads e gerar mais vendas, por meio de propagandas pagas.
Para isso, é necessário que bons conteúdos sejam criados e que possam entregar valor aos consumidores, para que eles não se direcionem a outras páginas e é primordial que o foco na experiência do usuário seja o mais relevante possível.
Na verdade, ambos priorizam a captação de mais visitantes para a empresa, para que as vendas de produtos e serviços aumentem, perfazendo muito mais lucros para a organização.
A união entre Inbound Marketing e SEO vai proporcionar melhores colocações nos buscadores, facilitando a vida dos consumidores quando estiverem pesquisando sobre um determinado assunto.
Dependendo da palavra-chave utilizada no título do conteúdo, ao analisá-la, o Google define uma melhor colocação da empresa, para que os usuários possam ser direcionados a ela de forma mais rápida.
As duas estratégias são imprescindíveis para que a empresa consiga criar autoridade no mercado em que atua, sobrevivendo por muito mais tempo frente a uma concorrência tão acirrada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.