Gestores e empresários fazem a medição e acompanhamento de diversos indicadores diferentes para avaliar se a empresa está seguindo o rumo esperado e planejado.
Assim como o organismo humano conta com diferentes órgãos com funções variadas mas que garantem o funcionamento do corpo, cada setor de uma empresa é responsável por diferentes etapas que ao final devem garantir a satisfação do cliente.
Para que seja possível suprir as necessidades do público alvo de uma empresa, ela vendendo Automação Predial ou artigos de decoração, é preciso criar relacionamento e conhecer seus clientes.
Este artigo tem como objetivo ajudar você a identificar quais são os sinais que demonstram que sua empresa deve se dedicar em melhorar o relacionamento com o cliente. Continue a leitura e descubra.
1. Canais de atendimento insuficientes
Você observa, com certa frequência, relatos de clientes que buscam informações específicas sobre um serviço de Branding Industrial e relatam que enfrentaram dificuldades para obter retorno.
Pode-se considerar que a comunicação é um dos pontos mais importantes de um relacionamento, por isso é fundamental garantir que os clientes tenham acesso a meios de contatos variados, como whatsapp, e-mail, telefone e outros e mais importante, recebam resposta dentro de um prazo adequado.
2. Baixo nível de retenção
É importante mensurar se seus clientes voltam a fazer negócios com sua empresa, um alto número de clientes que compram e não retornam mais pode indicar que ficaram insatisfeitos em alguma etapa do processo de compra.
Uma forma de contornar isso é implementar uma pesquisa de pós vendas para identificar o nível de satisfação dos clientes e coletar informações importantes a respeito de possíveis oportunidades de melhoria.
3. Silêncio
Você entra em contato por telefone periodicamente, usa estratégias de e-mail marketing, envia mensagens pelo whatsapp, produz conteúdos interessantes para as redes sociais criando sua Presença Digital e tudo que seus clientes devolvem é silêncio?
Isso pode ser um importante indicativo de que sua comunicação não está atingindo seu público alvo ou que seu produto ou serviço não está agradando de alguma forma. Para identificar o problema é preciso realizar testes e mudar a forma de abordagem, tentar realizar pesquisas ou qualquer coisa que possa ajudar a encontrar onde sua empresa está errando.
4. Comparações com a concorrência
É preciso desenvolver a sensibilidade de perceber quando as argumentações típicas dos clientes, como por exemplo sobre preço alto e comparações de condições da concorrência são uma estratégia de negociação ou quando são fatos.
Clientes que indicam que determinado fator é melhor na concorrência, estão na verdade dizendo nas entrelinhas em quais aspectos que sua empresa deveria melhorar neste aspecto.
É preciso capacitar a equipe para exercer a escuta ativa e aos gestores para acolher toda crítica e sugestão coletada como uma verdadeira oportunidade de rever processos de forma a de fato conseguir atender as expectativas dos clientes.
Ter a mente aberta para aceitar que algo não está como deveria e precisa de atenção certamente trará impactos positivos para os negócios e as vendas tendem a aumentar com uma clientela satisfeita. As necessidades dos consumidores mudam a todo momento e as empresas devem permanecer sempre atentas a isso.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.