Hoje em dia, você não pode abrir uma empresa pensando em fazer apenas uma coisa. e é por isso que o Jobs to be done mudou a maneira com que as Startups se desenvolvem e dialogam com seus clientes.
Independentemente se você é gestor de uma empresa de datador automático ou do ramo automobilístico, o conceito pode ser útil e te ajudar a ficar à frente da concorrência. Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente.
O que é job to be done?
“Job-to-be-done” é, literalmente, trabalhos a serem feitos e que envolve uma mudança de mentalidade. Isso te força a olhar para o produto da mesma forma que os clientes o fazem.
A teoria simplesmente pergunta: “Para qual trabalho seu produto foi contratado?”. Por exemplo, a maioria das pessoas diria que compra uma embalagem plástica para guardar determinados alimentos, e isso é verdade.
Mas e se visualizar para ele um propósito maior, ou seja, fazer com que permaneça aquecido por mais tempo? Isso é job to be done e você pode aplicá-lo de diversas maneiras, como veremos abaixo!
Identificando os trabalhos que os clientes estão tentando realizar
Estude os clientes e descubra o que eles estão tentando realizar e se foque nisso. As pessoas compram qualquer produto para fazer um trabalho. O melhor exemplo é descrever uma pesquisa de mercado para entender, completamente, porque as pessoas compram algo. Logo depois disso, foque-se em ir além!
Categorizando os trabalhos a serem feitos
Existem dois tipos diferentes de jobs to be done:
- Principais trabalhos a serem realizados e que descrevem a tarefa que os clientes desejam;
- Algo que os clientes desejam realizar em conjunto com os principais trabalhos a serem feitos.
Então, dentro de cada um desses dois tipos, existem:
- Aspectos funcionais: que são os requisitos práticos e objetivos do cliente;
- Aspectos emocionais: que se referem aos requisitos subjetivos do cliente, relacionados a sentimentos e percepção.
Finalmente, os aspectos emocionais do trabalho são divididos em:
Dimensão pessoal: como o cliente se sente em relação à solução;
Dimensão social: como o cliente acredita que é percebido pelos outros, enquanto usa a solução.
É como se usasse uma batedeira industrial para criar uma solução homogênea e fundamental para a marca. Desta forma, a conversão de leads em clientes e a fidelização dos que já compram com você é quase garantida.
Definindo os concorrentes
Se aquilo que um cliente busca é saciar a fome, por exemplo, pode comprar uma pizza, mas também um sanduíche, um burrito, um sushi, um canelone ou, até mesmo, não adquirir nada, preferindo esperar por outra oportunidade para comer.
Saber quais produtos estão no conjunto de possibilidades da pessoa, lhe ajudará no fornecimento de informações sobre quem são seus possíveis concorrentes, como eles determinam seus processos e, enfim, como você pode ir além!
Enfim, esta é uma nova forma de fazer negócio e parametrizar seus ganhos a curto, médio e longo prazo.
Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.