
Businesspeople meeting plan analysis graph company finance strategy statistics success concept and planning for future in office room.
Gerar leads é fundamental para as estratégias de marketing das empresas. Por isso, tantos negócios investem em maneiras de captá-los. As marcas olham com muito cuidado para esse conceito e procuram se manter sempre atualizadas.
O conceito de leads está sempre atrelado ao conceito de inbound marketing, e isso acontece porque os leads fazem parte do funil de vendas, o que é trabalhado pelo inbound.
Antes de entender de que maneira atraí-los, é fundamental, primeiramente, compreender seu conceito. Leads são pessoas que entram em contato com a empresa para saber um pouco mais sobre os produtos e serviços.
Em outras palavras, são consumidores que demonstraram interesse pelo conteúdo e interagiram de alguma forma, fornecendo informações de contato em troca de materiais relevantes.
É justamente aqui que entra o inbound marketing, que tem como foco direcionar conteúdos gratuitos que podem ser acessados em troca de informações sobre os visitantes.
Para esclarecer as dúvidas e entender um pouco mais do assunto, neste artigo, descobrirá-se a importância de gerar leads, conhecerá-se o porquê de se investir nessa estratégia e de que maneira fazer isso.
Importância de gerar leads
O lead surge quando uma pessoa fornece suas informações de contato, por meio de um formulário, inserindo dados como nome, e-mail e telefone. Os visitantes fazem isso em troca de um material de valor no site ou blog.
Os conteúdos servem como moeda de troca e para convencer os usuários a fornecer suas informações, é fundamental que sejam exclusivos e ricos, tais como:
- E-book;
- Guia;
- Template;
- Planilha.
Ao gerar leads, uma empresa de controle de acesso automatizado consegue avaliar o nível de interesse dos visitantes em suas ofertas e entende como está a conversão.
Se a taxa de conversão é boa o suficiente, significa que o conteúdo é atrativo à persona, mas a organização também precisa saber em qual estágio de compra seu potencial cliente se encontra.
Muitos negócios pensam somente nos leads que já estão prontos para comprar um produto ou contratar um serviço, mas essa linha de raciocínio desperdiça outros contatos que estão considerando a oferta.
É por esse motivo que os negócios devem pensar na jornada de compra. E outro motivo pelo qual gerar leads é tão importante é que o processo ajuda a manter o funil de vendas saudável.
Fazer um trabalho recorrente nesse sentido ajuda a nutrir os leads e a abordá-los quando realmente estiverem prontos para comprar. Como resultado, o ciclo de vendas se torna muito mais fácil.
Por que gerar leads?
Segundo Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”, 3% do público busca ativamente opções e querem comprar alguma coisa, além disso, entre 6 e 7% estão abertos a propostas.
A obra ajuda empresas de vários setores, como uma especializada em manutenção de persianas, porque também mostra que 30% não está pensando em comprar, outros 30% acreditam não estar interessados e 30% não está interessado.
As organizações precisam buscar maneiras de alcançar um percentual maior da pirâmide e gerar mais credibilidade, mas quando estão diante de pessoas interessadas, a preocupação é fazer a venda direta.
Tendo em vista que 90% dos leads não estão tentando comprar alguma coisa, falar sobre venda com eles não vai adiantar.
Os negócios precisam trabalhar seu discurso em diferentes canais, como o blog, campanhas de e-mail e postagens nas redes sociais, de modo a oferecer conteúdo útil para as pessoas.
Não importa em qual momento de compra elas se encontram, é indispensável falar sobre algo do interesse delas para que continuem ouvindo a empresa.
Gerar leads é justamente isso, pois se o site do negócio só tiver informações sobre os produtos e serviços, só vai conseguir impactar os 10% de leads que realmente se interessam em comprar alguma coisa.
Como resultado, os outros 90% são simplesmente desperdiçados. Para evitar que isso aconteça, um fabricante de bancada de cozinha em granito deve criar ofertas de valor que captem as informações dos visitantes.
Ao longo do tempo, eles serão nutridos para que se transformem em oportunidades de vendas. Mas mesmo diante da possibilidade de conquistar mais pessoas, a maioria ainda se preocupa com aqueles que já estão prontos.
A desculpa costuma ser aumentar a produtividade da equipe de vendas, ainda que as estratégias de geração de leads possam ser usadas diversas vezes.
