O mercado muda constantemente e as coisas que despertam desejo nos consumidores hoje, podem não darem mais resultado dentro de alguns meses, ou até menos, por isso é importante estar sempre atento para as estratégias utilizadas.
Visando a ampliação do faturamento e a melhoria da saúde financeira da empresa, é preciso sempre elaborar estratégias voltadas para a captação de clientes. Para ajudar você a descobrir como conquistar mais clientes para sua empresa, elaboramos este artigo. Continue a leitura e confira!
CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO
Você provavelmente já viu essa dica muitas vezes e isso só reforça o quanto é fundamental conhecer seu público-alvo. Não é possível conseguir elaborar estratégias assertivas para captar mais clientes se você não souber o que estas pessoas precisam.
De acordo com o produto ou serviço da empresa é preciso definir qual seria o perfil de cliente ideal, isso significa descobrir as principais características sobre as pessoas com maior potencial de comprar seu produto ou serviço.
Uma empresa que vende sistema de som ambiente, por exemplo, pode identificar que seu público ideal é composto por homens e mulheres entre 37 e 50 anos, com imóvel próprio, empresários ou executivos e que têm interesse por música e arte em geral.
É importante salientar que esse perfil não é para quem o gestor deseja vender, esse perfil deve ser estabelecido a partir de dados da base de clientes ou estudo de mercado, afinal ele está tendendo para ficar cada vez com mais nichos, por isso entender bem qual parcela da população pode ser atendida pelo seu produto ou serviço é essencial.
Tendo essas informações é possível estabelecer uma comunicação muito mais assertiva, que irá gerar mais conexão e, consequentemente, mais retorno para seu negócio.
FOQUE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Percebe-se uma mudança de comportamento onde as pessoas têm o desejo de se conectar com as marcas de maneira mais profunda do que somente a relação de compra e venda. Além disso, há uma maior demanda para experiências completas.
Isso significa que os consumidores desejam marcas mais humanizadas e acessíveis e para tanto, as redes sociais são ótimas aliadas. Há de se reconhecer que a maior parte das pessoas passa muito tempo nas redes, portanto sua empresa deve estar presente.
Priorize as plataformas mais utilizadas pelo seu público-alvo e crie conteúdos que agreguem valor para seus possíveis consumidores, você pode, por exemplo, dar dicas sobre produção de cerveja, caso venda insumos para cerveja, ou então falar sobre economia nas reformas se falar sobre obras.
ANÚNCIOS
Não é mais possível contar apenas com indicações e a sorte para conquistar novos clientes, você precisa investir em anúncios. A grande vantagem dos anúncios on-line é que é possível segmentar muito bem as pessoas para quem eles serão veiculados.
Com base nas informações sobre o público-alvo da empresa, é possível definir que apenas pessoas que preencham esses perfis vejam o anúncio de compressor parafuso, por exemplo, isso significa que as possibilidades de que as pessoas impactadas de fato comprem são muito grandes.
Entender como o seu produto ou serviço transforma a vida do público-alvo é a peça chave para elaborar campanhas que tragam clientes novos para o negócio e mais do que isso, pode ser a resposta para fidelizar os clientes garantindo a sustentabilidade de sua empresa.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.