A Black Friday é um dos maiores eventos de promoção do ano no Brasil, e a de 2021 promete bombar, pois os consumidores aguardam altas promoções já que o mercado financeiro ao longo do ano foi mais devagar.
Porém, o e-commerce aumentou muito durante a pandemia e isso é nítido. Sendo assim, as vendas nessa área estão com altas expectativas, por isso, o controle financeiro empresarial é fundamental para fornecer boas promoções.
Mas, e para fidelizar clientes? Seu e-commerce está preparado? Se deseja saber mais sobre como conquistar clientes, continue lendo esse texto até o final. Vamos lá?
Cliente fidelizado é sinônimo de sucesso na black friday
Quando o cliente volta a comprar no seu e-commerce é sinal que a Black Friday foi um sucesso, certo? Para te ajudar, separamos uma lista com dicas fundamentais para fidelizar seus clientes. Boa leitura!
- Organize-se estrategicamente
- Prepare seu estoque
- Ofereça promoções de verdade
- Facilite a troca e devolução
- Resolva antes que o cliente perceba o erro
- Dê controle ao cliente
- Cuidado com o prazo de entrega
- Atenção com pós-venda
Organize-se estrategicamente
Em períodos de alta demanda como dia de promoção, é importante se preparar estrategicamente em várias áreas, como a parte interna, faturamento, operação de logística, atendimento, plataformas, dentre outros.
Manter tudo isso organizado previamente evita erros em alguma área, e erros fazem com que os clientes não voltem a comprar com você.
Então, para fidelizar um cliente, pense em toda a sua estrutura, não só na venda em si, por trás da concretização de uma venda existem várias etapas que envolvem estruturas do seu negócio, desde um site online até a emissão de uma nota fiscal.
Até mesmo o site precisa estar preparado e organizado, afinal, muitos desistem de realizar uma compra quando um site está sobrecarregado e lento.
Para lidar com tudo isso de maneira organizada existem ferramentas que podem te ajudar na automação comercial, deixando seu negócio mais ágil e eficiente.
Prepare seu estoque
Um dos principais motivos para os clientes não entrarem em contato com o seu e-commerce novamente é a falta de um produto que estava em promoção no estoque.
É fundamental estar com um estoque bem planejado para atender a demanda que, com certeza, será maior durante o mês e dia de promoção.
O fluxo de caixa se torna maior durante esse período, então tente ao máximo mantê-lo em sincronia com o estoque, dessa maneira, os clientes serão fidelizados.
Ofereça promoções de verdade
Não é necessário colocar todos os produtos e serviços da sua loja em promoção, mas é importante avaliar quais podem gerar mais lucro e competitividade com os concorrentes e, com isso, oferecer promoções de verdade.
Muitas lojas acabam oferecendo promoções que não fazem a menor diferença para os usuários, então se você organiza seu estoque e divulga uma promoção verdadeira, com preços que realmente valham a pena, o cliente já é seu!
Facilite a troca e devolução
Algumas vezes o pedido do cliente não irá atender às expectativas e, por isso, é necessário facilitar os processos de troca e devolução. Ao fazer isso, as chances de fidelizar esse cliente sobem absurdamente.
Isso ocorre, pois, a maioria das lojas fornece um processo nebuloso e absurdamente complicado de devolução e troca, deixando o cliente irritado e fazendo com que ele não volte nunca mais.
Resolva antes que o cliente perceba o erro
Se você tiver algum problema de estoque, algum erro no pagamento, ou qualquer outro tipo de erro que não envolva a necessidade de falar primeiro com o cliente, resolva antes que ele perceba o erro ocorrido e apareça já com ele resolvido ou a solução.
Dessa maneira, o consumidor interpreta o caráter e transparência da sua loja.
Dê controle ao cliente
Permita que o cliente saiba todas as etapas de compras, envie um e-mail com confirmação de compra, emissão de nota fiscal, envio, etc.
Com isso o cliente se sente mais seguro e sente que a loja presta atenção em suas necessidades.
Cuidado com o prazo de entrega
Algo que incomoda os clientes durante a Black Friday é o atraso no prazo de entrega, com a alta demanda isso é normal acontecer, mas evite ao máximo.
É melhor ser sincero e colocar logo uma data de prazo maior e verdadeira, do que acabar atrasando demais a entrega. Isso pode fazer com que o consumidor não compre mais.
Atenção com pós-venda
Todo consumidor quer ser ouvido e ter suas necessidades atendidas. Por isso, tão importante quanto atrair, conquistar e vender, é fidelizar esse cliente.
Através de um atendimento atencioso no pós-venda isso é possível. Forneça um canal de atendimento rápido e fácil para que o cliente entre em contato para tirar dúvidas ou até mesmo fazer um elogio/crítica.
Conclusão
No artigo de hoje, apresentamos ações que ajudam na hora de fidelizar seus clientes e ter uma Black Friday de sucesso.
É importante estar atento a cada detalhe das etapas de venda é fundamental para não cometer erros bobos que podem atrapalhar nas futuras vendas.
Agora, se sente mais preparado para o grande dia? Gostou do assunto de hoje? Compartilha e comenta aqui embaixo, vamos adorar saber. Até a próxima!