A adesão do IPVA só pode ser feita com o pagamento da primeira parcela do tributo; saiba mais
(crédito: divulgação)
O final do ano se aproxima e com ele a preocupação dos motoristas com o valor do IPVA 2023 (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor). As datas dos pagamentos já foram divulgadas e a boa notícia é a possibilidade do parcelamento em até seis vezes.
Assim, o vencimento do IPVA é definido pelo final da placa do veículo. O pagamento pode ser feito em cota única no mês de janeiro ou dividido em parcelas com a última sendo quitada no mês de junho.
Como obter descontos no IPVA 2023?
A definição do valor do IPVA segue a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que costuma ser corrigida pela inflação do período. Com isso, alguns benefícios são concedidos aos motoristas no pagamento. Saiba quais:
- No exercício 2022, desconto de até 9% para pagamento à vista em veículos usados;
- Para veículos zero, desconto de 3% até o quinto dia da emissão da nota fiscal;
- Os veículos zero também podem ter o imposto parcelado em cinco vezes.
Um lembrete importante para o proprietário do veículo quando se fala no IPVA 2023 é o fato de não ser mais enviada para a residência uma guia de arrecadação. A consulta precisa ser feita, no caso do estado de São Paulo, no portal da Secretaria Estadual da Fazenda.
Parcelar o IPVA 2023 em São Paulo é possível. O procedimento costuma ter datas semelhantes ao do exercício anterior. A primeira parcela deverá ser quitada em janeiro para permitir a abertura do financiamento do imposto. A Secretaria da Fazenda de SP ainda oferece desconto para o proprietário que quitar o tributo em uma única prestação no mês de fevereiro, porém, o percentual será de 5%, contra os 9% oferecidos em janeiro.
Para quem quer ter uma ideia de quanto vai pagar de IPVA 2023 basta pegar a calculadora e tirar o percentual de 4% do automóvel como consta na tabela FIPE. Como exemplo, um veículo de R$ 100.000,00 deverá pagar R$ 4.000,00 de imposto.
Vale lembrar ao proprietário de automóvel que quando o carro tiver mais de 15 anos de fabricação estará isento do tributo. As alíquotas também podem variar conforme o modelo. Mas para veículos elétricos o imposto cobrado é de 3%.
Dessa forma, parcelar IPVA em SP significa abrir mão de qualquer desconto no valor do imposto. A adesão pode ser feita por meio da rede bancária cadastrada, tanto nos caixas como nos terminais de autoatendimento.
Outras taxas
Além do IPVA também é preciso quitar o licenciamento e possíveis multas em aberto. O valor cobrado depende do automóvel, podendo ser acertado na rede bancária credenciada. Porém, não há possibilidade de parcelamento.
Para quem precisa pagar o tributo em 2023 não haverá cobrança do DPVAT, conhecido também como Seguro Obrigatório, da mesma forma que no exercício de 2022, conforme decisão do Conselho.
Portanto, o responsável pelo pagamento do IPVA 2023 deve estar atento para as consequências no atraso do acerto de contas do automóvel sob sua responsabilidade. Juros são cobrados e, após o prazo estabelecido, o veículo pode até ser apreendido.