Toda empresa da área automotiva acaba se aquecendo e crescendo de modo incrível, pois, se existe um recurso que revolucionou radicalmente o estilo de vida moderno ou contemporâneo, foram os carros.
De fato, a indústria automotiva sempre está entre as mais importantes de qualquer país, haja vista a relevância que os automóveis têm hoje em nossas vidas.
Seja para aplicações pessoais e familiares ou para o uso comercial e industrial, ainda mais importante.
Imagine o caso de uma empresa que vende e entrega totens personalizados. Seria impossível conceber seu dia a dia sem o reforço de uma frota de carros e motos, sem falar nas indústrias primárias e secundárias, que contam com automóveis de carga pesada.
Essa importância se reflete nas próprias pesquisas de mercado. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a indústria automotiva é uma das únicas que continua crescendo dois dígitos mesmo em meio às crises.
No último período, vimos uma curva de crescimento de nada menos que 13%, o que na prática já reflete uma injeção de cerca de R$ 2 bilhões a mais no mercado.
Lembrando que isso estimula vários modelos de negócios e dezenas de nichos transversais.
Por exemplo, uma empresa que desenvolve programa para gestão financeira voltado para a indústria automotiva faz parte dessa fatia do mercado ou uma que fornece programas, softwares e aplicativos para uma oficina.
É justamente aí que entra o assunto deste artigo, em que decidimos aprofundar sobre as 4 dicas de gestão para uma oficina automotiva poder crescer e se destacar no mercado. Afinal, não basta o ramo ir bem, você precisa que seu próprio negócio cresça.
Lembrando que hoje a concorrência está tão grande que o mundo corporativo nunca viu nada igual, seja qual for o segmento.
De fato, todo dia surge uma empresa nova prestando os mesmos serviços ou vendendo os mesmos produtos de sempre.
Para se destacar no meio dessa multidão, somente com dicas de gestão que permitam à sua empresa e sua equipe atingir a excelência.
Até porque, não é só a competitividade, mas também os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados.
Assim, um ponto bacana deste artigo é que ele tem uma visão mais holística das oficinas como sendo business, ou seja, um negócio.
Portanto, as dicas vão desde finanças ou assessoria contábil, até marketing e atendimento de excelência ao cliente final.
Disto isto, se você realmente quer mergulhar de cabeça nos recursos de gestão que podem revolucionar a história da sua oficina automotiva, melhorando os processos, as vendas e até a força da marca na região, basta seguir com a gente até o fim da leitura.
Afinal, por que fazer gestão?
Ainda deve existir muito empresário que pensa que para ter sucesso basta abrir uma empresa com boas intenções ou contar com o boca a boca e esperar que o cliente venha até sua porta com o dinheiro na mão.
Infelizmente, já se foi o tempo em que isso funcionava, quando as cidades eram pequenas e cada avenida tinha apenas uma loja de cada tipo de serviço ou produto.
Com o advento da internet, as empresas simplesmente se viram na obrigação de se reinventar diariamente.
Afinal, o cliente da nova geração não vai sair por aí perguntando qual oficina automotiva é melhor, o que ele vai fazer é puxar o celular.
Então, graças à internet e aos motores de busca, ele vai pesquisar qual é a oficina mais perto da casa dele, junto com as qualificações que ela recebeu dos últimos clientes.
Isso vale para qualquer demanda, desde o setor automotivo até um empresário que precisa de endereço comercial virtual.
Os motores de busca e a esfera digital como um todo se tornaram um dos maiores paradigmas da vida contemporânea.
Daí a necessidade de fazer uma gestão empresarial, que leve em conta não apenas as exigências internas de um negócio, como o balanço de caixa e questões fiscais, mas também as mudanças que o mercado sofre.
Somente com esse horizonte, que é ao mesmo tempo teórico e prático, e que se preocupa com uma filosofia de trabalho de excelência, é que uma marca consegue sobreviver atualmente.
1. A questão financeira
É claro que é importante se destacar no mercado, mas a verdade é que para isso acontecer, primeiro sua empresa precisa manter-se nele, ou seja, ela tem que ser sólida e sustentável.
Assim, a gestão deve começar pela organização interna do fluxo de caixa, que funciona com base em duas colunas essenciais: a entrada e a saída de recursos.
