Tecnologia especializada na gestão e comunicação de grandes redes já atende mais de mil franquias voltadas para esses setores
Um nicho específico dentro do mercado de franquias se destacou pelo aumento expressivo ao longo de 2021: segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), redes ligadas a saúde, bem-estar e beleza cresceram 17,4% – foi o segmento que mais cresceu no período dentro do universo das franquias. Esse número se torna ainda mais significativo se levarmos em conta que o mercado de franchising – assim como a economia de modo geral – foi impactado pelas consequências da pandemia de Covid-19.
A Yungas, empresa de tecnologia especializada no universo do franchising, percebe esse crescimento entre seus clientes que se dedicam a esses mercados. Hoje, a plataforma atende seis redes voltadas para esses segmentos; em um total de mais de mil franquias – há pouco mais de um ano, esse número somava menos de 300 unidades. Cerca de 20% dos quatro mil clientes da Yungas são formados, atualmente, por franquias que atendem aos nichos de saúde, bem-estar e beleza.
No setor da saúde, por exemplo, a Yungas trabalha com a Clínica Oraldents, que tem passado por um momento de expansão bastante expressivo: antes da pandemia, a rede contava com 90 franqueados, e hoje já chegou a um total de 138 clínicas. Com o crescimento, a franquia tem priorizado a melhora na experiência do franqueado através de treinamento, o fluxo de comunicação organizado e centralizado em um sistema para suporte, a tecnologia nas auditorias de qualidade, a metodologia de Customer Success, e a gestão embasada em dados reais da rede – tudo por meio da plataforma da Yungas; que, no setor de saúde, atende também as empresas Hamonir e Amor Saúde.
No nicho de moda, a retail tech tem clientes como New Era Cap, Peça Rara e Maria Dolores. A franquia de joias Maria Dolores, por exemplo, utiliza especialmente o módulo de comunicação da Yungas, com 100% das mensagens entre franqueadores e franqueados sendo trocadas por meio da plataforma; e também o checklist de consultorias – que são realizadas todo mês com as unidades da rede. “A intenção da empresa é priorizar a metodologia de Customer Success no negócio: eles querem incorporar o Health Score ao dia a dia; tanto nas franquias, quanto com as lojas próprias e mesmo com os representantes de vendas”, aponta Guilherme Reitz, CEO da Yungas.
O recurso de checklist de consultorias, usado pela Maria Dolores, é uma tendência com o retorno das atividades pós-pandemia. “Muitas redes estão voltando, mas não vão retornar para o modelo de consultoria de campo presencial, como faziam antigamente”, explica Marcos Salles, co-fundador da Yungas. “Por meio da plataforma é possível fazer o checklist à distância, em vez de reuniões e auditorias presenciais em cada uma das unidades da rede. Depois, é possível comparar o planejado com o realizado. Temos percebido essa tendência também entre as franquias do setor de alimentação.”
A plataforma de gestão da Yungas facilita a comunicação padronizada entre franquias e franqueados, e é centralizada em um sistema Health Score (índice de saúde da empresa) baseado na metodologia de Customer Success. Por meio da tecnologia, a empresa disponibiliza e explora dados e indicadores estratégicos para as franquias, gerando um índice de saúde da rede. Com isso, a franqueadora tem à disposição um sistema de pontuação que identifica unidades em risco ou com oportunidade de expansão, baseado em indicadores de faturamento, satisfação, padronização e engajamento.
Business Intelligence para resolver problemas e aproveitar oportunidades
Marcos Salles explica que, quanto mais madura uma rede fica, maior a necessidade de aprimorar seu nível de gestão. “O conceito de sucesso pode ser muito intangível: o que é sucesso para cada franqueado?”, exemplifica. “Por isso é importante um programa bem estruturado, que consiga transportar até a ponta todos os indicadores que uma franqueadora espera de seus melhores franqueados, para que seja possível fazer essa comparação – de acordo não só com o desempenho real de cada unidade, mas também com seu potencial; levando em conta particularidades como região, porte, segmento, tipo de loja…”
“Às vezes os indicadores de qualidade já estão consolidados no lado da franqueadora, mas é muito importante transportar esses indicadores até o franqueado, de forma clara, para que ele consiga entender no que precisa ou pode melhorar, se comparar com outras franquias da rede, traçar planos de ação”, ele prossegue. “Um dos principais objetivos da Yungas é tangibilizar o que é o sucesso do franqueado, de acordo com os critérios elencados pela franqueadora; e dar um norte para que a unidade saiba o que precisa saber para ser um franqueado de excelência.”
A Yungas
A Yungas foi fundada em 2018, e hoje já atende mais de quatro mil franquias em todo o Brasil (entre elas Stone, Instituto Embelleze, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets e Delivery Much), com previsão de chegar a 30 mil clientes em 2023. A empresa deu um salto de 256% no faturamento em 2021 – e seu número de colaboradores passou de 9 para 22 nos últimos cinco meses; prevendo ter entre 35 e 40 colaboradores até o final do ano. Em dezembro, a Yungas se tornou a primeira empresa do segmento de tecnologia para franchising investida pelo Grupo SMZTO.
A plataforma da Yungas centraliza diversos processos em um mesmo sistema: informes gerais, demandas internas, ocorrências. A solução unificada fornece uma rede de comunicação protegida, facilita ver quem visualizou ou não as mensagens, dispensa o uso de sistemas separados e sem integração entre si, evita retrabalho e perda de informações, e aumenta a assertividade na tomada de decisões quanto às franquias. A plataforma também é adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
“Não há como manter a comunicação de grandes redes sem um sistema específico para isso”, comenta o co-fundador Marcos Salles (na foto abaixo, ao lado de Guilherme Reitz, co-fundador da Yungas). “A comunicação precisa ser feita por meio de um sistema privado, com senha, com dados protegidos. A ideia da Yungas é dar o controle, cada vez mais, para a rede, sem ficar refém de aplicativos pessoais – mas também sem perder a facilidade e praticidade de uso.”