Compostos químicos e produtos de qualidade são fatores importante para o pneu reformado
O pneu é um dos ítens fundamentais de qualquer veículo automotor. Ele é responsável por suportar toda a carroceria e estrutura de motorização, toda sua carga faz contato com o solo. Ele também transforma a força do motor em tração, além de ser responsável pela estabilidade do veículo e pela eficiência da frenagem.
Para a obtenção de um bom pneu reformado são necessários insumos e produtos de qualidade, que sintetizam um material final exitoso. A escolha da borracha, o principal material de um pneu, pode interferir bruscamente no desempenho da quilometragem rodada de um reformado. “O que determina e diferencia a qualidade do produto final é a durabilidade da banda de rodagem, os compostos e tecnologia aplicada”, comenta Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec.
No processo da recapagem, todo o material da banda de rodagem (nervura central – sulcos – ombros) do pneu é alterado ou transformado para a conclusão da reforma.
Componentes presentes e reutilizados na borracha
Latex, Sílica, Nego de Fumo e Óleo aromatizante são alguns dos componentes usados para o desenvolvimento de banda de rodagem dos pneus reformados. No processo de reforma, há variação com relação a quantidade desses produtos, e o que determina essa necessidade é a medida do pneu, marca, escolha do desenho e a aplicação que o cliente necessita para sua operação.
A NSA Pneutec, empresa reformadora de pneus, realiza reformas no processo Pré Moldado ou Matriz Setorial (Hotcap), o que determina qual o processo ideal é a condição da carcaça oferecida. Cada reforma é única. Cada segmento necessita de medidas, modelos, aplicação de desenhos com profundidades e pesos diferentes. O pneu usado passa por diversos setores da fábrica para fazer a restauração e receber vida nova. A troca da banda é apenas uma etapa para se reformar o pneu. Uma das etapas mais importantes é a de raspagem. Esse setor é responsável pela remoção do resíduo da borracha antiga para aplicação de uma banda nova.
“O resíduo de borracha que sobra é tratado pela NSA com muito cuidado, todo o material é aspirado e colocado em recipiente apropriado, depois é enviado para empresas especializadas e credenciadas pelo Cetesb e Ibama”, comenta Giulio.
Além da vantagem econômica, outro fator muito relevante para o crescimento de pneus reformados no Brasil é o alto índice de descarte de carcaças de pneus no meio ambiente, ocasionado pela baixa quilometragem rodada devido ao desempenho do produto.
Sobre a NSA Pneutec
Fundada em 1951, a NSA Pneutec é uma empresa especializada em reforma de pneus, e revenda de pneus novos, sendo a mais antiga reformadora em operação no Brasil, com 70 anos de experiência.
Para assegurar a qualidade, padronização e o bom desempenho dos produtos e serviços do Grupo, a NSA Pneutec é registrada no INMETRO, que abrange selo de conformidade para pneus de carga, ônibus, automoveis, caminhonetas, caminhonetes e seus rebocados,. www.nsapneutec.com.br,