Muitas empresas não entendem o conceito de marca relevante e não entendem por que, para muitas delas, a relevância é determinada pela própria organização.
É muito comum ver companhias que não são relevantes para o consumidor, mas acreditam que são apenas pelo fato de ver os clientes comprarem.
Esse tipo de pensamento acaba orientando estratégias de comunicação seja por e-mail, SMS, e outras ações de envios diários para prospects e clientes, mas muitas mensagens acabam sendo ignoradas.
Muitos profissionais de marketing que trabalham para grandes empresas acabam ficando perplexos com resultados de ações caras e que demoram muito tempo para serem realizadas, e mesmo assim não é capaz de aumentar a relevância.
Existe uma grande diferença entre o cliente que compra porque quer e o cliente que compra porque é obrigado ou porque precisa. São duas coisas completamente diferentes e que mudam totalmente a atitude das pessoas em relação à marca.
É importante pensar nesse fator para garantir o sucesso do negócio e trazer bons resultados em longo prazo.
Neste artigo, vê-se quais são as principais características de uma marca relevante, a importância de enquadrar a empresa nos parâmetros de relevância e como iniciar esse processo.
Características de uma marca relevante
Uma marca é formada por um conjunto de características que retrata a empresa e o que ela pretende entregar na sociedade. O conceito também está relacionado a promessas para os consumidores, e uma boa marca sempre tem uma boa história.
Independentemente de qual seja o tamanho ou segmento da organização, sua marca precisa reunir algumas características. São elas:
- Atributos;
- Benefícios;
- Personalidade;
- Cultura;
- Valores.
Uma empresa de suprimento para impressora zebra possui atributos visuais, mas além deles, seu nome também está relacionado à excelência, status, qualidade e durabilidade.
Aspectos como credibilidade, sucesso e confiança são pilares fundamentais para o posicionamento, por isso a importância de utilizá-los de maneira explícita no nome, por meio de termos como conceito, expert, professional, mega, master.
O cliente procura benefícios para as questões racionais e emocionais, e isso envolve status e credibilidade. Ambos podem ser usados como uma promessa, assinatura ou slogan.
Quanto à personalidade, é preciso que traga constância de atos e atitudes, indicando com isso responsabilidade, agilidade e transparência.
Existem muitos testes de personalidade de marca por meio da associação dela em analogia com animais, formas, faixa etária, entre outras possibilidades.
A marca também tem como característica a capacidade de traduzir ou representar uma cultura, podendo ser irreverência, valores conservadores e aspectos arrojados.
Um exemplo disso é um fabricante de kit fotovoltaico off grid focar no relacionamento com o cliente, criatividade, planejamento estratégico e assim por diante.
Todas essas características são valores que marcam uma marca relevante e podem ser traduzidos por meio de suas cores, formas de aplicação, ícones, fontes símbolos e elementos.
Trata-se de uma identidade visual concentrada que envolve alta densidade de informação no menor espaço possível. Quanto mais significado a marca puder transmitir e com a menor quantidade de elementos, mais forte será.
Quando o empreendedor estiver construindo sua marca, ele precisa realizar estudos tendo como base sua construção geométrica e, também, de que maneira os textos, fundos, tipologias e inversões serão dispostos.
Importância de ter uma marca relevante
Muito se ouve falar sobre cultura de marca e que, quando ela é consistente e autêntica, traz muitos benefícios para os negócios. É dessa forma que a empresa consegue criar conexão emocional com os clientes, o que aumenta sua relevância e a torna valiosa.
Alcançar esse patamar é sinônimo de se manter distante da guerra de preços e mesmo assim se destacar entre os concorrentes. No entanto, não é possível ter uma marca de sucesso e ser internamente inconsciente disso.
Fazer isso é como sustentar uma imagem falsa, por isso não vai durar muito tempo, principalmente por conta da internet.
A identidade de uma empresa especializada em suspensão automotiva vem de dentro para fora, ou seja, é algo proveniente da gestão da organização.
Ela está diretamente relacionada com seus valores, comportamentos, atitudes, prioridades e personalidades, elementos fundamentais de sua cultura.
É necessário lembrar que os colaboradores precisam estar envolvidos na estratégia e na cultura da corporação, pois só assim as ações e decisões serão reflexo de sua essência, valores e promessas.
