Entre as opções de atividades sugeridas está o fortalecimento do turismo cultural
Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre, RS
(Crédito: Divulgação)
Frente aos desafios enfrentados pelo turismo brasileiro desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19, muitos estados precisaram planejar ações para a retomada do setor, como é o caso do Rio Grande do Sul. O incentivo à segmentação do turismo, valorizando as potencialidades e produtos locais, é a aposta da Secretaria Estadual do Turismo do RS (Setur).
Agenda de encontros por setor
Em maio deste ano teve início uma agenda de encontros setorizados, onde têm sido debatidas as peculiaridades turísticas do Rio Grande do Sul, a fim de fomentar a oferta de experiências diferenciadas e voltadas a todos os públicos.
A oitava reunião sobre a segmentação do turismo será realizada no dia 17 de agosto e terá como pauta o turismo LGBTQIA+, que também tem sido ponto de atenção para os secretários de turismo de outros estados, que além de observar a necessidade de inclusão e diversidade têm acelerado a criação de novos negócios que atendam a esse segmento, como é o caso do Rio de Janeiro.
A reunião sobre turismo LGBTQIA+ faz parte de uma série de encontros que a Setur organizará até o final de novembro, passando pelos diversos segmentos de turismo no estado. O primeiro encontro da série, realizado em maio em uma live, abordou cicloturismo e reuniu mais de cem pessoas.
Segundo Álvaro Machado, responsável técnico pela segmentação na Setur, “o estado conta com a proximidade entre os destinos e a grande oferta de experiências diferentes, alcançando todos os públicos”.
Reuniões sobre segmentação do turismo no RS
- Campismo/caravanismo – 6 de julho
- Cicloturismo – 2ª etapa – 14 de julho
- Turismo Religioso – 28 de julho
- Turismo de bem-estar – 3 de agosto
- Turismo a cavalo – 10 de agosto
- Turismo LGBTQIA+ – 17 de agosto
- Turismo Acessível – 31 de agosto
- Cicloturismo – 3ª etapa – 8 de setembro
- Turismo Cultural – 15 de setembro
- Geronturismo – 27 de setembro (turismo para a 3ª idade)
- Turismo de Natureza – 7 de outubro
- Turismo Náutico – 21 de outubro
- Turismo MICE – 10 de novembro (turismo de negócios)
- Turismo de Compras – 24 de novembro
Rio Grande do Sul oferece atividades turísticas para todos os gostos
Com destaque para Porto Alegre e Caxias do Sul, o estado do Rio Grande do Sul oferece opções variadas para atender aos diferentes perfis de turistas que chegam ao estado.
Em Porto Alegre, a programação cultural, a gastronomia e as atividades ao ar livre não desapontam quem chega à capital. Lá, é possível chegar de avião, pelo aeroporto Salgado Filho, de ônibus pela rodoviária que fica localizada no centro histórico, ou de carro, pela BR-101 para quem vem do norte e pela BR-116 para quem vem do sul.
Já em Caxias do Sul, segunda maior cidade do estado, é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions. Além de aproveitar, é claro, um ambiente tradicionalista gaúcho.
Para chegar a Caxias do Sul de avião é necessário desembarcar em Porto Alegre, que fica a 130 km de distância. De ônibus, a opção é desembarcar na rodoviária de Caxias do Sul, no centro da cidade. Já para quem vai de carro, a partir de Porto Alegre é possível seguir direto pela BR-116.