Guest Post são conteúdos criados por dois parceiros e um publica um material criado por outro, uma estratégia valiosa para fortalecer o link building e trazer mais visibilidade para as organizações envolvidas.
O marketing de conteúdo é uma modalidade que cresceu muito nos últimos anos, visto que está de acordo com as características do consumidor moderno porque criar materiais inteligentes e interessantes é a chave para atrair pessoas.
Só que além de criar bons conteúdos, é necessário manter sua excelência e com isso favorecer o fluxo de visitantes da página. Com base nisso, é essencial manter e criar publicações de alto nível nos canais da marca.
Para variar a estratégia, a empresa pode convidar um parceiro para produzirem materiais juntos e atrair uma quantidade ainda maior de visitantes. Essa estratégia é conhecida como guest post e ajuda a enriquecer o blog institucional.
Mas assim como outras ações de marketing digital e o marketing de conteúdo em si, é necessário saber planejar essa ação para aproveitar todos os seus benefícios.
O negócio precisa compreender a definição de guest post, como essa parceria funciona e como usá-la dentro da empresa, e é sobre isso que o artigo vai falar.
O que é e como funciona o guest post
Guest post nada mais é do que publicações feitas por convidados no site ou blog de uma empresa. Por exemplo, um restaurante pode convidar um nutricionista para escrever publicações em seu blog.
É uma forma de fazer uma parceria com um especialista, que mesmo não sendo concorrente direto, possui o mesmo público e ajuda a enriquecer a estratégia de marketing de conteúdo.
O funcionamento é muito simples, pois basta que uma clínica de exame toxicológico admissional clt convide um parceiro para publicar conteúdos em seu blog, de preferência sendo um especialista ou autoridade no assunto.
Vantagens do guest post
Investir em guest post traz muitas vantagens para ambas as empresas envolvidas na estratégia, e dentre as que mais se destacam estão:
- Aumenta o tráfego do site;
- Constrói autoridade;
- Conquista novas audiências;
- Atrai parcerias maiores;
- Aumenta os contatos de e-mail.
Atrair tráfego é fundamental para que a empresa seja encontrada na internet e consiga converter um bom número de visitantes em leads. Quando a empresa tem como base o mercado digital, como no caso das plataformas e-commerce, o tráfego é vital.
Publicar posts em outros blogs, principalmente de empresas que são uma referência na área, é uma forma inteligente de atrair tráfego para a plataforma.
O propósito por trás disso é permitir que as pessoas aproveitem o material e ao mesmo tempo queiram saber mais sobre o autor. Isso é possível porque o conteúdo recebe um link para o site de destino e os usuários conhecem a empresa.
Ao publicar um conteúdo inteligente em uma empresa de pressostato de baixa pressão, o proprietário da plataforma vai creditar o nome do autor e da organização ou citar o nome do negócio.
Independentemente disso, é possível associar o nome do autor ao conteúdo, o que aumenta ainda mais a divulgação. Ao longo do tempo, esses convidados se tornam referência naquilo que fazem e começam a ser convidados para outras situações.
Por exemplo, existem muitos autores que começam escrevendo conteúdos para outros blogs e logo passam a ser chamados para palestras e eventos. Ao longo do tempo, isso constrói uma imagem de autoridade.
Ao escrever para outra plataforma, um dos maiores benefícios é poder alcançar uma audiência maior e que ainda não conhece o negócio.
O objetivo do guest post é escrever artigos para sites que querem impactar o mesmo público, mas que ao mesmo tempo não competem com a empresa convidada.
É o caso de uma academia e uma loja de roupas de ginástica, e por meio do guest post, ambas podem alcançar uma grande quantidade de visitantes que se interessam por seus serviços.
Por meio dessa ação, uma escola de cursos de controlador de acesso pode conquistar relações maiores e melhores para seu negócio.
Durante uma ação de co-marketing com a produção de materiais ricos, como e-books e ferramentas, a empresa pode chamar a atenção de outras companhias que vão convidá-las para projetos maiores, como a organização de um evento.
Por isso, é essencial focar em parcerias estratégicas, capazes de levar o negócio para novos horizontes, e uma delas é o guest post.
