Segundo a tabela Fipe, carros usados podem ser vendidos por preços bem altos
(Crédito: iStock)
Os carros saídos de fábrica geralmente são os preferidos na hora que o motorista decide comprar, com o intuito de que o pós-venda seja mais fácil. Esse pensamento comum faz parte de muitas pessoas, pois, quanto menos anos tiver um veículo, mais vantagens ele trará.
Os vendedores ficam apavorados quando descobrem que um veículo sai de linha, pois imaginam que irão sair no prejuízo em uma situação de venda. Apesar desse cenário, os carros seminovos ainda são valorizados e bem procurados pelos condutores.
Quais as diferenças do carro novo e seminovo?
O carro seminovo trata-se de um veículo que não possui quilometragem zerada e já foi utilizado por outras pessoas. Existem algumas diferenças que podemos citar:
Tempo de uso
Esse fator influencia na diferença entre os carros, pois mesmo um veículo comprado em 2022, que foi fabricado em 2021 e já foi usado por um ano, é considerado um carro seminovo.
Quantidade de donos
Os carros usados, na maioria das vezes, já tiveram um proprietário, o que indica que é seminovo. Mesmo os veículos que foram fabricados e comprados no mesmo ano, se já tiverem passado na mão de um condutor, não são mais totalmente novos.
Vale a pena comprar um carro seminovo?
Ao contrário do que muitos pensam, os veículos seminovos podem ser bem vantajosos para adquirir. A possibilidade de comprar um carro usado com motor mais potente, ou atributos como vidro elétrico nas quatro portas e câmbio automático, é muito mais fácil se ele for usado. Geralmente, esses atributos em carro zero colocam o preço mais acima.
Além disso, tudo depende de como o veículo é visto no mercado. Por exemplo, algum veículo cuja versão anterior fez mais sucesso: geralmente, esse seminovo terá uma taxa de desvalorização bem menor do que o novo.
Carros muito populares e de marcas tradicionais dificilmente diminuem o seu preço. Lembre-se dos famosos Celta, Palio, Gol, entre outros, que sempre fizeram muito sucesso e são utilizados até hoje. Essa situação deixa claro que é uma situação de oferta e demanda – quanto maior a procura, maior o preço.
Para consultar o preço do seu carro, a Tabela Fipe é a ideal, pois é a partir dela que você decide pela compra. Os valores da tabela são usados para cálculo de IPVA pelas concessionárias e seguradoras, e você pode identificar através de marcas, modelos e anos do carro.