Como funciona o food truck
Carrinhos de comidas espalhados nas ruas sempre foram uma realidade, principalmente em cidades do interior. De alguns anos para cá, isso tem se evoluído e alcançado dimensões, até então, inesperadas.
Os food trucks se tornaram cada vez mais estilosos e se destacam pela sua variedade do tipo de comida que se tem. Se antes o carrinho de comida era conectado automaticamente com cachorro-quente, hoje é com qualquer tipo de comida inimaginável.
Comidas típicas, comidas rápidas, mais elaboradas ou um bar sobre rodas com diversos rótulos de cerveja on tap para você degustar, os food trucks hoje são uma verdadeira evolução no modo em que comemos e bebemos hoje.
Surgiram então, alguns parques exclusivos para estes carrinhos, espaços dedicados à quase uma exposição de comidas para todos os gostos. Presente em feiras e eventos, em portas de universidades e estádios, os food trucks estão tomando conta das ruas.
Tendências para o futuro
Os food trucks surgiram como forma de se desviar de crises econômicas que atingiram os EUA no passado, mas perdura até hoje e se mostra que está longe de decair.
Com a inovação e tecnologia digital, os empreendedores desse setor se renovam e se adequam à necessidade do consumidor.
Com uma comunicação, normalmente, mais informal, o food truck costuma ter uma aparência mais descolada e independente, não só eu seu ponto de venda, em seu caminhão na hora de servir seu cliente, mas este comportamento está presente desde sua identidade no marketing digital.
Muitos dos foods trucks já aderiram também a opção de deliverys próprios ou por aplicativos facilitadores, isso mostra que até mesmo setores que parecem tão simples têm que estar atentos para toda a possibilidade de rendimento.
O empreendedor de food truck deve estar sempre de olho em tendências em alta e até mesmo prever futuras tendências que poderiam funcionar a favor de seu empreendimento, e investir para que o crescimento seja constante.
E como falamos de alimentação, claro que não podemos deixar de lado questões de higiene e segurança, principalmente em período pós pandemia. Apesar de ser uma alimentação despojada, feita na calçada ou no parque, a higiene deve ser sempre prioridade.
Segurança no uso de material tóxico devem ser sinalizados os riscos, os perigos, e uso de conectores elétricos que contenham o certificado de segurança ideal, que cumpram com as regras previstas em lei e assim valorizando ainda mais o empreendimento.
A preocupação com a saúde e segurança está e continuará presente no mercado de forma genuína.
Um dos ítens de maior importância e que tende a se destacar entre os empreendedores do food truck é a sustentabilidade.
Optar por ingredientes orgânicos, métodos de receitas que gerem o menor impacto para o ambiente, consumo consciente e saudável.
Investir em aquecedor de gás industrial, alimentos orgânicos, explorar culinárias diferentes que atraiam todos os públicos, inserir receitas veganas e vegetarianas, incentivar a alimentação equilibrada e sem elementos artificiais.
Já é tendência a restauração de veículos antigos para utilização como food truck, sendo econômico e fazendo uso de matérias que seriam descartadas. Desde a carcaça do veículo até o motor elétrico usado.
Um novo modelo de food truck que tem mostrado bons resultados é o de comidas personalizadas. Dar a opção do cliente escolher como ele quer comer. É dar a liberdade do cliente decidir quais ingredientes, ordem de montagem e desvendar novos sabores.
Por fim, concluímos que o food truck ainda tem muito mais para crescer, ainda há muitas tendências que surgirão e provará que este é um negócio cada vez mais rentável.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.