8 benefícios de terceirizar serviços

Há tempos, a terceirização de serviços é uma realidade no país. E a adesão a esse modelo de contratação só cresce e não é apenas de grandes corporações, como as indústrias que possuem extensas linhas de produção, desde maquinários a itens como fios e cabos elétricos, por exemplo, mas também de pequenas empresas.

Isso porque, há muitas vantagens de investir na terceirização, que impactam diretamente na eficiência e também na rentabilidade das organizações. Venha conosco e confira 8 benefícios da contratação.

Terceirização: o que é e quais áreas podem ser terceirizadas

A terceirização, também conhecida como outsourcing no mundo corporativo, é nada mais que um processo de transferência de atividades, no qual uma empresa passa a realizar serviços intrínsecos aos negócios de outra organização.

Para deixar mais claro, vamos dar um exemplo: uma empresa especializada na elaboração de projetos de instalações elétricas, precisa de ter um auxílio jurídico, no entanto, invés de ter um departamento interno, contrata uma empresa para prestar serviços advocatícios para tratar das suas documentações de contrato. 

Além de serviços jurídicos, é possível terceirizar diversas áreas, como: limpeza, manutenção, cobrança, atendimento, portaria, segurança, entre outros.

Agora, veja a seguir, as vantagens da terceirização de serviços que faz da contratação, um investimento assertivo.

8 vantagens da terceirização de serviços

  1. Diminuição de custos: uma das principais vantagens da terceirização é, sem dúvida, a redução de custos operacionais, pois evita os encargos trabalhistas previstos na contração de mão de obra. Por isso, muitas empresas, como as que atuam com quadro de distribuição para grandes obras, por exemplo, preferem contratar uma empresa especializada em instalação.
  2. Ajuda a promover o desenvolvimento: com a redução dos gastos com a contratação de profissionais, há, consequentemente, mais recursos financeiros, que podem ser direcionados a investimentos em melhorias em produtos e serviços.
  3. Mais ganho de tempo para os gestores: a gestão de pessoas é uma tarefa que toma tempo dos líderes. Com a terceirização de serviços, os líderes têm mais tempo para focar em estratégias que tragam resultados para os negócios da empresa.
  4. Acesso a profissionais qualificados: as empresas especializadas em serviços terceirizados contam com mão de obra capacitada e treinada continuamente, garantindo assim, um atendimento eficiente, seja para processos internos ou externos.
  5. Melhor aproveitamento dos funcionários: a terceirização é estratégica para empresas, pois possibilita o melhor aproveitamento dos profissionais, que podem ser colocados em atividades que geram mais resultados mercadológicos.
  6. Sem preocupação com faltas: organizações que trabalham com a terceirização de serviços de portaria, limpeza, manutenção, entre outros, em casos de ausência do funcionário, encaminham outro no lugar.
  7. Mais previsibilidade de pagamentos: como falamos, é possível contratar empresas especialista em operações de cobrança, o que traz mais controle quanto os pagamentos dos consumidores.
  8. Colabora com a imagem da organização: quando o serviço é bem realizado, logo o contratante fortalece a sua marca no mercado, fator de extrema importância para o aumento da capacidade competitiva.

Não esqueça: assim como qualquer serviço, é preciso sempre pesquisar e avaliar a credibilidade da empresa para garantir segurança e alta eficiência.

Se gostou do conteúdo, aproveite para compartilhar com amigos.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *