Vamos supor que você acabou de iniciar um empreendimento on-line para vender exaustor centrífugo e já deu o primeiro passo, que é a criação de um site responsivo para sua marca. Agora é o momento de divulgar o seu negócio para o seu público-alvo e iniciar os atendimento e fechar as vendas.
Você chegou até esse conteúdo porque provavelmente tem dúvidas de qual é a melhor maneira para fazer a divulgação de produtos nas mídias e gerar engajamento. Fique tranquilo, é comum no início de um negócio não saber qual é a melhor forma de gerar engajamento.
Mas é importante ter consciência de que as redes sociais serão sua maior aliada para essa missão. Fazer conexões é sinônimo de ter mais clientes em potencial e possibilitar o crescimento do seu negócio.
Como ter mais engajamento nas redes sociais
Para te ajudar a alcançar suas metas, trouxemos algumas dicas para você conseguir traçar sua estratégia de engajamento. Confira!
Conheça o seu público-alvo
Esse é o primeiro passo que qualquer empresa deve dar se deseja obter sucesso com seu planejamento estratégico de marketing. É necessário ir além das informações básicas como gênero, idade e profissão e descobrir os padrões de comportamento, desejos e problemas que seu potencial cliente deseja solucionar, por exemplo.
Com esse perfil traçado fica mais fácil para elaborar conteúdos úteis com linguagem adequada e de acordo com os interesses dessa persona. Além disso, você conseguirá estar presente nas redes sociais que mais fazem sentido para ela.
Elabore conteúdo personalizado
Muitas marcas valorizam tanto o número de curtidas e seguidores que se esquecem que os comentários e compartilhamento são métricas mais relevantes quando falamos de engajamento. Portanto, os conteúdos criados devem ser totalmente ajustados para o seu cliente em potencial, de maneira a provocá-lo a fazer uma ação.
Por exemplo, quais informações uma pessoa que precisa comprar luva de vaqueta e outros equipamentos de EPI procuram? Crie conteúdos que respondam dúvidas que as pessoas ainda não perguntaram, ou instiguem o público a perguntar. Tente ter uma interação mais próxima.
Interaja com seu público
Conforme mencionamos acima, sua marca deve focar na produção de conteúdos que incentivam a participação do público. Porém, não adianta que os seguidores comentem e compartilhem e você não responda ou interaja de volta.
Portanto, sempre tire um tempo para responder às interações, pois isso demonstra que a marca valoriza uma comunicação direta e a opinião do público. É dessa forma que a imagem da empresa vai sendo construída, com base em um bom relacionamento com os consumidores.
Mensure suas ações
Ao mensurar suas ações nas redes sociais, é possível identificar qual tipo de publicação desperta mais o interesse do público, gerou mais interações, atraiu mais visitantes, e até mais conversões. Essas informações são a chave para ajustes no planejamento e ações futuras.
Tenha seus objetivos alinhados para poder definir quais métricas e indicadores fazem mais sentido para a mensuração das duas ações.
Tenha uma estratégia ampla
Ao saberquem exatamente é o seu público, criar conteúdo que gera valor para os consumidores, ter uma boa comunicação direta e mensurar os resultados das suas ações, com certeza você conseguirá ter um engajamento melhor nas redes sociais.
Dê prioridade ao planejamento do conteúdo que será publicado e crie uma rotina. Por exemplo: quais são bons temas para uma loja on-line de lençol de borracha? Quais são as melhores formas para abordar os produtos de forma sutil? Faça testes até descobrir o que funciona melhor para seu negócio, mas tente ser o mais assertivo possível.
Esperamos que nossas dicas te ajudem a melhorar o engajamento da sua empresa nas redes sociais. Conte nos comentários o que achou dessas estratégias!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.