Realizar uma leitura detalhada do edital do concurso público define a sua participação e expectativa em relação aos cargos oferecidos
Créditos: iStock
Para as pessoas que buscam estabilidade no trabalho, oportunidade de encarreiramento, salário e benefícios compatíveis, a oportunidade está no setor público; para tanto, o candidato a estas vagas deve ter em mente que a concorrência é bastante acirrada, tendo em vista as dificuldades que algumas áreas do setor privado vivem, principalmente em razão das restrições impostas pela pandemia do COVID-19. Mas com a ampla vacinação no Brasil, as atividades retornam gradualmente, e desta forma, vários concursos públicos também são divulgados.
Ficar atento às publicações dos editais dos concursos públicos e preparar-se para as provas são desafios que o candidato deverá enfrentar antes mesmo da sua inscrição. Um detalhe importantíssimo é ler o edital detalhadamente e procurar entendê-lo, para verificar se vale a pena participar do certame, pois pequenos detalhes já podem eliminá-lo. Os editais são elaborados por uma equipe especializada, que deve cumprir requisitos importantes para não invalidá-lo, o que torna sua leitura cansativa, já que são extensos e com linguagem técnica, que normalmente cansa o leitor, que só se atém aos dados que considera importante, como: número de vagas, cargos oferecidos, taxa de inscrição, remuneração, data de inscrição e de prova, conteúdo, local de provas e fases do concurso.
Assim, o primeiro passo para concorrer a uma vaga pública é ter o cuidado de ler cuidadosamente cada item exposto no edital, inclusive é determinante para que possa definir se há identificação entre o seu perfil e a atividade proposta. Para facilitar, especialistas propõem algumas sugestões para encarar este desafio. A primeira delas é investir em uma leitura informativa, ou seja, atentar-se à missão e aos valores do órgão público que lançou o edital; em seguida, detalhes dos cargos oferecidos, remuneração e local de trabalho, ítens determinantes para definir sua inscrição. Caso tenha interesse, em seguida, verifique onde e quando serão realizadas as provas – às vezes, coincidem dois concursos na mesma data – e as fases da prova.
Outro dado importante é ter em mente se o edital propõe a disputa por vagas com início imediato ou para cadastro de reserva, o que pode gerar expectativa a longo prazo. Também no edital é descrito o conteúdo básico das provas, número de questões das matérias e contagem de pontos, o que contribui muito para traçar o plano de estudo, fundamental para obter um resultado satisfatório.
A leitura atenta dos requisitos mínimos para a posse do cargo do candidato aprovado é primordial, como no concurso da PC de GO (Polícia Civil do Estado de Goiás), que exige o diploma de nível superior em qualquer área, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), e possuir habilitação na categoria “B” para o cargo de agente. Portanto, reserve alguns minutos para ler os editais dos concursos públicos no Brasil, para que não tenha sua inscrição negada ou até mesmo o impedimento de assumir o cargo após a aprovação.