Com o crescimento da internet, os mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo, se tornaram a principal fonte de informação das pessoas.
Bilhões de buscas são realizadas diariamente no mundo todo e grande parte delas está relacionada direta ou indiretamente à oferta de um produto ou serviço.
Isso significa que os mecanismos de pesquisa tornaram-se poderosas ferramentas de marketing e vendas e, por consequência, as empresas precisam estar dentro do digital para poder alavancar as suas vendas.
E para se manter e solidificar no mercado, é fundamental utilizar estratégias de marketing digital. Entre as estratégias está a agência SEO, ou Search Engine Optimization, que na tradução literal significa “Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisa”.
O que muitas pessoas não sabem é que, apesar de efetiva, a prática de otimizar sites leva um certo tempo e depende de vários fatores.
Contar com técnicas de agência de SEO em um site vai muito além de ações diretas, é preciso usar de muita estratégia e análises profundas do cenário mercadológico em que o site está inserido.
Quer entender melhor? Confira o conteúdo que preparamos para você:
Mecanismos de pesquisa
Embora existam diversos mecanismos de pesquisa no mercado, o Google é o foco principal de todas as estratégias de SEO. Isso acontece porque ele é o maior e mais extenso buscador do mundo.
O número de usuários que utilizam a busca do Google é imensamente maior do que os usuários que utilizam os outros buscadores.
Portanto, podemos dizer que o Google se firmou como uma potência no mercado de busca e é isso que deve ser levado em consideração quando se produz um conteúdo para melhorar o posiconamento.
Mas, Como o Google funciona? O Google possui um programa – O Googlebot – que varre constantemente toda a web navegando pelos hyperlinks4 (conectam um site a outro), que são as “interligações” entre os sites.
Após a varredura, toda informação relevante relacionada às páginas visitadas pelo Googlebot é armazenada em um banco de dados. Todo esse processo é chamado de “indexação”.
Cabe ao Google organizar as informações varridas, acessando o banco de dados e oferecendo os resultados esperados de maneira instantânea, durante a pesquisa do usuário.
Visto isso, agora fica claro saber que, trazer o resultado mais relevante para cada uma das buscas é o grande objetivo do buscador.
Entende-se como resultado mais relevante, aquela página que traz mais informações assertivas sobre determinado termo de pesquisa.
Outros fatores também são determinantes para a escolha do resultado mais relevante. São eles:
- Conteúdo aprofundado sobre o termo buscado;
- Densidade de palavras-chave;
- Velocidade de carregamento e mobile friendly5;
- Links internos, externos e sua relevância.
Regras para ver seu blog ou site no Google com a agência SEO
Existem algumas regras para posicionar o seu blog ou site no Google. A seguir, você descobre quais sao elas e como fazê-las:
Palavra-chave
Sem uma palavra-chave definida e trabalhada ao longo do texto, você estará perdendo tempo.
O primeiro passo para ter seu blog no Google é pesquisar um termo que tenha volume de buscas interessante na internet (ao menos mais de 100 buscas por mês).
Portanto, não importa se você é dentista e quer vender clareador dental ou se é um advogado criminal. O uso de palavras-chave é essencial para que você se posicione.
Existem várias ferramentas disponíveis para fazer esse tipo de pesquisa e validação, como:
- Neil Patel;
- SEMrush;
- Google Trends.
Assim, identifique as melhores oportunidades para o seu segmento e comece então a sua estratégia junto com uma agência de SEO.
Além disso, a palavra-chave deve estar presente em todas as partes mais importantes do texto. Ou seja, repita-a no título, primeiro parágrafo, subtítulos, descrição e url.
Crie conteúdos com mais de 500 palavras
Conteúdos com menos de 500 palavras não são considerados relevantes o suficiente para o Google.
Por isso, se esforce para escrever no volume desejado trazendo informações realmente úteis para os seus leitores.
Título atrativo e curto
Aprenda a fazer títulos que despertam a curiosidade do seu leitor e entregue de cara o benefício que o texto propõe.
Mas, não se esqueça de verificar o tamanho do seu título, ele deve conter no máximo 70 caracteres sempre.
Aposte nos links internos e externos
Os links internos são aqueles em que o destino do link é também uma página do próprio blog. Esses links são recomendados para manter o usuário navegando em seu blog, aumentando o tempo de permanência nas páginas.
Já nos casos de links externos, eles são usados para levar os usuários a outros blogs, complementando informações abordadas no seu conteúdo.
Não se esqueça da meta descrição
A meta-descrição é um resumo básico do texto com um resumo de 135 a 160 caracteres. Ela é a primeira informação exibida no Google.
Portanto, use a descrição para garantir mais cliques e acessos no link exibido para os usuários.
Pronto para colocar a estrátégia em prática?
Agora que você conhece um pouco mais sobre como funcionam as estratégias da agência SEO, certamente consegue entender o quanto ela é importante para que a sua empresa se mantenha em crescimento, certo?
Por fim, investir em SEO pode gerar mais visibilidade para o seu site, tornar a sua marca uma autoridade no assunto e se manter no mercado altamente competitivo. Então, o que você está esperando para adotar uma agência SEO para o seu negócio?