Cosméticos e estética são um dos temas mais falados nas redes sociais; saiba como obter destaque e sucesso na área
(Crédito: iStock)
Hoje em dia, com o alto consumo de redes sociais, as pessoas viram nisso uma oportunidade de trabalho: vender produtos, prestar serviços e até mesmo se tornar uma digital influencer. Trabalhar nesse ramo exige conhecimento na área desejada, se especializar e falar do tema abordado com propriedade, além de conhecer o público que pretende atingir e se comunicar na linguagem dele.
O ramo da beleza é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Estima-se que o número de vendas de cosméticos cresceu 5,7% no primeiro quadrimestre no ano de 2021. Portanto, pelo grande interesse no público nesse mercado, diversas mulheres decidiram se tornar blogueiras na área da beleza. Dentro desse universo, pode-se abordar diversos temas: tratamentos para a pele, autoestima, recomendação de produtos, marcas sustentáveis e práticas que melhorem a aparência.
Para ter um conteúdo que atraia o seu público-alvo, é necessário que tenha boas fotos, vídeos, textos explicativos e estar sempre atualizada com as inovações do mercado. Para fidelizar o seu público, seja no Instagram, Facebook ou YouTube, é importante falar a mesma linguagem dele, para que haja uma interação e comunicação descontraída, como se estivesse falando com uma pessoa íntima em sua vida. Isso faz com que a pessoa se sinta mais à vontade para acompanhar o conteúdo preparado.
As pessoas percebem quando a blogueira fala de forma clara e sincera sobre as marcas e os produtos testados; portanto, seja honesta com o seu público, caso não goste de algum produto, e passe uma visão clara sobre o que deseja abordar. Esse senso de percepção atrai o público, pois também não demonstra que a intenção da blogueira seja somente vendas e parcerias, e sim ser verdadeira com as pessoas que lhe acompanham.
Aproveite que no nicho da beleza existem diversas marcas no mercado, e isso é bom para comparar os produtos e mostrar técnicas diferentes de utilizá-los.
Outro ponto para se obter sucesso com as redes sociais é a constância de postagens com conteúdo atrativo. Planeje as postagens com uma semana de antecedência para serem feitas com calma e entregar o melhor para as pessoas que acompanham as redes sociais.
Caso a escolha do blog seja falar sobre maquiagem ou estética, procure aprofundar-se no tema fazendo cursos ou se matriculando em uma faculdade de estética e cosmética.
É possível ganhar dinheiro sendo influencer, mas isso exige organização, planejamento, bons conteúdos para atrair o público desejado, boas fotos e vídeos de tutoriais e, principalmente, conhecimento no tema abordado.