Conheça algumas dicas que vão ajudar a acabar com mau hálito e melhorar sua saúde bucal
Créditos: iStock
A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema que afeta 50 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Halitose (Abha). Sofrer com mau hálito traz consequências muito constrangedoras e pode indicar algum problema na saúde bucal. Na maior parte dos casos, essa condição é causada por má higienização da língua, porém também pode indicar problemas como cáries, gengivite ou periodontite, além de problemas no estômago, sinusite, dor de garganta, diabetes, insuficiência hepática ou renal. Apesar de ter diversas causas, na maioria dos casos, o problema se encontra na boca.
Veja algumas dicas para ajudar a eliminar o mau hálito e ter uma melhor saúde bucal:
- Escovar os dentes e usar fio dental regularmente
Primeiramente e mais óbvio é escovar os dentes e passar fio dental diariamente após as refeições, e principalmente antes de dormir, pois a noite é o período onde as bactérias se proliferam na boca. Este é um hábito que resolve a maioria dos problemas bucais, inclusive o mau hálito. O fio dental também é muito importante para retirar os restos de comida que se acumulam entre os dentes e podem causar problemas como a gengivite, por exemplo.
- Escovar a língua
A principal causa do mau hálito é a saburra lingual, aquela massa branca que fica por cima da língua, e que é composta principalmente de bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos. O ideal é que a língua seja higienizada delicadamente com a escova e pasta de dente, ou com o auxílio de raspadores de língua, para eliminar essas bactérias acumuladas.
- Evitar ficar muitas horas sem se alimentar
Ficar em jejum por longos períodos faz com que o organismo comece a liberar ácidos graxos, e essas substâncias também geram o mau hálito. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, com alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, frutas e carnes magras, pois são absorvidas rapidamente pelo estômago.
- Beber bastante água
Manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento das glândulas salivares. A baixa produção de saliva é uma das causas do mau cheiro na boca, por isso recomenda-se beber no mínimo 2 litros de água por dia.
- Utilizar enxaguantes bucais
Os enxaguantes bucais ajudam a eliminar o restante das bactérias após a escovação e utilização do fio dental. O ideal é usar enxaguantes sem álcool, pois o álcool pode ressecar a boca e promover uma suave descamação da mucosa, favorecendo a proliferação de bactérias. Além dos enxaguantes que são vendidos em farmácias e supermercados, também existem receitas caseiras, como o chá de cravo-da-índia, que também possui propriedades antissépticas.
- Consultar um dentista periodicamente
É essencial realizar uma consulta com um dentista, para que seja avaliada a saúde dos dentes e a verificação de possíveis cáries ou problemas na gengiva. O dentista também vai avaliar a necessidade de se realizar uma limpeza nos dentes, removendo o tártaro, que são placas bacterianas que também contribuem para o mau hálito. Além dos dentistas particulares, é possível buscar uma faculdade de odontologia que realiza esse atendimento e podem ajudar na busca por uma boca mais saudável e livre do mau hálito por um preço mais acessível.