Como proprietário de uma empresa, você sabe que seus clientes são a razão do seu negócio e, comparativamente, são tão importantes quanto uma mangueira de incêndio para o corpo de bombeiros.
As necessidades deles devem estar no topo da lista de preocupações, pois isso gerará mais vendas e aumentará essa fidelidade a longo prazo. Para entender melhor sobre isso e conferir dicas sobre o tema, continue com a gente!
Por que a fidelidade do cliente é importante?
A fidelidade do cliente aumenta a probabilidade dele fazer negócios repetidos com você. Quando isso ocorre, quer dizer que está disposto a esperar por um reabastecimento de estoque ou gastar mais dinheiro por determinado produto. E não é algo que acontece sem esforço intencional. Aqui estão dois passos para organizar esse processo.
1 – Conheça seus clientes (e deixe que os conheça)
Para cultivar a fidelidade do cliente, você deve se familiarizar com eles. Saiba seus nomes, histórias e hábitos de compra. Trate cada um como uma pessoa e não apenas mais um, por exemplo: no aniversário, envie uma mensagem personalizada com uma oferta especial. Ou e-mails que sabe que seriam especificamente atraentes para eles.
Concentre-se em realmente antecipar suas necessidades, resolver seus problemas e fornecer resultados de qualidade dignos de uma referência. Com isso, criará autoridade dentro do setor. Será que seu cliente não quer trocar aquela válvula de segurança antiga por um modelo mais novo? Forneça recomendações e o ajude em etapas tão cruciais!
Quer que tenham ainda mais confiança? Compartilhe informações sobre você e sua empresa. Por exemplo: mantenha-os atualizados sobre qualquer notícia de negócios (antes mesmo de chegar à imprensa!) e não tenha medo de admitir problemas.
Isso trará humanidade à sua marca, deixando-os mais à vontade para fazer negócios com você.
2 – Crie um programa de fidelização de clientes
Um programa de fidelidade do cliente é uma ótima maneira de incentivá-los e recompensá-los. Esses programas normalmente têm critérios para recompensas, por exemplo: o cliente deve gastar uma quantia X por mês, mas os benefícios deverão superar essas condições.
Claro que todos nós adoraríamos que as pessoas comprassem de nós repetidamente e tivessem amor à marca. Mas, infelizmente, a realidade não funciona assim e a economia não tem ajudado nos últimos tempos.
Desta forma, esses programas garantem que reconheça seus clientes mais valiosos e os mantenha conectados. É como se usasse um filtro coalescente e visse, claramente, quem irá adquirir seus produtos, antes mesmo disso ocorrer.
Existem vários tipos de programas de fidelização de clientes, como programas de cartões de crédito, cartões perfurados e sistemas de pontos. O que todos eles têm em comum é o incentivo para que gastem mais dinheiro ao longo dos meses.
3 – Conheça os programas de referência
Aqui, os clientes recebem certos benefícios se indicarem sua empresa a um amigo ou parente. Isso não apenas ajuda a atrair novos clientes (o marketing de referência é eficaz e acessível!), mas mantém aqueles já existentes voltando para mais aquisições, pois agora eles têm incentivos interessantes.
O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas para fidelização de clientes? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.