Imagine que você queira comprar um compressor parafuso e encontre duas empresas que vendem o objeto pelo mesmo preço. Uma delas dá as informações necessárias e nada mais. A outra, tem o cuidado de tirar suas dúvidas e de dar facilitação de pagamento. Qual destas duas te ganhará como cliente? Obviamente a segunda, correto?
O marketing de relacionamento lhe proporcionará isso, te ajudará a criar novas experiências, a disseminar os produtos e a colocar em prática ações que valham a pena financeiramente. Quer saber mais sobre o tema? Então vem com a gente!
Qual a finalidade do Marketing de Relacionamento?
O marketing de relacionamento tem como finalidade transformar seus clientes em fãs de sua marca. Mas devemos entender que precisamos oferecer algo único Como por exemplo, um amplificador de som que tenha uma tecnologia pouco conhecida ou mesmo um clube de vantagens para um período específico.
E este “efeito bola de neve” será extremamente favorável à empresa. Até porque, um público feliz pode divulgar massivamente para outras pessoas de seu convívio aquele material ou serviço. Ampliando, assim, os seus leads.
Conheça os benefícios trazidos por esta ferramenta
Já apresentamos alguns benefícios trazidos por esta ferramenta. Mas saiba que não para por aí, pois este trabalho é tão preciso quanto a feitura de uma peça em uma máquina de usinagem de precisão. Este número pode aumentar dependendo da forma com que trabalha e reconhece seu público alvo.
Logo abaixo, exemplificaremos mais três possibilidades de ganhos no que se refere a marketing de relacionamento.
- Aumento de Lifetime Value: Lifetime Value ou, simplesmente, LTV, é uma métrica que mostra a importância de manter o cliente agregado à marca pelo maior tempo possível. Só assim, você conseguirá ganhos maiores do que aqueles que foram gastos neste processo. Pessoas fidelizadas podem até se tornar “embaixadores anônimos”, recomendando seus produtos e serviços para todos à sua volta;
- Gastos reduzidos: Imagine que um destes “embaixadores anônimos”, adquiriu o seu produto e fez um unboxing dentro de seu canal no YouTube. Você atingirá outras pessoas e, quem sabe, futuros clientes, sem ter gastado nada com isso. Essa é apenas uma das formas de mostrar como o marketing de relacionamento é poderoso;
- Marca e cliente se comunicando de maneira mais alinhada: para chegar neste patamar é necessário muito diálogo, diversas reuniões e comprometimento da equipe. Tente conscientizar a todos que uma comunicação alinhada deixa o cliente mais satisfeito e dá a possibilidade de tê-lo por um longo prazo.
Como fazer essa estratégia?
O gestor tem a seu favor uma quantidade absurda de métodos para pôr em prática. Isso dependerá da estratégia, dos objetivos e, claro, do orçamento. Pode-se:
- Dar os parabéns ao cliente em datas comemorativas, como aniversário ou casamento;
- Oferecer conteúdos que somem ao seu dia a dia, seja ele feito em sites, e-books ou vídeos institucionais;
- Criar pesquisas de satisfação, que demonstraram a satisfação ou insatisfação do cliente;
- Oferecer descontos especiais, brindes e outros mimos que ressaltem essa máxima da empresa.
Agora que entendeu mais e melhor sobre marketing de relacionamento, basta colocá-lo em prática e ver os resultados crescerem. Gostou deste conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.