A acne é uma doença de pele que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos por células mortas e sebo, causando inflamação e podendo provocar lesões, como cravos e espinhas. Estas lesões podem resultar em cicatrizes de acne.
Entre os principais sintomas provocados pela acne, estão: vermelhidão; irritação; e dor em casos mais severos. Quando estes sintomas não são corretamente tratados, em muitos casos, geram manchas e cicatrizes na pele do paciente, o que poderá afetar muito a sua autoestima em relação à aparência.
Normalmente, a fase mais crítica da acne acontece na adolescência, em função do aumento na produção de hormônios, que é comum nesta etapa de crescimento. Mas há pacientes que, mesmo com a idade mais avançada, continuam apresentando acne por um longo período da vida.
Os principais fatores que podem desencadear as cicatrizes são: não cuidar adequadamente da pele acneica; espremer as espinhas de forma incorreta; acne severa; e exposição da pele ao sol sem proteção.
Tipos de cicatrizes de acne
As cicatrizes de acne são classificadas em três tipos, conforme abaixo:
- Atróficas: são caracterizadas pela perda de tecido, provocando depressões e afundamento de pele.
- Hipertróficas: são as cicatrizes aumentadas e avermelhadas que permanecem restritas ao local do trauma.
- Queloides: são as marcas altas e avermelhadas que costumam ultrapassar os limites do local lesionado.
Como tratar as marcas de acne?
Os tratamentos para as cicatrizes acneicas são definidos pelo dermatologista conforme o tipo e a intensidade da marca apresentada pelo paciente, levando-se em conta os fatores individuais. O tratamento mais indicado e a quantidade de sessões necessárias variam de caso a caso, dependendo ainda da expectativa do paciente pelos resultados.
Quando o paciente apresenta cicatrizes mais severas e muitas manchas na pele, o tratamento deve atingir diversas camadas da pele, desde as superficiais até as mais profundas.
Os especialistas também recomendam que as cicatrizes nunca sejam tratadas com apenas uma técnica. Para a obtenção de melhores resultados, além de respostas mais rápidas ao procedimento, o ideal é associar vários recursos disponíveis no mercado.
Felizmente, hoje, há muitas formas de tratamento para amenizar as manchas e marcas mais profundas e, até mesmo, eliminar completamente as cicatrizes.
Tipos de tratamentos para as cicatrizes
A seguir, estão os principais tratamentos para as marcas provocadas pelas lesões acneicas.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
Bastante eficaz para tratar as cicatrizes, este procedimento consiste na utilização de um aparelho dotado de uma ponteira com múltiplas microagulhas, que liberam a medicação no local desejado.
A MMP facilita a entrada e potencializa a penetração de medicamentos na pele do rosto ou do corpo, produzindo micropunturas. A infusão de substâncias por estes canais faz com que elas cheguem à derme, correspondente à camada intermediária da pele, localizada abaixo da epiderme.
Laser aplicado no tratamento para cicatrizes de acne
O tratamento a laser também é muito eficaz e eficiente para atenuar as cicatrizes de acne. Ele estimula a produção de colágeno e trata a superfície da pele, promovendo, desta maneira, o clareamento das manchas.
Há uma variedade de lasers que podem ser utilizados. Um deles é o laser fracionado ablativo, que provoca uma queimadura superficial na pele. No momento em que a pele está em processo de reparo e cicatrização, ocorre um estímulo de colágeno e elastina, ativando a retração da pele e melhorando significativamente as marcas.
Infiltrações
Por meio das infiltrações, os corticoides diminuem a espessura das cicatrizes. Como eles são anti-inflamatórios, contribuem para reduzir as possíveis dores e coceiras, sendo indicados para as cicatrizes hipertróficas e queloides, principalmente.
Subcisão
Consiste na estimulação de colágeno, por meio de pequenos traumas causados na camada da derme mais profunda, tratando, desta maneira, as cicatrizes mais evidentes e intensas.
Luz intensa pulsada
Esta técnica auxilia no tratamento de clareamento da pele, especialmente, nos casos em que as cicatrizes geram muitas manchas na pele.
Peeling químico
Neste procedimento, recomendado normalmente para as cicatrizes de acne mais suaves, o ácido tricloroacético ajuda na melhora da textura da pele e também trata as cicatrizes superficiais.
Preenchimento com ácido hialurônico
Nesta técnica, são realizadas aplicações na face, sobretudo, em pontos de fibrose que causam as depressões, para que a pele fique uniformizada.
Microagulhamento com drug delivery
Este procedimento é realizado com microagulhas que perfuram a pele e, assim, estimulam a produção de fibras de colágeno e elastina e a formação de novas células da camada da pele. Possibilita que seja realizada, de forma ágil e eficaz, a penetração de ativos farmacológicos nas camadas mais profundas da pele.
Bioestimuladores de colágeno no combate às cicatrizes de acne
Os bioestimuladores realizam um lifting na pele que suaviza as cicatrizes de acne, gerando também um efeito preenchedor nas partes mais afetadas. Alguns exemplos de bioestimuladores são o ácido L-polilático e a hidroxiapatita de cálcio.