Formação técnica de nível superior é boa opção para quem busca carreira pública
(Crédito: iStock)
Profissionais que se formaram em cursos de tecnólogo podem se inscrever em concursos públicos? Esta é uma pergunta muito comum entre os estudantes que almejam uma carreira pública. Muitos jovens que acabam de se formar ainda buscam alternativas de ingressar no mercado, e alguns tecnólogos podem se questionar se possuem formação para ingressar em concursos.
Os cursos técnicos no Brasil ainda são alvos de muito preconceito no mercado de trabalho, porém muitas empresas optam por contratar um tecnólogo, devido ao conhecimento estratégico e específico. Diferentemente do que muitos acham, faculdades como a Fatec, entre outras, são de formação superior, e o formado pode exercer a função em cargos públicos perfeitamente. O profissional só precisa estar atento às mudanças para ingressar.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), a resposta é sim. Estudantes que fizeram faculdades técnicas podem se inscrever em concursos públicos, porém devem ficar atentos às exigências que o cargo pede. Em alguns casos, o certame pode pedir licenciatura ou bacharelado como requisito mínimo, e, devido a isso, o tecnólogo não poderá se inscrever.
Para esses casos, existem diversos concursos para nível médio que possuem excelentes remunerações, mas é inegável que a quantidade de concursos para nível superior com boas remunerações é maior. Muitos concurseiros pensam em fazer um curso superior e não perder mais essas oportunidades, porém passar quatro ou cinco anos em uma faculdade pode não ser muito prático.
Entre os cargos disponíveis para tecnólogo de nível médio e superior, estão os do concurso Sefaz RJ, para Auditor Fiscal e Analista em Finanças Públicas. Esses cargos possuem salários altos, e os profissionais tecnólogos podem desempenhar sem problema nenhum.
Se o objetivo é unir o útil ao agradável e aproveitar a graduação para também construir uma carreira independente de concursos públicos, o curso de tecnólogo pode não ser uma boa ideia, já que ele é voltado para quem possui uma carreira e deseja se especializar nela. Além disso, alguns concursos podem não estar disponíveis, pois, conforme citamos acima, alguns exigem formação em bacharel.
A formação de tecnólogo pode ser a melhor solução caso queira se formar apenas para prestar concursos, pois ela dura menos tempo. Antes de fazer a escolha por um curso como esse ou uma graduação convencional, analise os editais passados que deseja prestar. A carreira pública é vasta, e basta estar bem capacitado para ingressar.