Em todas as empresas que for trabalhar, independentemente se é do setor de manutenção de geradores ou de peças para ônibus, precisará lidar com conflitos internos, com a pressão do dia a dia e com os desafios cotidianos.
Por essas e outras, que a inteligência emocional entrou na pauta de muitos profissionais de recursos humanos e gestores com uma visão ampla de seus negócios. Quer saber mais e melhor a respeito do tema? Então vem com a gente.
Mais sobre inteligência emocional
Saber lidar com seus sentimentos e com os daqueles que o cercam, fará com que tenha maior produtividade e uma convivência mais amistosa, pois ao contrário, será como uma demolição controlada, lenta e problemática. Autoconhecimento, empatia e autocontrole, são três palavras muito utilizadas para definir a inteligência emocional.
Mas não adianta apenas reconhecê-la. Pois a sua sociabilidade dependerá disso, ainda mais num mercado de trabalho tão movimentado e cheio de mudanças como é o nosso. Leve isso para a vida profissional e pessoal.
Ninguém é igual ao outro
Se há diferenças entre você e os integrantes de sua casa, imagine quando este convívio se dá entre pessoas desconhecidas? A Inteligência Emocional te auxiliará a barrar impulsos como tensão interna e conflitos entre colaboradores.
E esta cultura terá reflexos benéficos e fortalecerá os relacionamentos entre funcionários, clientes e fornecedores. Evitando as famosas ‘panelinhas’ e deixando um clima mais ameno para a permanência dos grandes talentos em cada setor.
Quer ver outros pontos positivos quando há inteligência emocional?
- Reduz o estresse: aquela ‘bola de neve’ criada por situações estressantes ficará do lado de fora da empresa. Como se os líderes colocassem luva de vaqueta para proteger a si mesmo e todos do seu setor;
- Melhora a produtividade: quando foca-se em resultados e não em fofocas e conversas paralelas, o trabalho flui mais rápido e a produtividade aumenta;
- Decisões acertadas: o equilíbrio, mesmo em situações complexas e que exigem controle mental, manterá suas decisões equilibradas e mais assertivas. Passar isso para seu time é uma importante prova de sabedoria;
- Transforma bons líderes em líderes incríveis: como lidar com as dores e necessidades de seus funcionários se o próprio gestor não tem estas características? Dialogue e tire dos colaboradores o melhor de cada um.
- Pense agora, apontando para o futuro: empatia, pensamento crítico, diálogo horizontal. Tudo isso deve ser colocado em prática agora, para que, no futuro, esta cultura permaneça e seja passada naturalmente. Assim deveria ser em toda nossa sociedade… mas infelizmente não é isso que acontece.
Então, seja o dono da empresa, o gestor, o supervisor ou o colaborador (famoso chão de fábrica que tem tanta importância quanto qualquer outro), tente sempre manter-se focado, mas também, exerça o poder do diálogo e do bom senso. Todos sairão ganhando, de uma forma ou de outra.
E o melhor de tudo, a inteligência emocional pode ser visitada e revisitada tanto no trabalho quanto em casa! Pense nisso. Gostou deste conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.