Qual a necessidade das gôndolas
Você sabe o que são gôndolas? Nada mais são do que as prateleiras instaladas no ponto de venda para a exibição do seu produto. Seja em uma grande rede de vendas ou em um estabelecimento menor, é ali que o consumidor final verá o produto e fará a decisão de compra. Investir em gôndolas é tão essencial como investir em placas de painel solar, faz toda a diferença na hora do retorno financeiro.
As gôndolas também são fortes aliados na hora de anunciar, pois existe uma estratégia de marketing para cada distribuição de itens e suas distribuições, pois cada produto é colocado de forma planejada.
Identificar qual o melhor tipo, modelo e capacidade da gôndola que melhor se adequa ao seu empreendimento é fundamental, por isso, analise as opções e certifique-se de que aquela atinge o seu objetivo de exposição de vendas.
Como usar a gôndola a favor de seu negócio
As gôndolas não só expõem os produtos em questão como são diretas e indiretamente um ponto de conversão de vendas, que influencia na decisão de compras e está diretamente ligada ao objetivo de vendas da loja.
Para isso, existe um setor no marketing totalmente dedicado, conhecido como Trade Marketing. É através desse segmento de comunicação que a loja cria planejamentos e estruturas com foco em suas prioridades de vendas.
A organização das gôndolas é indispensável para que o consumidor consiga se localizar.
Mas não é apenas dispor piso industrial ao lado de piso industrial, é necessário todo um estudo e análise dos hábitos de compras do consumidor para dispor da maneira mais atraente e que faça sentido.
Existe uma inteligência de negócio que ajuda a entender que mesmo que pareçam detalhes, a configuração certa das gôndolas faz a diferença no momento da compra.
Alguns dos modelos de organização são as gôndolas verticais, prateleiras em blocos, prateleiras horizontais e prateleiras aleatórias.
As gôndolas verticais usam da disposição de produtos em colunas de produtos semelhantes, assim, conforme o cliente anda pelo corretor perceberá produtos semelhantes e/ou da mesma categoria dispostos lado a lado de forma gradual.
Já as prateleiras em bloco são as mais utilizadas nas grandes redes de supermercados. Acontece quando diversos produtos da mesma categoria, separadas em blocos, mas diferentes marcas, são disponibilizadas por setores.
Por exemplo, um corredor de produtos de limpeza só terá produtos deste segmento, mas com diversas marcas expostas lado a lado. Normalmente, todas as lojas possuem placa de energia solar e sinalização de segurança para que o consumidor se localize e consiga encontrar o produto que deseja.
Já as prateleiras horizontais, apesar de não muito usadas, são bastantes eficientes. Neste tipo de gôndola, os produtos são expostos lado a lado, como uma linha, sendo todos da mesma marca, mas delimita a visão dos consumidores e pode impactar na impressão de variedade de produtos.
As prateleiras aleatórias são as menos recomendadas para qualquer tipo de loja, pois são visivelmente desorganizadas e atrapalham na experiência de compra do consumidor, o que pode impactar negativamente no retorno de investimento.
Atentar-se para a visibilidade do produto é crucial, ou seja, analisar o nível de visão do consumidor e dispor a frente dos seus olhos os produtos que são suas prioridades de vendas, aqueles que trazem maior lucro à loja.
Sendo assim, concluímos que não basta dispor os produtos só para que sejam vistos, precisa estruturar cada item na gôndola para que o destaque seja positivo e a experiência do cliente seja boa, assim gerando satisfação e sua fidelização à loja.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.