Nos últimos anos, o modelo EAD foi aprimorado. Existe nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Oferecendo uma maior flexibilidade, preços mais baixos e a mesma qualidade de ensino dos cursos presenciais.
Você sabia que apesar do grande aumento da educação a distância dentro do Brasil nos últimos anos, o ensino ead existe há mais de 200 anos?
Neste post, vamos lhe mostrar algumas curiosidades dos Cursos Online a distância.
Vamos lá?
Como esse modelo de ensino ganhou força dentro do campo da educação?
A educação a distância não é algo atual, pensamos, e há muita história por trás desse modelo.
Você lembra de alguém comprando um livreto em uma banca de jornal para aprender uma música nova no violão e até esperando o material chegar nos correios para começar a digitar em casa? Tudo isso faz parte do esquema EAD.
De forma geral, este é um ensino para aprender sem aulas agendadas, horários fixos e de professores presenciais.
Tecnologia e Ensino: Uma Relação Eficaz
De fato, a tecnologia da informação tem sido a força motriz por trás dessa abordagem de ensino. No ano de 1940, as pessoas aprendiam pelo rádio sob a orientação do próprio locutor.
Quando surgiu a televisão, o sistema foi revolucionado: começaram a surgir professores e quadros-negros. Agora, com a Internet, voltamos à natureza democrática da educação.
Mais rápido, mais próximo, mais completo. Ele ainda permite interações face a face entre alunos e professores, permitindo interações que sustentam o aprendizado ao vivo.
Por exemplo, em Cursos Online, os alunos têm os devidos professores e tutores em cada disciplina. Eles podem interagir usando diferentes tecnologias e e-mail tradicionais.
Portanto, perceba que todo aprendizado pela modalidade EAD é a soma de tecnologia – vídeo, áudio e transmissão. É demais?
Curiosidades sobre o modo EAD
- Dentro do Brasil, a educação a distância vem sendo valorizada
Desde o ano de 1996, há uma lei que apoia este tipo de aprendizagem.
Para efeitos do presente decreto, considera-se educação a distância um método de ensino que visa a superação de constrangimentos de espaço e tempo através da aplicação da pedagógica, tecnologias de informação e comunicação.
Como vivemos em um país vasto, a educação continua sendo um grande desafio. O analfabetismo, mesmo que espancado, ainda é uma realidade. Por vezes, faltam oportunidades de aprendizagem devido à distância da escola, falta de tempo e outras barreiras.
A tecnologia não é a solução para este problema?
- Um em cada cinco alunos frequenta o ensino superior remotamente
Os dados do censo do ensino superior mostram que este é o método de ensino que mais cresce no meu país.
Há mais de 1,8 milhão de alunos na escola, representando 21,2% do total de alunos matriculados no ensino superior. Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o ensino a distância, a grande maioria das pessoas confia totalmente nesse sistema educacional.
- Alunos mais velhos optam pelo ensino a distância
De acordo com algumas pesquisas, 50% dos alunos têm 31/40 anos. Esses dados só demonstram os benefícios do modelo para quem já trabalha e precisa melhorar dentro do tempo disponível. Portanto, EAD é sinônimo de flexibilidade.
- A EAD existe há muito tempo
As universidades dos EUA são as protagonistas dessa abordagem. Extensões universitárias e cursos de idiomas são enviados por correio. Devido à dificuldade de comunicação da época, a EAD inovou desde o início!
- O ensino a distância é econômico
Ao escolher o modo EAD, você salva automaticamente alguns itens, o que torna um grande investimento. Pense nisso: você pode economizar em passagens de ônibus, alimentação e fotocópias. E, no final do mês, isso pode representar um valor significativo.
- O primeiro Ensino a distância do Brasil foi de datilografia
Os cursos como digitação eram oferecidos como forma de ensino a distância. Não havia internet naquela época, então os materiais eram enviados por correio e isso era o resto. Com a introdução do rádio no mercado na década de 1920, uma nova opção de ensino a distância foi criada e ganhou força no final da década de 1930.
7- As rotinas de aula são maleáveis
A mecânica curricular muda de instituição para instituição. Em alguns módulos, os alunos recebem o devido conteúdo no início do semestre e têm acesso gratuito. Outros são liberados de acordo com o plano de estudos.
Como aprender em casa?
Estudar em casa nem sempre é algo muito fácil, pois nossa casa pode ter diversas distrações.
Animais de estimação, trabalhos de construção em uma casa vizinha e até música alta podem afetar a concentração do conteúdo aprendido dentro das aulas.
Seja um programa de ensino superior ou um programa gratuito para capitalizar sua carreira, desenvolver um plano de estudos pode ajudá-lo muito à medida que você se adapta ao ensino a distância.
Pensando nisso, trouxemos 2 dicas de estudos online para você aproveitar ao máximo essa experiência.
- Escolha um espaço confortável e tranquilo
Aprender em casa requer muito foco e dedicação, portanto diminua ao máximo todas as possíveis distrações que você possa ter em sua casa, melhor será na aula. Ter um espaço onde você se sinta confortável é crucial para manter o foco durante o processo de aprendizagem.
Em geral, ambientes com espaços maiores tendem a ser indicados, principalmente se você está totalmente acostumado a fazer anotações em um caderno e gosta de ter materiais à mão.
O silêncio também é um aliado muito poderoso para quem quer estudar em casa. Agora, se precisar ficar em um ambiente que é compartilhado, escolha fones de ouvido para absorver o conteúdo sem distrações do ambiente externo.
- Longe de distrações
Quando estamos no nosso lar, enfrentamos muitas distrações. Sejam tarefas, Netflix ou mensagens no seu telefone.
Durante os estudos, é preciso sempre deixar tudo isso em off e focar totalmente na tela do computador, como sentar em uma cadeira de sala de aula.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.