Uma das formas de atrair públicos, atualmente, é formular estratégias de comunicação que vão além de informar e vender, instituir relações pessoais com o usuário. Ou seja, buscar pontos em comum com aquele cliente por meio de noções afetivas ou emocionais.
Em vista disso, campanhas de marketing que tem uma estrutura mais apelativa ao emocional do consumidor faz com que eles se sintam mais atraídos por consumir tanto pela necessidade de compra, mas também pela questão emocional que aquele produto traz para a pessoa.
Apelativos informacionais
Estratégias de persuasão informacionais vão propagar muito além de produtos práticos, esse meio usual de compor campanhas faz com que o cliente se sinta muito mais motivado a consumir um produto que tenha ideais ou que conte uma história semelhante a dele ou que conversem com suas experiências de vida.
Isso faz com que esse usuário passe a ver muito mais do que um item de consumo, mas um bem material e sentimental, que provavelmente será posto como algo importante para a sua vida, que o marcou de alguma forma. Essa estratégia pode ser feita da seguinte maneira:
Storytelling
Proveniente dos termos em inglês “story” (história) e “telling” (contar), essa estratégia vai contar uma história usando técnicas de roteiristas e escritores para transmitir, de uma forma especial e memorável, que vão persuadir o leitor pelo seu emocional, fazendo com que ele sinta uma identificação com o texto lido.
Trazendo isso para as estratégias de marketing, o Storytelling vai promover um apego emocional retratado por uma história que vai comover o cliente de uma forma mais eficaz e transparente – como displays em acrílico – para retratar a importância daquele produto.
Palavras de reafirmação apelativa
Tendo uma noção sobre estratégias persuasivas da linguagem, a reafirmação de palavras apelativas vai proporcionar uma fixação das ideias trabalhadas na propaganda na mente do cliente, proporcionando uma fixação da ideia do produto e sua importância para a vida do usuário.
Desta forma, é possível ver que desde vendas simples a mangueiras de incêndio podem fazer uso dessa estratégia para facilitar a sua relação com o cliente, de modo que ele veja a necessidade de sua utilização.
Imagens de fixação
Além de textos, uma das formas de fixar o cliente é pela utilização de imagens que vão auxiliar no processo de identificação. Evitando cair no “limbo” do abusivo, a disponibilização de imagens que vão complementar as narrativas elaboradas para persuadir o comprador.
Dessa forma, com o apoio de imagens efetivas, a divulgação de um Projeto de Incêndio pode reafirmar a sua importância na implementação de medidas de prevenção para incêndios.
Deste modo, é visível que as formas apelativas de utilização dentro de campanhas de comunicação são efetivas e devem ser utilizadas para proporcionar uma maior identificação do cliente com a marca ou produto.
Isso vai viabilizar uma melhor interação entre ambas as partes, que, por consequência, vai gerar uma relação sentimental do cliente com o produto. Por isso, é importante evitar usar formas apelativas abusivas na construção dessas campanhas, afinal, o objetivo é persuadir e não causar qualquer tipo de prejuízo emocional ao consumidor.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.