PCP (Planejamento e controle da produção) é uma estratégia de gestão que visa proporcionar bons resultados na otimização de processos, sobretudo para empresas do setor industrial.
Entre as principais vantagens em adotar o PCP para uma empresa estão:
- Planejamento produtivo;
- Otimização da produção;
- Controle de recursos;
- Aumento de produtividade;
- Diminuição de erros.
Sabendo da importância de explicar melhor o que é planejamento e controle da produção (PCP), resolvemos produzir esse artigo para melhor informar o nosso leitor.
Gostou da pauta? É gestor de uma empresa que vende detergente concentrado, por exemplo, e precisa melhorar a otimização da sua produção? Então siga conosco e boa leitura!
O PCP e a organização empresarial
Como o próprio nome adianta, PCP é o planejamento e controle de produção, e isso respalda diretamente na organização empresarial, sobretudo nas forças produtivas da empresa.
Os setores de produção e logística são fundamentais, sendo parte indispensável no controle de recursos e suprimentos para que seja propiciada uma produção otimizada e ininterrupta, podendo atingir as metas com mais facilidade.
Sendo assim, para uma empresa que faz aplicação de manta asfáltica, por exemplo, precisa saber que o PCP respalda em três elementos fundamentais: planejamento, controle e a programação dos processos produtivos.
- Planejamento: análise da necessidade produtiva e a demanda necessária para o atendimento. Alinhar as forças produtivas, as formas de produção e projetar o planejamento da logística para entrega.
- Programação: buscar recursos para que a produção seja executada. Compra de suprimentos e matéria-prima, garantindo o que é fundamental para que a produção prossiga e respeite o cronograma pré-estabelecido.
- Controle: análise profunda da automação produtiva, juntamente com a detecção de eventuais gargalos na produção. Buscar formas de aprimoramento para diminuição de erros. Otimização do uso de recursos e matéria-prima, em busca da diminuição do desperdício e o aumento da capacidade de produção.
Como o PCP vai ajudar sua empresa?
Até agora você acompanhou as principais características do planejamento e controle da produção (PCP).
Certamente percebeu que executar essa técnica de gestão vai trazer benefícios para sua empresa, então resolvemos falar um pouco mais sobre esses benefícios.
O PCP é uma técnica que auxilia sua empresa para uma melhor tomada de decisões. Em outras palavras, se você tem o controle dos processos produtivos, é possível planejar a demanda de determinado produto ou serviço para o mercado.
Se você tem uma empresa que fabrica porta de aço, por exemplo, conseguirá aumentar os níveis produtivos a fim de aumentar também a rentabilidade.
Isso será fundamental para o desenvolvimento geral da corporação, abrindo novas oportunidades para ampliação dentro do próprio segmento.
Como usar o PCP na sua empresa
Fazer o acompanhamento desses processos de forma manual é uma tarefa quase impossível.
Por isso adiantamos ao gestor empresarial, sobretudo um planejador de PCP, que existem programas otimizados com inteligência artificial, projetados exclusivamente para ajudar nesse processo.
Entre as principais ferramentas estão os MPS (Programa Mestre de Produção), programado para executar ordens de produção de acordo com a preferência do gestor.
Ele é fundamental para análise inicial de quantas unidades podem ser fabricadas para determinada demanda ou quantidade de matéria-prima, podendo priorizar ordens de serviço, de acordo com a necessidade imediata.
Além disso, também temos o MRP, conhecido também como “programação para trás”. Sendo um software otimizado para cálculos para controlar as quantidades de todos os componentes necessários para fazer os produtos.
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido o que é o PCP e como ele é um processo importante para indústrias. Se gostou do nosso artigo compartilhe e nos siga para mais dicas de desenvolvimento empresarial.