Criar e manter um blog médico é umas principais estratégias de marketing digital para clínicas e consultórios. Para que esta seja uma ferramenta que traga resultados, entretanto, é essencial que o conteúdo publicado seja de qualidade, original (sem ser copiado de outros sites) e tenha caráter informativo.
Hoje em dia, a internet é sempre o primeiro local onde os pacientes vão buscar alguma informação de saúde. Por isso, quem investe em marketing médico certamente está um passo à frente da concorrência para se destacar e ser encontrado. Além disso, manter um blog médico ajuda na construção da reputação online, estreitando o relacionamento com os internautas.
Um dos grandes desafios encontrados pelos profissionais de saúde, entretanto, está em encontrar tempo para manter o site sempre atualizado, bem como encontrar a linguagem mais adequada para que as informações transmitam confiança e sejam de fácil entendimento. Confira os principais passos para escrever bons textos para seu blog médico:
Blog médico: dicas para escrever seus textos com qualidade
Alinhe a linguagem a seu público-alvo
O tom e a linguagem adotados no blog médico devem estar adequados ao tipo de público que você pretende atrair. Caso a ideia seja conquistar novos pacientes, o ideal é que os textos sejam explicativos e sérios, mas sem muita formalidade ou palavras difíceis.
Escolha o tema adequadamente
Muitas vezes, o profissional de saúde pode achar que é muito interessante escrever sobre um assunto que ele gosta e domina, mas o tema não é muito relevante para o público em geral. O ideal é que os temas sejam sempre escolhidos de acordo com o que as pessoas querem ler.
Tente ver o texto como seu leitor
Tenha sempre em mente que o texto do blog médico está sendo escrito para outra pessoa ler, e não para você mesmo. Por isso, tente ver o conteúdo a partir do ponto de vista de seu possível paciente, verificando se é possível entender o assunto que está sendo explicado.
Estruture o texto
O texto do seu blog médico precisa fazer sentido e, para isso, é necessário que ele tenha uma estrutura básica composta por:
- Introdução ao tema;
- Desenvolvimento, com explicação sobre o assunto e seus principais desdobramentos;
- Conclusão e call-to-action convidando o leitor a tomar uma atitude.
Atenção às frases longas e termos técnicos
Frases muito compridas podem se tornar confusas e difíceis de entender, assim como o excesso de termos médicos e palavras técnicas. Por mais que a intenção seja se portar como autoridade no assunto, é necessário que você se faça entender. Não adianta ter um blog médico repleto de informações que os leitores não compreendem.
Mensure os resultados
Se você está pensando em ter um blog médico, certamente é porque esta ferramenta cumpre objetivos específicos dentro da sua estratégia de marketing digital. Por isso, é fundamental sempre mensurar os resultados obtidos a partir das postagens anteriores, aprimorando seus novos conteúdos para que eles alcancem cada vez mais resultados. Não se esqueça de levar em conta os comentários e perguntas de seus leitores.