Naturalmente, é preciso contar com softwares, programas e até aplicativos que podem ajudar nisso, automatizando ao máximo cada um dos setores da oficina.
Isso já traz várias vantagens que costumam ir além do que a maioria imagina. Além de permitir medidas mais abrangentes como controles patrimoniais, há elementos práticos, imediatos e até mesmo estratégicos.
Por exemplo, sua parte fiscal se torna mais eficiente e diminui a chance de erros, sendo que alguns deles poderiam custar bem caro para os cofres da firma, por gerarem multas.
Outro exemplo é você conseguir mensurar quais táticas aplicadas estão trazendo mais retorno, e quais não valem a pena.
Por exemplo, uma campanha de marketing que funcionou mais do que outra, permitindo investir apenas na primeira e descontinuar a segunda.
Outra opção é um tipo de reparo que a oficina automotiva realiza, mas na verdade não se paga, além de tirar muito tempo dos mecânicos. Com o controle financeiro em mãos, é possível alterar o valor de cobrança dele, ou mesmo descartá-lo.
2. A relação entre sócios
Alguém já disse que uma sociedade comercial é igual um casamento, já que ela é formada de partes que não necessariamente pensam de modo igual, mas têm o mesmo objetivo.
O foco aqui é crescer de modo sólido e sustentável, portanto é fundamental que haja um alinhamento entre os donos do negócio, por várias razões.
A primeira é que isso vai se refletir na equipe, já que o exemplo da diretoria acaba por influenciar todos os demais setores, desde a parte mais estratégica até a mais operacional, seja de mecânicos e recepcionistas ou de pessoas da segurança e da limpeza.
Portanto, o esforço dos sócios não está apenas no primeiro dia, ou na hora em que fizeram a locação de espaço comercial para começar a montar a oficina. É preciso estar sempre alinhado, inclusive por meio de reuniões e bate-papo.
Outro exemplo de como isso influencia na gestão e no crescimento é a questão financeira.
Neste caso, é fundamental não confundir o caixa da empresa com a própria conta bancária, mas manter as coisas bem divididas, cada um fazendo sua parte.
3. A excelência dos funcionários
Vivemos a era do atendimento humanizado, isto é, das marcas que cada vez mais tentam se aproximar do seu público-alvo, querendo agradá-lo, pensar igual ele e até “falar” igual a ele, como nas redes sociais (que veremos abaixo).
No caso de uma oficina automotiva isso é ainda mais importante e mais complexo. Afinal, temos aqui a demanda comum por um atendimento positivo, nos seguintes canais:
- Telefone;
- E-mail;
- Site e chat;
Entre tantas outras possibilidades de interação entre as partes. Só que além disso tem a parte técnica, já que se trata de uma prestação de serviço.
Assim, tal como um marqueteiro que faz um totem de propaganda, o mecânico também precisa ser muito bem treinado, além de fazer cursos de reciclagem e estar sempre em dia com as novidades.
Hoje essa diferença é o que se chama hard skill, que são as “habilidades duras”, isto é, as técnicas ligadas ao serviço.
Portanto, soft skills, que são habilidades como gentileza, liderança e empatia. Uma oficina de excelência precisa investir nos dois.
4. Automatize o marketing
Por fim, além do marketing tradicional de panfletagem, revistas e jornais, é preciso investir no marketing digital, cuja maior vantagem talvez seja a da automatização.
Assim, você consegue fazer uma gestão profissional e causar muito boa impressão aos clientes, sem parecer que é a tecnologia quem está ajudando.
Um exemplo são os chatbots, como quando você entra no site de uma empresa de comunicação visual e um robô simplesmente começa a falar com você pela lateral da página.
Outro exemplo são os softwares de banco de leads, que permitem disparo de e-mails em massa, segmentação do público, envio de promoções customizadas e muito mais.
O importante é estar presente na esfera digital e fazer isso com qualidade de suporte e humanização de marca.
Considerações finais
Portanto, o setor da indústria automotiva só cresce no Brasil, o que aquece também as oficinas que dão suporte para seus clientes que têm carros, motos, vans e muito mais.
Um modo de conseguir uma fatia boa desse mercado é seguindo as 4 dicas de gestão que demos acima.
Com o tempo, você ganha autonomia e pode aprender a ir abrindo outras frentes, mas essas são essenciais e podem fazer toda diferença desde já.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.