Mas o maior desafio é garantir que a essência e o propósito da marca sejam verdadeiros e de fato conectados com suas crenças e com o comportamento dos colaboradores.
Os funcionários têm papel importante porque cada um possui uma vivência e a diversidade está presente. Para que exista alinhamento, é fundamental que os valores da marca estejam claros e sejam empregados até mesmo na contratação e retenção de talentos.
É assim que um andrologista brasília terá consistência e será capaz de evitar ruídos internos, mais do que isso, trata-se de um quesito fundamental para construir a marca para os clientes e para os profissionais.
A cultura da marca é responsável por traduzir suas atitudes de dentro para fora perante os colaboradores e os clientes finais. É assim que ela se torna relevante e consistente sendo capaz de construir um ativo valioso.
Como construir uma marca relevante
Criar uma marca relevante não é um processo fácil, porém não é impossível, e com as estratégias certas, é possível chegar lá. Algumas dicas para fazer isso são:
Conhecer o mercado
Antes de tomar qualquer decisão, primeiro é fundamental compreender o mercado atual, o que inclui os clientes e a concorrência.
É possível fazer isso por meio de uma pesquisa no Google sobre a categoria do produto ou serviço e analisar o perfil dos concorrentes diretos e indiretos.
Assim como as pessoas pesquisam soluções na internet, como taping cirúrgico preço, os gestores podem participar de fóruns relacionados ao nicho de atuação para ver o que as pessoas estão falando sobre os produtos e serviços.
Também é uma boa conversar com as pessoas que pertencem ao mercado e perguntar de quais empresas elas costumam comprar soluções que a sua empresa também vende.
Por meio das redes sociais, é possível conhecer um pouco mais sobre o público e qual o tipo de conteúdo que as pessoas seguem e curtem. Para entender um pouco mais, é interessante fazer compras on-line em lojas físicas e analisar o atendimento.
Definir o foco da marca
Uma coisa que toda empresa precisa ter em mente é que é impossível agradar a todo mundo, principalmente no que diz respeito ao caso do comércio eletrônico.
Para quem está aprendendo a criar uma marca, é fundamental ter um foco que vai servir de base para muitos outros aspectos de sua personalidade, inclusive do processo de criação.
Nesse contexto, um estúdio fotográfico especializado em fotos de aniversário infantil deve saber qual é seu posicionamento de marca no mercado e as palavras-chave associadas à empresa.
Escolher um bom nome
Dependendo do nicho de mercado, o nome pode ter muita ou pouca importância, mas a marca está muito além dessa questão, visto que envolve personalidade, ações e reputação.
No entanto, todo dono de empresa precisa criar um nome, visto que funciona como o carro chefe para o logotipo, domínio, estratégias de marketing e o próprio registro da marca.
Independentemente do segmento, é fundamental que o nome seja comercial, difícil de imitar e difícil de confundir. Se um fabricante de poltrona para sala quiser expandir seus produtos, o nome deve ser um pouco mais geral.
Criar um slogan
O slogan funciona como um atrativo valioso que será incluído em todas as plataformas e canais usados pela empresa, dentro e fora da internet.
Ele sempre poderá ser mudado ao passo que novas perspectivas de marketing forem surgindo, afinal muitas marcas famosas já passaram por esse processo e continuam passando.
Um slogan eficiente costuma ser curto, impactante e capaz de causar uma forte impressão. Assim como no caso das empresas de sucesso, deve-se afirmar o valor do negócio e estimular o desejo de compra por parte dos clientes.
Definir a identidade visual
Quando uma pessoa precisa adquirir uma solução, como no caso de alguém que quer comprar cerca elétrica concertina, pode ser influenciada pela identidade de uma marca específica.
Para criar uma boa identidade visual, escolha cores adequadas e uma boa tipografia que será aplicada no slogan da corporação.
Considerações finais
O consumidor moderno é muito exigente hoje em dia, porque ele pode comprar os mesmos produtos e serviços com marcas diferentes. Para fazer uma boa escolha, costuma-se considerar a relevância da empresa.
Uma marca relevante é capaz de influenciar a decisão de compra de maneira positiva, ajudando assim a empresa a crescer, conquistar mais clientes e expandir os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.