A comunicação interna é formada pelo conjunto de estratégias adotadas por uma empresa para criar canais de comunicação com suas equipes com a finalidade de transmitir mensagens aos colaboradores.
O objetivo das mensagens pode ser variado, desde aumentar a motivação, estimular a colaboração e até mesmo reforçar e disseminar a cultura organizacional da empresa.
É importante eleger e capacitar adequadamente os comunicadores que irão colaborar para a transmissão das mensagens.
De maneira equivocada algumas empresas transferem essa responsabilidade totalmente para o setor de RH, entretanto é preciso lembrar que os gestores de área também acabam exercendo essa função e precisam de suporte quanto à isso
Para que essa estratégia alcance os objetivos desejados é necessário planejamento e atenção, nesse texto iremos abordar as principais vantagens de investir na comunicação interna na sua empresa.
ALINHAMENTO DE POSICIONAMENTOS
A manutenção de uma boa comunicação permite que os funcionários se mantenham cientes e alinhados quanto aos posicionamentos da empresa diante de assuntos importantes.
Mais do que apenas divulgar, uma comunicação interna eficiente pode garantir que o público interno esteja mais engajado nas causas e objetivos da empresa, colaborando para que as metas estabelecidas sejam alcançadas e evitando incoerências e desentendimentos.
AGILIDADE NOS PROCESSOS
Conhecendo profundamente a cultura da empresa, o cumprimento de normas e regras acaba sendo um movimento natural por parte dos funcionários.
Quanto mais assertiva a comunicação for, mais os colaboradores conhecerão a empresa como um todo e compreenderão que uma decisão do departamento de segurança do trabalho quanto à manutenção do piso industrial terá impactos em diferentes áreas da empresa.
MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO
Uma comunicação clara e transparente transmite mais segurança para a equipe, diminuindo espaço para ruídos na comunicação como rumores e indiscrições que podem acabar prejudicando a produtividade como um todo.
Uma empresa, após anos de parceria, decide substituir seu fornecedor de desengraxante alcalino, ao comunicar claramente que trata-se de uma decisão estratégica e evita que os funcionários passem tempo especulando as possíveis razões para a troca.
AUMENTA A SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS
Quando uma empresa é eficiente na criação de um canal de comunicação direto com seu público interno o engajamento dos funcionários tende a aumentar.
Isso porque a sensação de pertencimento é maior quando os funcionários conhecem as razões por trás das tomadas de decisão estratégicas dos gestores.
Também permite comunicar as conquistas do grupo como um todo, fortalecendo a ideia de que cada setor e indivíduo tem uma contribuição especial para o atingimento dos resultados.
ABRE ESPAÇO PARA SUGESTÕES
Há ocasiões em que os responsáveis pelas decisões estão tão distanciados das situações a serem impactadas pelas escolhas feitas que possibilita que a alternativa escolhida não seja prática ou aplicável para o dia a dia.
Um exemplo simples pode ser a escolha da mesa a ser utilizada na recepção. Por motivos estéticos o gestor opta por uma majestosa mesa rústica de madeira, entretanto não leva em consideração questões como ergonomia, espaços para armazenamento e privacidade do trabalhador que exerce a função de recepcionista. Com uma comunicação interna efetiva cria-se a possibilidade de participação indireta na decisão através de sugestões dadas pelo profissional que atua na área em questão.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.