Dentro de qualquer negócio, o grande segredo para o sucesso é a comunicação. Ela é a base para relacionamentos mais duradouros, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Sem o diálogo, é praticamente impossível que se mantenha uma base sólida, e que você consiga evoluir dentro de sua empresa, tanto corrigindo falhas e reconhecendo os pontos positivos.
A comunicação é importante em todos os aspectos de seu negócio, seja para estabelecer um laço com o cliente e apresentar as suas novas estruturas metálicas, ou para ter um controle com seus funcionários.
Antes de falar com seu público é importante primeiro, ter uma comunicação interna mais clara com todos os seus colaboradores.Desta forma, eles sabem o que está se passando dentro da empresa e obtém mais informações de maneira geral.
O que é a comunicação interna?
Comunicação interna é uma área que se dedica a informar o público interno de uma organização por meio de seus canais oficiais.
De forma resumida, ela possui o objetivo de informar e falar com todos os funcionários sobre o que está acontecendo. Imagine uma empresa de placa de energia solar, por exemplo, suponhando que ela passe por mudanças em relação a venda de produtos, é ideal avisar a todos os colaboradores desta área.
Para que a comunicação interna serve?
Ela possui diferentes objetivos e funcionalidades que podem ser aplicadas, como por exemplo, anunciar a chegada de um novo funcionário, informar sobre o funcionamento da empresa em feriados ou recessos, alertar sobre reuniões, falar sobre as práticas, missões e valores da empresa e por aí vai.
O principal objetivo dela é justamente levar uma boa imagem da empresa junto aos colaboradores, mostrando todos os benefícios e tudo aquilo que ela pode agregar, além de claro, informações que sejam relevantes no dia a dia.
Não estamos falando em expor segredos ou patentes de seu negócio, e sim, em trazer um fluxo de informações mais qualificado que agrade todas as áreas dentro de seu empreendimento.
Qual a importância da comunicação interna?
Imagine uma empresa que trabalha com a venda de purgador de vapor, ela está fazendo tudo certo, produzindo produtos de qualidade, tendo um bom diálogo com seu público, mas muitas vezes, a engrenagem que falta é justamente a comunicação interna.
Ela é fundamental para qualquer negócio, já que estreita os laços entre a empresa e o colaborador, buscando trazer sempre um bom relacionamento entre ambos.
Isso porque, ela atua em todos os níveis de comunicação, desde os textos mais simples sobre novidades, até os mais complexos informando mais sobre a empresa e gerando uma certa carga emocional.
Com isso você consegue educar seu cliente interno e difundir na mente dele a missão, os valores e as boas práticas existentes dentro de seu negócio.
Além de manter um fluxo de informação padronizado, favorecer a transparência e um clima organizacional agradável, promover a conscientização sobre temas relevantes, compartilhar estratégias e planejamentos com sua equipe, fortalecer relacionamentos e abrir mais o local de fala de seus colaboradores.
Essas são algumas das várias importâncias existentes na comunicação interna, como conseguimos observar, ela é parte mais do que fundamental dentro de qualquer empresa, por isso, se você ainda não adotou essa estratégia comece a implementar e veja o impacto que ela pode causar em sua empresa.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.