Contratar profissionais capacitados é o objetivo de muitas empresas, especialmente as que possuem altas taxas de turnover — conceito que define a rotatividade de funcionários. Tendo em vista as mudanças no modelo de trabalho que ocorreram nos últimos anos, novas formas de recrutamento e seleção são fundamentais para o setor de Recursos Humanos dessas companhias. “Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho e aumento da concorrência na busca por talentos, além dos modelos híbridos e de home office, uma atuação muito mais estratégica do que operacional dos profissionais de RH tem se tornado uma preocupação cada vez maior”, contextualiza o CEO da Zucchetti Brasil, Alessio Mainardi.
Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, em 2021 os vídeo-currículos ganharam espaço entre os recrutadores. O estudo ainda apontou que para 75% dos profissionais de Recursos Humanos, um currículo padrão é insuficiente para avaliar as habilidades de comportamento de um candidato. Pensando em facilitar os novos processos de recrutamento e contratação, reunimos quatro ferramentas para auxiliar recrutadores autônomos. Confira:
Agendas Virtuais
Profissionais de recrutamento e seleção costumam ter a agenda cheia: entrevistas, retorno para gestores, feedback para candidatos. São muitas frentes e atividades distintas para gerenciar ao mesmo tempo, e para não se perder é essencial manter tudo a vista em uma ferramenta online, que possa ser acessada tanto via smartphones quanto via computador. Ferramentas já integradas aos e-mails, como o Google Agenda e o Calendário do Outlook, costumam ser boas opções, além de gratuitas.
O calendário ajuda a organizar as entrevistas, adicionar e controlar eventos, compartilhar a programação com outras pessoas, entre outras funcionalidades.
A rede social de negócios mais difundida no país é uma ótima vitrine para recrutadores encontrarem profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho. Segundo dados da companhia, o Brasil está em terceiro lugar em número de usuários cadastrados na plataforma, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Disponível em versão gratuita, o LinkedIn possui 550 milhões de usuários em 200 países. Por lá, é possível divulgar vagas e selecionar candidatos qualificados.
Trello
Aplicativo focado em gestão de projetos, o Trello ajuda na alocação de tarefas a serem realizadas, atribuindo a pessoas específicas. Ideal para trabalhos em equipe, possibilita a criação de metas, com prazos determinados e fluxo de trabalho para diversas atividades. O Trello também possui versão gratuita, e está disponível em todas as plataformas: computadores, tablets e smartphones. Com sistema kanban, é ideal para visualização das etapas de cada fase do processo seletivo e aplicação de um funil de seleção.
In-Recruiting
Um exemplo de solução inovadora em tecnologia para RH é o In-Recruiting, plataforma europeia que está sendo lançada no Brasil pela Zucchetti. O In-Recruiting é um sistema para otimizar o dia a dia do profissional de RH, tornando as tarefas cotidianas mais ágeis e eficientes. Através da plataforma, é possível publicar uma quantidade ilimitada de vagas em centenas de sites especializados. A ferramenta tem capacidade de realizar desde a triagem dos currículos até entrevistas de emprego por videochamada, auxiliando o contratante a descobrir seu candidato ideal de forma até 75% mais rápida.