Por fim, se o blog oferece uma newsletter, consegue manter o interesse de seus leitores, e a partir do momento em que novos visitantes são trazidos para o conteúdo, fica mais fácil aumentar a lista de assinantes.
É recomendável destacar essa lista em cada publicação e em lugares estratégicos, como na barra lateral da plataforma e no início e fim das postagens.
Como investir em guest post
Para trabalhar com guest post, primeiro um fabricante de regua eletrica para rack precisa encontrar um parceiro. Só que é muito importante ter cautela nessa etapa para procurar as pessoas certas e trocar conteúdos.
O intuito é formar uma parceria, ou seja, ambos escrevem e publicam o conteúdo do outro. Eles também precisam se comprometer com a qualidade do material, caso contrário, podem desagradar a audiência e prejudicar a marca.
Mas além desse cuidado na hora de encontrar o parceiro ideal para a estratégia de guest post, também é muito importante investir em outras maneiras de implementar a metodologia. São elas:
Encontrar possíveis blogs
O primeiro passo é encontrar blogs capazes de agregar valor para o canal do negócio, algo que pode ser feito por meio de pesquisas no Google por empresas que oferecem conteúdos semelhantes.
Um fabricante de prensa de passar roupa também deve analisar se o blog já trabalhou com guest post, verificando se existem artigos convidados. Se essa etapa for feita com cuidado e do jeito certo, vai ficar muito mais fácil iniciar a estratégia.
Procurar blogs semelhantes
As parcerias devem ocorrer entre blogs relacionados ao nicho de atuação e que tenham públicos semelhantes. Por exemplo, um fabricante de cosméticos precisa convidar um blog complementar, por exemplo, de uma maquiadora profissional.
Da mesma forma, uma desenvolvedora de games não deve convidar um restaurante para fazer o guest post, mas um criador de conteúdo que fale sobre o assunto.
Para encontrar o parceiro, além das pesquisas no Google, também existem ferramentas como o SEMRush, que permite inserir uma palavra relacionada ao nicho e assim encontrar plataformas associadas a ela.
Conferir a autoridade de domínio
Antes de convidar um blog, uma empresa de limpeza de colchão encardido deve verificar a autoridade de domínio do candidato, pois isso ajuda a evitar sites de com baixa qualidade e que possam prejudicar a imagem da plataforma.
Existem várias ferramentas que ajudam a identificar a autoridade de domínio do canal e os sites escolhidos devem ter domínios superior a 20.
Enviar temas e sugestões
Depois de finalmente escolher qual blog vai fazer a parceria, é necessário fazer o convite por e-mail e explicar a proposta.
Se o parceiro tiver interesse, uma boa dica é enviar sugestões de temas e esperar uma resposta. Quando o tema for escolhido, basta definir a data de entrega dos conteúdos e começar a escrever.
Existem alguns passos que ajudam a escolher temas, como pesquisas de palavras chave, assuntos que ainda não foram abordados ou bem trabalhados, pautas que a empresa domina e aquelas que permitem a inserção de links para postagens estratégicas.
Além disso, uma empresa de treinamento para designado da cipa deve enviar propostas de conteúdos originais e exclusivos, mostrando sua criatividade e capacidade de criação.
Criar uma planilha de controle
Para que o processo de prospecção seja administrado de maneira eficiente, é fundamental criar uma planilha de controle simples.
A ferramenta ajuda a controlar as propostas enviadas, e para isso deve contar com colunas como o nome do site parceiro, nome e-mail do profissional responsável, endereço do blog e status da produção.
Também é interessante anotar a autoridade de domínio e o segmento de atuação. Ademais, toda vez que uma escola de curso pizza italiana selecionar um blog para prospectar, é necessário preencher as informações correspondentes.
Isso ajuda a organizar o processo e traz mais visibilidade sobre as parcerias que valem a pena continuar depois de um tempo.
Considerações finais
Produzir conteúdos de valor para o público-alvo do negócio se tornou uma prioridade para empresas de todos os setores porque são materiais que valorizam a imagem da corporação e ajudam a atrair consumidores.
Para enriquecer ainda mais esse processo, uma das estratégias mais eficientes é o Guest Post. Uma parceria entre duas empresas que se complementam e procuram impactar o mesmo público, o que traz benefícios para as pessoas e os negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.