Num contexto de pandemia e com crescimento exponencial de transações financeiras realizadas no mobile e internet banking, os golpes bancários também registraram aumento.
Segundo levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve crescimento de 165% nos golpes que utilizam engenharia social, no primeiro semestre de 2021 em comparação com o segundo semestre de 2020.
Golpes de engenharia social são aqueles em que há manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou faça transações em favor dos criminosos.
De acordo com o levantamento, foram registrados o aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing, fraude que visa obter os dados pessoais do usuário, por meio mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos ou ainda páginas falsas na internet que induzem a revelar dados pessoais. Os dados apontam que são tiradas cerca de 3 mil páginas fraudadas de bancos por mês.
O golpe do falso motoboy cresceu 65% durante o período da quarentena. Já os golpes do falso funcionário e das falsas centrais telefônicas cresceram 70%. Além disso, a Febraban também afirmou que houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.
Para contribuir no combate aos golpes e fraudes, as instituições financeiras investem anualmente cerca de R$ 2,5 bilhões em cibersegurança.
Além disso, é necessário promover constantes campanhas educativas, uma vez que a população ainda não possui o mesmo comportamento de segurança no mundo digital conforme adotado no mundo físico.
Por essa razão, a Febraban, mais de 25 bancos associados e a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) promoveram entre os dias 25 e 29 de outubro a 2ª edição de 2021 da Semana da Segurança Digital, que busca promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura, com orientações de prevenção contra os principais golpes e fraudes digitais.
Ainda está sendo veiculada nas TVs abertas e fechadas uma campanha de marketing, intitulada Pare & Pense #Pode ser Golpe, para alertar e orientar a população. A campanha traz informações e dicas para que clientes se protejam. Confira algumas dicas:
Não compartilhe sua senha ou a encaminhe por mensagens. Não utilize números com referências pessoais, como datas de aniversário. Nem números repetidos ou sequenciais, por exemplo: 111111 ou 123456.
- Não compartilhe sua senha ou a encaminhe por mensagens. Não utilize números com referências pessoais, como datas de aniversário. Nem números repetidos ou sequenciais, por exemplo: 111111 ou 123456.
- Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não solicitam o envio de cartões e nenhum funcionário vai à sua casa buscar seu cartão.
- Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. Nunca informe o código de segurança do cartão. Ao finalizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
- Ative a função de segurança “autenticação de dois fatores” em suas contas de e-mail e redes sociais.
- Ao receber ligação do banco solicitando para entrar em contato com a Central de Atendimento sob hipótese alguma informe sua senha.
- Confira a origem de mensagens e e-mails que dizem ser do seu banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas. Lembre-se, o banco não envia e-mails sobre invasão na conta bancária.
- Em compras online, dê preferência a sites de confiança. Sempre confira o endereço no navegador. Use o cartão virtual para efetuar compras na internet.
- Ao pagar boletos, realizar transferências ou PIX sempre confira o nome do recebedor.
- Não envie fotos, vídeos ou capturas de tela da transação. Aguarde pelo comprovante da operação, caso precise compartilhar com alguém.
- Cuidado com o que você compartilha nas redes sociais. As informações podem ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.