A utilização do funil de vendas no marketing é uma tática muito procurada pelas empresas como forma de facilitar uma melhor organização dos processos de negócios e como meio de potencializar a captação e conversão de novas vendas.
Não à toa, com a ajuda dessa ferramenta, com os ajustes necessários, todo o processo de desenvolvimento de gestão de pessoas em startups se tornou eficiente e produtivo, gerando resultados satisfatórios e promovendo o crescimento da marca.
No entanto, ainda é comum que algumas instituições que optam por investir em tais ações estratégicas acabem com resultados improdutivos.
Isso se deve principalmente à falta de acompanhamento da evolução das operações, portanto, a faltar melhorias necessárias.
Portanto, se você deseja introduzir com sucesso e lucratividade o marketing de funil de vendas em seus negócios, continue lendo!
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas, é um modelo estratégico amplamente estudado nos cursos de gestão financeira melhores faculdades por sua relevância muito importante no processo de atração, captação, conversão e retenção de clientes.
Essa ferramenta permite a análise e o monitoramento em tempo real de toda a jornada de compra de um cliente, desde o primeiro encontro com uma marca até a conclusão da aquisição e a construção de um relacionamento pós-venda.
Em outras palavras, um funil de vendas é uma representação gráfica do caminho de um cliente em potencial até um produto ou serviço.
Dessa forma, além de ser muito relevante para o alcance de metas (e, portanto, também de ser estudado em cursos e formações em gestão financeira a distancia), esse processo permite:
- Dividir o processo de aquisição em etapas;
- Determinação do perfil de cliente ideal;
- Acompanhar os clientes em todas as etapas da compra;
- Melhorar a previsibilidade dos resultados;
- Otimizar o processo de gestão;
- Maior produtividade e muito mais.
Com todos esses benefícios, as empresas podem obter informações valiosas sobre seus clientes e jornadas de compra que podem ser usadas para desenvolver estratégias de negócios ou melhorar os serviços e produtos que desenvolvem.
Tudo isso teve um impacto muito positivo no número de novas vendas e no desenvolvimento de todo o estabelecimento.
Como funciona o marketing de funil?
Com todas as mudanças ocorridas no processo de compra — principalmente com o desenvolvimento dos marketplaces digitais — de acordo com os ensinamentos da faculdade de vendas e marketing, os clientes tornaram-se mais exigentes e passaram a ser o centro de toda e qualquer estratégia de marketing.
Assim, para que uma campanha publicitária seja bem-sucedida, as empresas precisam fazer com que os potenciais compradores venham voluntariamente para a marca.
Só assim é possível satisfazer as suas necessidades e fornecer os produtos ou serviços correspondentes. Nesse caso, investir em marketing de funil é crucial.
Isso porque, com essa tecnologia, você pode acompanhar todo o processo de compra e ajustar suas campanhas publicitárias de acordo com as necessidades de cada etapa.
Dessa forma, é possível gerar conteúdos que atendem tanto ao topo do funil (facilitando o aprendizado e descoberta do problema) quanto ao meio do funil (facilitando a conscientização do problema e facilitando as soluções), e indo para o fundo do funil o funil. (encaminhando o prospect para a melhor oferta possível: a sua).
Ao construir newsletters, postagens em blogs, criar templates e planilhas, hospedar webinars, é possível atrair um grande número de clientes em potencial para sua loja e ajustar esses materiais para ajudar a identificar esses compradores até que eles eventualmente convertam, tornando-os sua marca regular.
Maneiras de aumentar seu comércio eletrônico por meio do marketing de funil
Como mencionado anteriormente, o funil de vendas é uma forma de organizar o processo de conversão de prospects em compradores fiéis. Tudo isso com o apoio estratégico da equipe de vendas.
Para manter o foco das ações de marketing de funil em torno da qualidade da experiência do cliente, é preciso entender quem são esses compradores, por qual jornada do consumidor eles passam e quais são suas principais necessidades.
Por isso, com a gestão empresarial, todos os profissionais de negócios, vendas, marketing, publicidade e desenvolvimento de produtos precisam se alinhar e focar nas seguintes práticas:
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Defina o papel da empresa
Como o funil de vendas é muito centrado no consumidor, todas as interações com o público devem ser adaptadas aos seus gostos e preferências.
Isso inclui encontrar o formato ideal para transmitir as informações, o idioma utilizado, os canais de maior sucesso para essa conexão, etc.
Portanto, o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de funil é criar personas da empresa. Essa persona, por sua vez, é um conjunto de características-chave do cliente ideal da sua loja. Os compradores mais frequentes.
Esses dados — que devem ser baseados em informações reais obtidas por meio de pesquisas — devem abranger comportamentos, demografia, motivações, objetivos, necessidades de mercado, canais de comunicação mais utilizados, etc.
Representações semi-ficcionais de personas de marca servirão como guia para o desenvolvimento de conteúdo de marketing, ajustes no processo de comunicação e melhoria de produtos e serviços.
Por exemplo, ao analisar os perfis da maioria dos compradores da sua empresa, você pode chegar a conclusão que, a persona da sua empresa é uma mulher de 30 a 40 anos, que cursa faculdade de vendas, mora em uma região nobre da zona Sul de São Paulo, é casada, possui 3 filhos e pratica yoga como hobbie 3 vezes na semana.
Reparou que a persona é uma análise muito mais aprofundada do que o público-alvo? Isso porque, é possível ter resultados mais assertivos com a persona do que, direcionando suas comunicações e estratégias para um público amplo.
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Mapeando a jornada do comprador
Com a ajuda de um curso de cursos de gestão de pessoas e liderança ead, os empreendedores precisarão encontrar profissionais que possam mapear todas as etapas da jornada de um comprador de persona da empresa.
Isso envolverá o uso de um conjunto de métodos para estudar o comportamento do seu público-alvo e quebrar o processo da pré-venda ao pós-venda em etapas mais facilmente identificáveis.
Dessa forma, é possível acompanhar a evolução de cada lead, orientando-os para a próxima etapa do funil, facilitando a conclusão de uma compra e a fidelização.
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Qualificar e segmentar clientes em potencial
O foco na qualificação e segmentação de clientes em potencial é comum em todos os segmentos de mercado. Não é por acaso que esse conceito pode ser estudado até mesmo em formações de gestão hospitalar ead.
Isso porque, mesmo sendo a área da saúde, é preciso saber quem são os clientes em potencial e quais serão as pessoas que aquela clinica em questão deverão abordar em suas campanhas e estratégias de divulgação.
Portanto, podemos dizer que, mesmo que um cliente em potencial seja uma pessoa física ou jurídica interessada em comprar seu produto, ou serviço, isso não significa que eles tenham o mesmo perfil e necessidades.
É preciso ter um estudo e conhecimento aprofundado sobre o perfil do cliente ideal e, ainda, ter a ciência de que é possível ter uma diferenciação dependendo da região em que a empresa será lançada.
Portanto, é necessário rastrear esses indivíduos. No mundo do marketing, essa distinção ocorre com base no estágio de um cliente no pipeline e na maturidade desse cliente em potencial. Assim, os clientes podem ser divididos em:
- MQL: quando estão em contato direto com a equipe comercial;
- SAL: quando passam por um indicador de probabilidade de compra pré-estabelecido;
- SQL: quando um prospect está pronto para iniciar um negócio.
Usar métricas para identificar potenciais compradores é uma das melhores formas de otimizar resultados e ajudar as equipes de vendas a atingir seus objetivos, reduzir custos de compra e prolongar a vida útil de cada comprador.
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Invista na nutrição de leads em todas as etapas do funil
Com a ajuda dos conhecimentos de gestão de recursos humanos estudados, os empreendedores conseguem treinar seus funcionários para que possam automatizar a produção de conteúdos relevantes aos interesses dos usuários.
O principal objetivo dessa ação é nutrir esses prospects com conteúdo que corresponda às suas necessidades e desejos para que eles estejam prontos para passar da etapa do funil de vendas para alcançar os vendedores que estão prontos para concluir uma compra.
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Ferramentas Adequadas
Investir nas ferramentas certas para o seu tipo de negócio é um tema estudado nas melhores escolas de gestão financeira e programas de gestão empresarial.
Isso porque nem sempre o software mais moderno é aquele que melhor se adapta aos processos da sua empresa e entrega bons resultados. Não é diferente do marketing.
Existem muitos dispositivos eletrônicos disponíveis para sua empresa hoje que prometem facilitar a eficiência geral do processo de captação de clientes, monitoramento do funil de vendas e estratégias de inbound marketing.
No entanto, é preciso determinar quais soluções proporcionarão os resultados mais satisfatórios, atingirão o público ideal e evitarão contratempos no processo de qualificação de lideranças.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.