Benchmarking é um termo derivado do inglês que pode ser traduzido como “avaliação comparativa”. A estratégia nada mais é que uma análise e aplicação de boas práticas do mercado na operação de um determinado negócio, indústria ou empresa. O benchmarking nada tem a ver com cópias, plágios ou espionagem industrial.
A ideia por trás do benchmarking é identificar algum processo que você gostaria de aprimorar ou aprender, que já é executado por outras empresas, para que você leve para o seu negócio e aplique da melhor forma, independente do produto e segmento de atuação, como em fornecimento de manta asfaltica para telhado, smartphones, eletrodomésticos, entre outros.
Não se trata apenas de reproduzir aquilo que os outros já fazem, mas aprender com quem faz e descobrir maneiras de adaptar esse conhecimento adquirido à sua realidade.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar a importância do benchmarking e como fazer essa ação para impulsionar o seu negócio. Confira!
A importância do benchmarking
Há mais de 200 anos o químico francês Lavoisier soltava a tão icônica frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Hoje, dois séculos depois, percebemos que o mercado evoluiu se espelhando nessa estrutura de cooperação e adquiriu essa forma cada vez mais orgânica em que tudo tem sido aproveitado, reciclado, transformado, refinado.
São inúmeros os cases de sucesso de pessoas que estudaram o mercado e identificaram a inspiração para abrir seu próprio negócio, no seu próprio nicho, com os seus diferenciais e uma pitada de inovação dentro de segmentos que todo mundo já conhece.
Um exemplo disso podem ser empresas que atuam com fabricação de amplificador de som, que ao aplicar o benchmarking pode superar a concorrência no mercado.
Como aplicar o benchmarking?
Agora que você já sabe da importância do benchmarking, chegou o momento de compreender como aplicar essa estratégia para impulsionar seus resultados.
Antes de tudo você precisa ter clareza dos seus objetivos. O que você deseja melhorar e que patamar deseja atingir?
Suponhamos que você atue com aluguel de compressor. Depois de identificar os objetivos, é ideal buscar por empresas concorrentes que serão a inspiração. Logo, faça uma visita técnica, pergunte, observe, converse com os clientes e absorva o máximo que puder.
É muito importante ter humildade e aprender com os erros e acertos do seu concorrente. Lembre sempre que não se trata de copiar, mas se inspirar e trazer soluções remodeladas para o seu negócio.
O benchmarking envolve olhar para fora para examinar como os outros atingem seus níveis de desempenho e para entender os processos que eles usam. Ele permite entender os processos por trás do excelente desempenho.
Quando as lições aprendidas em um exercício de benchmarking são aplicadas adequadamente, elas facilitam o desempenho aprimorado em funções críticas dentro de uma organização ou em áreas-chave do negócio.
Portanto, o benchmarking não deve ser considerado um exercício único. Para ser eficaz, deve tornar-se parte integrante de um processo de melhoria contínua, com o objetivo de melhorar as melhores práticas.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.