Uma das ações mais importantes na criação de um negócio é a precificação, que não é uma das tarefas das mais simples, especialmente quando se trata de um produto mais específico, que atende um determinado público, como uma placa de polionda, por exemplo.
Isso porque não precificar adequadamente pode levar a perda de faturamento e, consequentemente, interferir no desenvolvimento e até mesmo na sobrevivência da empresa, principalmente se ela for recém aberta.
Para ajudar neste desafio, existem estratégias eficientes, uma delas é o preço skimming. Prossiga a leitura para entender do que se trata esse modelo.
Afinal, o que é preço por skimming?
Preço por skimming é um modelo de precificação no qual o valor aplicado no item é elevado, ou seja, acima da média praticada pelo mercado. E quando esse produto atinge certa maturidade, o seu preço vai reduzindo.
Esse tipo de estratégia de precificação é geralmente usado para atrair um público que não está focado apenas no preço, mas sim no seu valor, no seu potencial de diferenciação. Portanto, o modelo gera uma expectativa no cliente, fomentando as vendas.
Diversos segmentos utilizam esse modelo, como o fabril, que insere o preço alto de equipamentos com valor já bastante percebido, como, por exemplo, uma máquina de solda elétrica
A grande vantagem da estratégia de preço por skimming é que ela consegue abordar consumidores mais inclinados a obter exclusividade e depois, com a redução do valor, outros que prezam mais pelo preço.
Portanto, o modelo é ideal para aumentar o faturamento inicial de um novo produto e manter ao longo do tempo a rentabilidade, preservando a competitividade com os concorrentes.
Além de ser estratégico para equipamentos e itens, o preço por skimming também é empregado no lançamento de serviços que usam tecnologia diferenciada, como projeto de instalações elétricas, por exemplo.
5 estratégias de precificação mais usadas no mercado
Além do preço por skimming há outras estratégias de precificação que são usadas por diferentes ramos do mercado. Selecionamos 4 delas:
- Penetração: diferente do preço por skimming, a estratégia é colocar o valor do produto abaixo do mercado. O objetivo é obter vendas mais rápidas.
- Preço por pacote: chamado também por apreçamento por pacote, o modelo tem como meta elevar o valor médio de produtos por meio da criação de pacotes ou kits.
- Preço por curva de experiência: essa estratégia é aplicada quando o produto ou serviço vai ganhando notoriedade, no qual o preço sobe em conformidade com a demanda e o prestígio angariado.
- Preço quebrado: nesse modelo, o valor do produto conta com quebra, ou seja, ele não tem um valor redondo. Essa estratégia é muito adotada por gerar efeitos psicológicos no cliente, que sente que está obtendo um produto com valor mais atrativo.
- Preço por meta de lucro: a proposta da estratégia é simples: precificar o produto ou serviço de acordo com o que se deseja obter de lucro em específico período.
Essas são algumas das mais utilizadas estratégias de precificação, que servem para os mais variados nichos de mercado. Agora cabe escolher a que mais se adequa aos objetivos do negócio.
Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.