O mercado mudou muito durante a pandemia, pois, antigamente, tínhamos outras atitudes pessoais e profissionais.
Você deve se lembrar como as coisas tinham outro tom, de como os serviços eram executados e do receio que o mercado digital gerava em diversos empresários.
Um dono de uma assistência ia até o local para realizar a manutenção de geradores e outros maquinários. Mas, com o advento da pandemia, as inovações foram obrigatórias e agora, além de realizar as tarefas de anos atrás, o gestor presenteia o cliente com um e-book, aplicando o marketing de conteúdo que aprendeu ao digitalizar seus serviços.
E além de aprimorar seu atendimento, ele também pode encontrar luva de vaqueta nos meios de vendas online a fim de fazer um investimento pensando na proteção do colaborador que irá manusear o equipamento.
Muito mudou, isso é fato. Mas o que mais pode mudar? Nesse texto veremos as tendências para o mercado no pós pandemia.
Tendências do novo mercado
O mercado digital, a economia e até as demais tecnologias, tudo foi afetado e a tendência para o futuro é a de termos uma grande evolução nas indústrias.
A virtualização das vendas de diversos produtos levou ao aumento expressivo de diversos segmentos, que vai desde bisnaga de plástico, passando por equipamentos de EPI alimentos, até chegarmos nas vestimentas.
Vemos também que o perfil do cliente se alterou, estando mais exigente e confiante com o mercado digital.
As pesquisas mostram que mais de 83% do lucro de grandes magazines vem de compras online, deixando claro que no pós pandemia, a clientela estará mais conectada e consciente do que fazer.
Abaixo, confira uma lista de mudanças que os estudos apontam como inevitáveis.
1. Empresários mais conectados
Atualmente, diversas pequenas e grandes empresas optaram pelo mercado digital, justamente pelas restrições de locomoção durante a pandemia. Mas, os que não estiverem incluídos digitalmente, perderão uma corrida acirrada, afinal, todos irão buscar as marcas com presença digital. Portanto, utilize desde já as seguintes ferramentas:
- Perfil corporativo nas redes sociais;
- Canais de atendimento ao cliente (chatbot);
- Marketplaces em mídias como Facebook e Instagram;
- Conta no meu Google negócio;
- Criação de sites seguros e que utilizem SEO;
- Plataformas para divulgação de produtos como YouTube.
Não ter este planejamento em mãos, te deixará para trás nos lucros e na acessibilidade.
2. Maior valorização da questão social
Colocar-se no lugar do próximo, essa é uma questão que será avaliada pelo seu cliente. Como sua marca mantém o engajamento social, seus clientes esperam um compromisso genuíno seu para com atitudes corretas e que não tragam outra devastação epidêmica como a do coronavírus (covid-19). Pode começar por:
- Ter maior preocupação e empatia com o consumidor e prestadores. Apresente isso em suas campanhas;
- Agir para uma maior segurança e sustentabilidade;
- Questionar medidas que visam o lucro acima de tudo;
- Ações solidárias.
3. Aumento na mudança de comportamento
Já mudamos nosso modo de pensar e certos serviços jamais retornarão ao que eram, tais como:
- Streamings;
- Aulas EAD;
- Rede sociais para videoconferência;
- Home office definitivo com suporte para o prestador;
- Uso de aplicativos para renda extra;
- Uso de aplicativos para exercícios;
- Menos aglomerações e mais álcool em gel.
Essas são algumas tendências que precisamos observar e já começarmos os planejamentos para ficarmos no local certo.
Esperamos ter ajudado, caso tenha gostado dessa postagem comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.