O acessório reduz o frizz, a queda, o embaraço, a ponta dupla, e mantém os fios hidratados
Créditos:IStock
A gíria “dormir de touca”, por muito tempo, não fez muito sentido para várias pessoas. Parecia muito fora da realidade colocar uma touca para dormir, quase uma cena de desenho animado. Mas atualmente dormir de touca é um ritual de beleza que não sai da cabeça de homens e mulheres. Quem acompanha ou não o programa Big Brother Brasil já viu ou ouviu falar das toucas de cetim que apareceram nas cabeças de alguns participantes, e não entendeu bem para que servem. Ela é a melhor aliada para diminuir o atrito do cabelo com a fronha e reduzir o frizz durante a noite.
Mas quando foi que começou essa moda? Já faz algum tempo que as pessoas usavam toucas de cetim para dormir, mas com o boom da transição capilar, ela ganhou um destaque especial na rotina de autocuidado. No movimento da valorização do cabelo natural, alguns artifícios, que não interferem na estrutura do cabelo, entraram na rotina e devolveram a autoestima de muita gente.
Como funciona
As toucas de cetim apareceram no BBB 22 nas cabeças de Brunna Gonçalves, Jade Picon e Luciano Estevam, cabelos com estruturas diferentes, e por isso deixou confuso quem não conhecia a técnica. Ela pode ser usada por todos os tipos de cabelo, não só para os crespos e cacheados, mas também para cabelos lisos.
Não é mágica. A touca de cetim mantém o cabelo mais arrumado justamente por ser feita com um material que reduz o atrito com o travesseiro. Como o cetim é menos áspero que o algodão das fronhas, o fio de cabelo não penetra na trama do tecido. A touca dá um abraço gostoso nos fios, sem agredi-los, e por isso eles permanecem arrumados. Além disso, protege do ressecamento causado pelo contato do cabelo com materiais que absorvem umidade, como o algodão, por exemplo. A proteção também ajuda muito as madeixas no quesito embaraçamento, pontas duplas e embaraços, e consequentemente reduz a queda também.
Vai acordar cedo no dia seguinte e quer deixar a cabeleira pronta para adiantar? Se deixar o cabelo preso, de manhã, ele estará todo marcado; se deixar solto, ele estará todo emaranhado. A touca de cetim é uma excelente aliada para resolver esse impasse, pois irá manter o cabelo em uma proteção, para que ele permaneça arrumado.
Material da touca
Para fazer o efeito esperado, o mais importante é que a touca seja de cetim, pode ser tanto de seda como de poliéster, que o efeito será o mesmo. É fundamental também que seja confortável, para que não esteja nem folgada nem apertada, o mais simples possível.
Uma fronha de cetim cumpre o mesmo papel da touca? Não exatamente, mas é uma excelente opção para quem não pode abafar o cabelo durante a noite, ou para variar um pouco.
Cuidado em casa
A pandemia teve um efeito negativo em muitos setores das nossas vidas, mas no quesito autocuidado, a sua contribuição foi mostrar que alternativas naturais são muito válidas no ritual de beleza diário. Com salões de beleza, spas ou alguma clínica fechadas por longos períodos, muita gente se empoderou da sua própria beleza e descobriu que a atitude é libertadora. O autocuidado virou uma rotina relacionada com o autoamor, que surge no momento em que a tendência é ser protagonista da sua própria beleza.