Se você está pensando em alavancar o seu negócio e começar a vender em markeplaces, esse artigo é para você!
No artigo de hoje, vamos falar sobre os marketplaces, se realmente vale a pena vender em marketplaces e quais os maiores do Brasil.
O que é um marketplace?
De forma muito simples, um marketplace é um lugar específico para vendas online, onde você pode anunciar e vender os seus produtos e serviços.
Possivelmente, você já deve ter feito compras na internet em sites como a Americanas, Submarino, Mercado Livre e Amazon, e acredite: estes sites são exemplos de marketplaces.
Se você deseja ter mais destaque e expor os seus produtos em uma plataforma que tem milhares de usuários, gerando mais tráfego para o seu site, o marketplace é ideal.
Sendo assim, é possível comparar o marketplace com um shopping virtual, onde as mais diversas lojas podem cadastrar os seus produtos na vitrine, expondo-os aos clientes.
Vantagens de anunciar em marketplaces
Antes de tudo, é importante dizer que anunciar em marketplaces pode ser uma excelente opção para quem deseja expandir as suas vendas para o mercado digital.
Principalmente pelo fato de que um bom marketplace possui um número elevado de visitantes e usuários, que podem ser seus clientes potenciais.
Outra grande vantagem de anunciar em marketplaces é que o custo é menor do que ter a sua própria loja e seu próprio site, já que a estrutura para cadastrar os produtos está pronta, facilitando as suas vendas online.
Além disso, anunciar em marketplaces é muito mais fácil pelo fato de que o vendedor se preocupa apenas com o cadastro dos seus produtos na plataforma escolhida.
Quanto à estrutura, gastos com manutenção e atualização do site, profissionais de suporte e demais estratégias, são responsabilidades do próprio marketplace.
Sendo assim, você pode iniciar as suas vendas online com um investimento inicial muito mais baixo.
Outra grande vantagem de anunciar em marketplaces é a maior visibilidade dos seus produtos, principalmente quando comparados com o mercado local.
Por ser online, expor os seus produtos em um marketplace elimina as barreiras e limites físicos que o mercado local tem, fazendo com que o seu público alvo seja muito maior.
Também podemos citar como vantagens de anunciar em marketplaces:
- Menor custo em marketing, já que as estratégias utilizadas são a da plataforma;
- Soluções integradas, como por exemplo, opções de entrega e de frete, controle financeiro empresarial, métodos de pagamento online, recebimento de pedidos e suporte técnico;
- Sistema ERP integrado, possibilitando a criação e gestão de vários anúncios em diversos marketplaces;
- Melhor gestão do fluxo de caixa e das vendas, por meio de um software de gerenciamento de negócios.
Apesar das grandes vantagens de anunciar em marketplaces, existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração.
Desvantagens de anunciar em marketplaces
A primeira desvantagem de anunciar em marketplaces é a total dependência da plataforma, fazendo com que a sua empresa perca um pouco da autonomia.
Por exemplo, se o marketplace sofre algum problema, sai do ar, apresenta problemas em seus métodos de pagamento ou até mesmo encerra as suas atividades, o vendedor sente o baque diretamente.
Sendo assim, é importante que você esteja sempre atento às mudanças da plataforma, como por exemplo:
- Mudança de regras e políticas da plataforma;
- Aumento das taxas e percentual sobre vendas e comissões;
- Valores de frete e do transporte das mercadorias;
- Estratégias de marketing.
Outra desvantagem de anunciar em marketplaces é a dissociação e desvalorização da sua marca.
Quando alguém compra em um marketplace, lembra apenas do nome da plataforma, e não da loja que vendeu dentro da plataforma.
Portanto, se o seu objetivo é criar a sua própria marca e fortalecer a imagem do seu negócio, anunciar em um marketplace não é tão vantajoso.
Vale a pena vender em marketplace?
Agora que você já sabe os prós e os contras de vender um marketplace, devemos dizer que esse parecer depende do seu objetivo enquanto empresa.
Por exemplo, se o seu objetivo único é aumentar as suas vendas, ter um bom suporte por meio de um software de gerenciamento de negócio, tal como ter controle financeiro empresarial, o marketplace é vantajoso.
Além disso, se você também deseja aumentar o seu fluxo de caixa e alcançar mais clientes, essa estratégia de vendas é excelente.
Entretanto, se você deseja estabelecer a sua marca no mercado e se destacar nas vendas, o marketplace não é o lugar ideal para esse objetivo.
Contudo, anunciar em um marketplace pode ter resultados muito melhores quando associados com uma estratégia de vendas no mercado online, onde você pode dar um desconto especial para o cliente que comprar no marketplace.
O ideal é que estes clientes sejam redirecionados para o seu próprio site de vendas, criando maior independência e melhorando o seu posicionamento de marca.
Conclusão
Vender em marketplaces pode ser extremamente vantajoso para a sua empresa, principalmente se você deseja expandir o seu negócio e iniciar as vendas na internet.
Contudo, é muito importante analisar os prós e os contras, para não se arrepender e ter custos adicionais e poucos resultados.