Se você não tem um local de vendas, digamos, tradicional, saiba que precisará de outras maneiras para distribuir seus produtos, seja roupas ou Piso industrial, e colocá-los nas mãos dos clientes.
Para escolher o método de distribuição correto e evitar que os clientes prefiram seus concorrentes, faça o seguinte:
- Compare a facilidade logística versus o custo;
- Além disso, calcule todas as circunstâncias que podem tornar certas opções insustentáveis, por exemplo, se seus produtos precisarem ser entregues congelados.
Dica
Se está lendo este texto, certamente é porque saiu de trás de sua Mesa Rustica de madeira e quer ir além. Os métodos podem ser separados em dois tipos: de distribuição e atacadistas e distribuidores. E vamos explicar cada uma delas logo abaixo!
Auto Distribuição é melhor para vendas locais
Se você vende produtos apenas numa determinada região, pode distribuí-los, desde que tenha os veículos e pessoas preparadas para fazê-lo. Desta forma, não precisará pagar intermediários, como: atacadistas ou distribuidores e ficar com o preço integral de compra. Se colocarmos na ponta do lápis, é um ganho e tanto no final do ano.
Atacadistas e distribuidores
Ao trabalhar com atacadistas e distribuidores, faça a entrega de seu produto em um local central, e não em cada loja individual. Ou seja, a maior parte dos atacadistas levam seu produto de um lugar para outro e faturam os clientes, em contrapartida, os distribuidores também estão envolvidos no marketing.
É comum que os distribuidores, que estão mais envolvidos nas vendas, taxem de maneira masi alta seus produtos. É quase como um catalisador para tinta, que seca rapidamente 25 a 30% para os distribuidores, contra 10 a 20% para os atacadistas.
Encontrando a melhor opção
Ainda não conseguiu decidir qual dessas opções de distribuição é melhor para sua empresa? Vamos fazer o seguinte:
- Crie projeções com base no volume de vendas atual e no volume esperado para um futuro próximo.
- Se está vendendo, atualmente, R$ 1.000 em produtos por semana e tem um gasto de R$ 200 em mão de obra, além das despesas com seu próprio veículo para fazer as entregas, é melhor investir em um atacadista, com uma margem de lucro de 20%.
- No entanto, o custo real do seu veículo não aumentará proporcionalmente à medida que você adicionar as entregas, porque as despesas com seguro, por exemplo, permanecerão as mesmas.
- Com entregas locais, o custo de mão de obra por hora diminuirá gradativamente, conforme adiciona entregas, porque você fará mais paradas em uma área concentrada.
Por causa dessas economias, se planejar expandir seus negócios para R$ 2.000 em vendas semanais, acabará ganhando mais dinheiro fazendo sua própria distribuição.
Agora, se o seu intuito é cobrir uma área de entrega mais ampla (de cidade para cidade),, um atacadista ou distribuidor pode ser uma opção melhor, porque seus caminhões podem cobrir mais terreno e deixar tudo mais prático.
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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais