A sociedade está em constante transformação, incluindo a forma como realiza tarefas básicas, como fazer compras.
De fato, entender como o consumidor tem mudado o comportamento nas compras permite fazer uma análise do quanto acontecimentos diversos e o avanço da tecnologia alteram a rotina.
Além disso, essa observação também é interessante para as empresas, que podem se adaptar às novas necessidades dos consumidores.
A seguir, veja quatro pontos essenciais de como o consumidor tem mudado o comportamento nas compras, e como isso impacta na economia e no mercado como um todo.
Mais compras pela internet
Se antes da pandemia algumas pessoas ainda sentiam uma certa desconfiança em comprar online, com as restrições de mobilidade essa realidade mudou. Hoje, boa parte dos brasileiros fazem suas compras pela internet.
Esse movimento de mais compras online também foi incentivado pela popularização de aplicativos de delivery, como o Rappi, que além de pedidos de restaurantes, faz a entrega de compras de produtos variados.
Dessa forma, se alguém precisa de um produto com urgência, pode acessar as lojas favoritas no Rappi para receber sua compra em menos de uma hora, uma vantagem que nem sempre as compras presenciais oferecem.
Com o período de isolamento social prolongado, a tendência é que o hábito de comprar pela internet se fortaleça, tornando-se a opção preferida de centenas de consumidores.
Pesquisas extensas
Outro aspecto que mostra como o consumidor tem mudado o comportamento nas compras é a busca por informações antes da tomada de decisão.
Com o acesso facilitado à internet, é possível encontrar definições completas de inúmeros produtos, além de conhecer as opiniões de outros consumidores, que já compraram determinado item.
Isso faz com que o consumidor se dedique mais às pesquisas, o que o torna mais seletivo. Assim, “cair” em uma publicidade deixou de ser algo fácil.
As pesquisas extensas também se refletem na busca da reputação de uma loja online, para ter riscos reduzidos ao fazer um pedido. Ou seja, as marcas também precisam se preocupar com sua imagem.
Busca por ofertas e promoções
Graças à internet, os consumidores passaram a ter dezenas de lojas disponíveis para comprar um mesmo produto.
Na maioria dos casos, o fator de diferenciação que pesa na escolha do consumidor é o preço.
Por isso, cada vez mais os compradores estão interessados em ofertas e promoções atrativas. Para pagar um pouco mais, é preciso que o consumidor veja vantagens claras, como uma entrega mais rápida, por exemplo.
Menos lealdade
Outra característica que mostra como o consumidor tem mudado o comportamento nas compras é uma lealdade às marcas cada vez menor.
Se antes os consumidores passavam anos optando pelos mesmos produtos, das mesmas marcas, hoje as pessoas estão mais dispostas a conhecer nomes paralelos.
Manter a lealdade do consumidor passa a ser um desafio para empresários de diferentes níveis e setores. Certamente, o que fará a diferença é a qualidade do produto em si, que precisa ser bem superior à concorrência.
Ainda há espaço para mais mudanças
Apesar de o consumidor já ter mudado o comportamento nas compras, de forma considerável, nos últimos anos, ainda há espaço para mais transformações.
A verdade é que, à medida que a tecnologia evolui e novos serviços são apresentados, a tendência é que a sociedade acompanhe essas mudanças e se adapte a elas.
Dessa forma, é possível dizer que a forma como consumimos hoje pode ser totalmente diferente do modelo de compras que vai existir daqui há 10 anos – quem pode prever?
Para o lojista, cabe a tarefa de descobrir como chamar a atenção de um consumidor mais exigente, consciente e seletivo.
Enquanto isso, o consumidor pode se beneficiar das vantagens que o modelo de consumo atual proporciona.
Metadescription: A forma como consumimos hoje é bem diferente daquela de anos atrás. Descubra como o consumidor tem mudado o comportamento ao fazer compras.