Pedagoga Marianna Canova dá dicas para entender o estilo de aprendizado da criança e qual a melhor linha de ensino para ela
Poucas escolhas são tão importantes quanto a escola do filho. Quem pesquisa entre várias opções e leva em consideração os aspectos pedagógicos – e não apenas o financeiro e a proximidade de casa –, pode acabar entrando em parafuso com as nomenclaturas e promessas semelhantes entre instituições de ensino.
Para a jornalista e professora Renata Freire Rocha Duarte, a pesquisa para matricular o filho no ensino fundamental envolveu o acolhimento, o estímulo à autonomia e criatividade e, é claro, a adequação ao orçamento da família. Mesmo com esses critérios, várias escolas pareciam boas candidatas.
“Foi um processo que levou dois meses, e no final precisei de orientação profissional. Sentei com a pedagoga da escola de educação infantil e ela me ajudou a entender o estilo de aprendizado do meu filho e o que as escolas realmente oferecem no aspecto pedagógico e humano”, ela relembra.
A pedagoga Marianna Canova, que realizou essa consultoria, explica que o encaminhamento adequado das crianças com quem ela convive traz grande satisfação. “Queremos ter certeza de que nossos alunos vão para uma escola que os receba de forma respeitosa. Nosso desejo é evitar que as famílias imaginem uma coisa e, depois do início das aulas, tudo seja diferente e a criança não se adapte e não aprenda.”
Diretora do Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil, Marianna é autora do e-book “Qual a melhor escola para o meu filho? Guia para os pais”, disponível online (veja abaixo no serviço). No livro e em conversas que mantém com os pais tanto da escola quanto em assessoria prestada a toda a comunidade de Curitiba, ela busca esclarecer a diferença entre escolas tradicionais, construtivistas, sociointeracionistas, Montessori, Waldorf, Freinet, entre tantas outras linhas.
“Em Curitiba, são nove tipos de metodologia, e vemos que muitas escolas se divulgam como sociointeracionistas, linha respaldada pelo psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) pela qual o meio social favorece o processo de aprendizagem. Considero isso fantástico, uma escola que permita a interação inteligente entre crianças e em que a aprendizagem vem pelo meio do outro. Porém, na prática vemos que, em muitas escolas, as crianças não têm interação e o material didático vem todo pronto, sem espaço para a escuta da criança. É uma contradição”, alerta a profissional.
Para ela, as famílias precisam ter certeza de que o perfil de aprendizagem do seu filho se encaixa com a metodologia da escola – e com seus ideais de pais.
“Se a criança é teórica, e vai para uma escola mais livre, talvez se sinta deslocada. Já se é mais ativa e criativa, e vai para uma escola que bloqueia isso, pode-se perder seu potencial de desenvolvimento.”
Ela salienta que não existem escolas “ruins”, e sim aquelas que se encaixam com o perfil da família. “Se você entende como seu filho aprende, irá buscar um espaço que desenvolva esse potencial.”
Para Renata, a expectativa de encontrar uma “escola perfeita” traz um peso desnecessário. “Quero deixar uma dica aos pais”, ela enfatiza. “A escola precisa falar a mesma língua de vocês, tanto na comunicação com a criança quanto com vocês, e ainda na disciplina empregada e nas avaliações. E nada impede que a escolha seja revista nos anos seguintes para, eventualmente, mudar de instituição”, sugere.
SERVIÇO
E-book “Qual a melhor escola para o meu filho? Guia para os pais”
De Marianna Canova, pedagoga e psicopedagoga
Investimento: R$ 19,90
Onde comprar: https://escolhacertaescola.wixsite.com/ebook
Consulte também o atendimento de orientação para a escolha da escola realizado com toda a comunidade de Curitiba!
Sobre a escola: O Peixinho Dourado Berçário e Educação Infantil já formou muitas gerações. Desde 1980 instalado no Alto da XV, em Curitiba, acolhe crianças de 4 meses a 6 anos, com uma proposta pedagógica diferente. Por acreditar que todo mundo nasce um pequeno cientista curioso, investe em projetos que partem das próprias crianças, incentivando a descoberta com o uso de diferentes temas e materiais. Sobretudo, traz o cuidado com cada aluno de maneira completa, desde uma alimentação bem saudável até os aspectos cognitivo, social, emocional e funcional.