Quando você vai a uma loja e compra um produto, como um detergente clorado, por exemplo, pode existir um ato muito maior ou uma jornada muito mais longa do que uma simples compra.
Afinal, podem ocorrer alguns problemas, como o produto ser diferente do descrito, estar com o prazo vencido, ou o consumidor ter se confundido na hora da compra,enfim, existem vários empecilhos que podem ocorrer dentro de uma compra, e é exatamente aí que entra a relação do consumo.
Esse é um termo muito utilizado que faz a conexão entre o fornecedor, consumidor e o produto/serviço, ou seja, é o laço que conecta esses três, do modo em que deve haver os 3 elementos juntos para formar uma relação de consumo.
Se você está confuso fique tranquilo, abaixo nós vamos explicar tudo para vocês do que é a relação de consumo e como funciona a gestão dentro dela.
O que é relação de consumo?
Como citamos anteriormente, a relação de consumo é composta por esse tripé, fornecedor, produto/serviço e consumidor final, quando constatadas essas relações, são estabelecidas as normas da CDC ( Código de Defesa do Consumidor).
O principal objetivo é fazer com que ambas as partes, fornecedor e consumidor, atuem com lealdade e cooperação, seguindo as regras e estabelecendo um vínculo equilibrado. Além, é claro, de abordar que os produtos/serviços devem corresponder a aquilo que foi prometido, e estarem sempre dentro das normas do código ético do CDC.
É preciso que todas as informações sejam passadas de forma correta pelos fornecedores, se uma empresa com a venda de fios e cabos elétricos, por exemplo, é preciso que todos os produtos devem ser vendidos de forma transparente, e que ambos os lados atuem de lealdade e boa fé durante todo o processo.
Qual a importância das relações de consumo e o que são considerados esses pilares?
O consumidor, se enquadra como toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. já o fornecedor, é aquele que desenvolva uma atividade econômica dentro do mercado, ou seja, oferte seus produtos ou serviços, já estes últimos, são considerados qualquer bem móvel ou imóvel, material ou imaterial e qualquer atividade fornecida mediante a remuneração.
Já quando falamos da importância deles dentro de qualquer negócio, podemos destacar principalmente, a relação existente entre uma empresa e o seu consumidor, é através da relação de consumo em que o consumidor se sente mais protegido, e que o negócio consiga identificar possíveis erros e problemas e realizar a correção antes que eles se agravam dentro da relação.
E o que seria a gestão da relação dos consumos e como realizá-la?
Agora que você já sabe o que são as relações do consumo e todos seus pilares, chegou a hora de falarmos sobre o gestão delas, que nada mais é, do que você conseguir promover e organizar, soluções para que ocorra uma boa comunicação, e que seus clientes se sintam seguros e confortáveis durante todo o ato de compra.
A gestão da relação de consumo, permite estabelecer uma relação de confiança, e uma comunicação muito mais clara, para que isso aconteça, é sempre importante ser transparente com relação aos seus produtos ou serviços que você disponibiliza dentro do mercado.
Se você atua com a venda de lacre de segurança, busque sempre cumprir com suas promessas e seguir o CDC, através dele, o cliente sempre está protegido de qualquer empecilho e de vulnerabilidade que uma venda possa causar.
Saber gerenciar a relação de consumos é entender e respeitar o cliente acima de tudo, buscando estabelecer um vínculo próximo, de respeito mútuo, e que trará resultados benéficos tanto para a sua empresa, ganhando mais respeito e reconhecimento de mercado, quanto ao consumidor, que sentirá segurança e confiança para se tornar seu cliente fidelicio.
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Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.