Ao trabalhar dessa forma, além de aumentar as oportunidades e vendas, é possível reduzir os custos com as estratégias comerciais e de marketing ao longo do tempo.
A organização acaba melhorando sua vantagem competitiva em longo prazo, tendo em vista que as pessoas estão interessadas no que ela tem a dizer.
Dicas para aumentar a captação de leads
Uma empresa de soluções de gestão documental pode investir em algumas estratégias para gerar mais leads e vendas. Muitos negócios já descobriram e trabalham com essas metodologias. Dentre elas estão:
Criar conteúdos relevantes
Produzir conteúdos relevantes é uma estratégia muito importante para atrair usuários para as páginas do negócio, como uma landing page, site, blog ou redes sociais.
As estratégias de SEO conseguem aumentar o tráfego do site de maneira orgânica e fazer com que ele ocupe as primeiras posições nos resultados de pesquisa.
Ao atrair visitantes, as chances de convencê-los a preencherem um formulário ou se cadastrarem são muito maiores. Uma das principais estratégias de SEO para isso é o uso de palavras-chave corretas.
Elas nada mais são do que termos usados pelas pessoas para procurar informações relacionadas ao negócio, e existem várias ferramentas que podem ajudar a descobri-las, como no caso do Google Keyword Planner.
Depois de definir as palavras-chave que vai usar, como “janelas de pvc onde comprar”, uma loja de materiais de construção pode elaborar os artigos que serão publicados em seus canais.
Os conteúdos precisam ser aprofundados e relevantes sobre o assunto, pois isso transmite autoridade, conhecimento e credibilidade para os visitantes.
Com isso, as pessoas vão se sentir mais confiantes para fornecer seus dados e estarão mais dispostas a consumir os conteúdos da marca.
Construir uma landing page
A landing page é uma página de conversão muito importante para gerar leads. É nela que a marca vai incluir uma proposta de valor e o formulário para que os visitantes possam inserir seus dados de contato.
As pessoas entendem que a oferta é exclusiva e importante porque a página explica de que maneira o conteúdo vai ajudá-las em suas necessidades.
Para construir uma boa landing page, é necessário fazer uma oferta clara, usar um título atrativo, fazer uma breve descrição sobre os benefícios e incluir um formulário e uma chamada para ação.
Testar o CTA
CTA é uma sigla para Call To Action (chamada para ação), um botão que é inserido na landing page e sugere a ação que o visitante pode realizar.
Um fabricante de letreiro loja deve entender qual tipo de CTA atrai mais leads para conseguir capturar mais contatos, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio dos testes A/B.
Ele consiste em avaliar 2 exemplos diferentes de estratégia para saber qual delas traz os melhores resultados a quem se utiliza deles. Geralmente, pequenas mudanças fazem toda a diferença, como a localização do botão, sua cor, entre outras.
Otimizar as campanhas
Atualmente, boa parte do tráfego da internet é proveniente de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Por essa razão, as estratégias de captação de leads de uma empresa de limpeza de estofado devem ser otimizadas para o mobile.
Isso inclui a landing page, formulários e CTA, pois dessa forma, o usuário vai conseguir visualizar, preencher e clicar no material, sem prejudicar a experiência de navegação.
Fazer uma proposta exclusiva
É muito importante pensar na proposta que será oferecida para os usuários, e existem muitas opções, como descontos, conteúdos ricos, webinars gratuitos, dentre outros benefícios que costumam ser usados pelas organizações.
Mas um autorizado samsung celular deve criar propostas de valor para todas as etapas do funil de vendas.
É assim que ele vai atrair e converter clientes em diferentes etapas da jornada do consumidor, e futuramente poderá nutrir esses contatos, até que finalmente estejam prontos para comprar.
Considerações finais
O comportamento do consumidor moderno mudou muito nos últimos anos, e as pessoas estão mais interessadas em fazer negócios com empresas que se mostram preocupadas com seus problemas e necessidades.
Além disso, nem sempre os usuários estão interessados em comprar alguma coisa, mas caso a marca consiga ajudá-lo sem vender nada, provavelmente ela será lembrada no momento de uma outra compra.
A captação de leads ajuda as empresas a estabelecerem uma relação de confiança com seus potenciais clientes, trazendo mais satisfação em relação aos produtos e serviços e a experiências com a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.