A qualidade do seu site e o desempenho do seu SEO estão diretamente relacionados à velocidade de carregamento de suas páginas, esse é um dos fatores, se não o fator mais importante dentro de qualquer site presente na web, sendo um ponto relevante para os fatores de busca ranquearam as páginas na plataforma.
Além disso, a velocidade também influencia diretamente a experiência do usuário, um carregamento lento pode impedir que o visitante receba o conteúdo desejado, podendo atrapalhar em vários fatores, como em uma compra na sua loja virtual ou até mesmo no consumo de um conteúdo.
E cá entre nós, você não quer deixar de vender seu Servomotor por conta de um carregamento lento, certo? Também vale ressaltar, que a velocidade impacta no desempenho mobile, esse já costuma não ser tão rápido devido à potência da internet, sendo assim, apresentar uma velocidade maior pode ser um diferencial competitivo.
No meio de tantos benefícios e necessidades que a velocidade de carregamento impacta, nós decidimos te ajudar durante essa jornada, no texto de hoje, separamos algumas dicas de como aumentar a velocidade do seu site e otimizar sua página, bora conferir? Então vamos lá!
Otimize suas imagens
As imagens costumam ser os arquivos mais pesados dentro de um site, sendo assim, é preciso se preocupar com elas para garantir a otimização e o bom desempenho da sua página, a primeira opção é evitar o seu uso excessivo, porém, sabemos o quanto elas são importantes na complementação do seu conteúdo.
Sendo assim, a otimização acaba sendo a melhor escolha, use compactadores para diminuir o seu tamanho fazendo com que nenhuma imagem tenha mais de 100KB, isso vai manter a qualidade mais diminuir ela de forma geral, o que tende a deixar o carregamento muito mais leve e rápido.
Habilite o cache dos navegadores
Ter uma cópia é sempre importante como um plano B de muitas coisas, como uma Luminária De Emergência, e isso também se aplica aos sites, para evitar a sobrecarga do seu servidor e resultar em um carregamento lento de forma geral, é possível habilitar o cache dos navegadores e fazer uma cópia idêntica dos arquivos que foram gerados anteriormente.
Dessa forma, o site não será carregado do zero, já que as informações já estão armazenadas, sendo assim, habilitar o cache do navegador permite que o site não precise fazer várias consultas ao banco de dados, o que resulta em um carregamento muito mais rápido da página completa.
Escolha uma hospedagem de confiança
Todos os arquivos do seu site ficam na hospedagem, sendo assim, é preciso escolher uma plataforma que seja de confiança, dessa forma, é preciso ser minucioso e detalhista na hora de escolher qual hospedagem irá colocar a sua página.
Lembre-se que ela influencia diretamente em grande parte dos fatores técnicos do seu site, incluindo a velocidade de carregamento, uma boa hospedagem pode acelerar enquanto outra de baixa qualidade pode reduzir, fique de olho e selecione a opção que melhor se encaixa e que te fornece melhores resultados para vender seu produto, seja ele um produto de beleza ou um serviço de Pintura Epóxi, escolha sempre um bom hospedeiro.
Revise o código
Os códigos costumam ser peça-chave em toda a estruturação de um site, e acredite ou não, eles influenciam diretamente o desempenho da sua página, são muitas linhas de códigos espalhadas, mas talvez alguns espaços em branco no HTML e JavaScript e arquivos em CSS podem prejudicar o seu carregamento.
Procure fazer a revisão constante do seu código, caso não consiga, peça para a pessoa que o programou e o desenvolveu, realize por você, é sempre importante garantir que os arquivos estão mais leves e tudo está da maneira correta.
Desinstale recursos desnecessários
Durante a vida útil do nosso site, iremos instalar diversos recursos que nem sempre são importantes, plugins, extensões, scripts entre outras ferramentas que ficarão salvas lá, mas nem sempre serão utilizadas.
Dessa forma, procure sempre desinstalar esses recursos considerados desnecessários, sempre que terminar de usá-los, faça o descarte dos mesmos, afinal, eles não são importantes como os Conectores elétricos do seu computador.
Utilize o recurso AMP
Lembra quando falamos do mobile? Bom, é sempre importante pensar nos dispositivos móveis, por isso, recomendamos a utilização do recurso AMP ( Accelerated Mobile Pages), que é um projeto liderado pelo Google que visa aumentar a aceleração das páginas nos dispositivos móveis.
Existem vários plugins e tutoriais fornecidos pelo próprio Google que podem te ajudar a instalar esse recurso e utilizá-lo ao seu favor, vale a pena investir e dar uma olhada para melhorar seu tráfego mobile.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais.