Uma das coisas mais interessantes em um processo de gestão de negócios é que a tarefa pode ser dividida em uma série de categorias, que podem envolver fatores internos e externos, bem como suas relações. Nesse contexto, é possível comparar analogamente a atividade com placas de sinalização de segurança, que são acessórios extremamente versáteis.
Associações à parte, a tarefa exige não só muita atenção, visto que está lidando diretamente com os rumos que a companhia poderá tomar, sejam eles rumo ao sucesso ou ao fracasso, mas também conhecimento detalhado de alguns fatores básicos, que irão contribuir diretamente para um gerenciamento mais otimizado.
Para fazer isso, o primeiro passo é focar diretamente no desenvolvimento de um planejamento estratégico, que irá analisar diversos fatores que regem a empresa e as formas de melhorá-los. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando esse artigo sobre gestão de negócios e confira detalhes!
1. Gestão financeira
Sem dúvidas, a etapa de gestão financeira é uma das mais importantes que existem, devendo ser feita com muita cautela para garantir que uma empresa é capaz de ter um crescimento sustentável. Sendo assim, uma gestão de negócios nunca deve ignorá-la, visto que isso pode levar companhias à falência.
Com relação ao assunto, os cuidados devem ser adotados antes e após a abertura do empreendimento, identificando as principais mentiras financeiras e os ladrões de dinheiro, que impedem que você consiga conquistar lucros. Pensando em cada um de forma individual, é válido destacar no primeiro os riscos dos empréstimos bancários para começar.
Enquanto isso, o segundo vai envolver uma série de fatores extremamente perigosos no dia a dia de uma companhia, como o desperdício de recursos (energia, água, matéria-prima, etc), os atrasos nas contas e as decisões precipitadas, que podem fazer com que um empreendedor entre em situações perigosas.
É importante atentar-se aos benefícios e facilidades advindas dessa atividade relacionada à gestão de negócios quando pensamos na ampla gama de aplicativos financeiros que existem para deixá-la mais simples. Entre os mais conhecidos, destacam-se:
- Mobills;
- GuiaBolso;
- ContaAzul;
- Quickbooks;
- MoneyWise;
2. Gestão de equipes
Para que a aplicação de um piso industrial de epóxi seja feita com alta qualidade, é indispensável contar com profissionais preparados para o desenvolvimento do serviço. É exatamente aí que entra o segundo fator de atenção na gestão de negócios: o gerenciamento de equipes.
É comum que empresas de médio e grande porte dividam seus colaboradores em pequenos grupos, facilitando a comunicação e garantindo maior produtividade. No entanto, a atividade de gestão precisará entender e organizar os fluxos de trabalho de todas elas, buscando por pontos positivos e negativos no desenvolvimento das funções.
Nesse cenário, os avanços tecnológicos também são bem-vindos, contribuindo para uma organização detalhada sobre atividades, entregas e atrasos, com modelos que possibilitam até mesmo contabilizar o tempo que um funcionário levou desenvolvendo uma determinada tarefa, como é o caso do RunRun.It.
3. Gestão de documentos
Não dá para negar que os dados e informações de uma empresa são armas poderosíssimas, que devem sempre estar organizadas para checagens e protegidas contra furtos e roubos. Isso porque elas podem envolver uma série de arquivos confidenciais, como contratos, acordos empresariais, relatórios contábeis, notas fiscais, registros cadastrais de clientes, etc.
Levando em consideração todas as informações sigilosas e essenciais para uma companhia em consideração, desenvolver a atividade de gestão de documentos não é uma opção, e sim uma obrigação, possibilitando a agilização de diversos outros trâmites legais, como o fechamento de novas parcerias.
Sobre essa tarefa de gestão de negócios em si, é indispensável ressaltar que a computação em nuvem desempenha um papel direto no sucesso das operações. No geral, isso acontece devido ao fato de que ela é uma das mais importantes tendências tecnológicas do mercado, servindo para armazenar e compartilhar documentos em um espaço virtual.
Encontrada em quatro versões de armazenamento: público, privado, híbrido e compartilhado, o recurso é capaz de se adaptar a diferentes necessidades e demandas de espaço e velocidade. Apesar dessas diferenciações, todos eles asseguram um alto indíce de segurança e, o melhor, flexibilidade de acesso.
4. Gestão de estoque
A organização e gerenciamento de estoques é uma tarefa de gestão de negócios que requer muito mais cuidado do que aparenta e, por isso, vamos focar em um exemplo prático para simplificar o entendimento geral. Pense em uma empresa que atua com projetos de instalação, manutenção e modernização de forno elétrico de embutir.
Resumidamente, a companhia precisa contar com uma quantidade significativa de peças armazenadas, a fim de sempre ter modelos para oferecer para os seus clientes e agilizar os serviços. Todavia, cada equipamento voltado para a preparação e aquecimento de alimentos tem suas particularidades, fazendo com que grandes estoques não sejam inteligentes.
Uma das coisas mais importantes para se entender quando pensamos em uma gestão de negócios é que você precisa captar com muita precisão e cuidado as suas demandas, ajustando-se a elas sem comprometer seus lucros. Ademais, é bom lembrar que a tarefa precisa ser desenvolvida periodicamente.
É comum que o funcionamento de uma empresa seja comparado com o de uma máquina industrial. Em um primeiro momento, a analogia pode até não fazer muito sentido, mas ao interpretar com mais cuidado o funcionamento de ambas, é possível compreender certas semelhanças.
Nenhuma máquina funciona sem uma fonte de energia, que pode ser elétrica, combustível, natural, solar, etc. Do ponto de vista dos negócios, nenhuma companhia atua sem um produto ou serviço, sendo que o primeiro irá necessitar de um estoque para desenvolver ou vender e o segundo das ferramentas e mão de obra especializada.
5. Gestão de indicadores
É comum que muitas empresas utilizem indicadores corporativos como metodologias de monitoramento de processos. Normalmente, eles costumam acompanhar fluxos de trabalhos e resultados, mas existem muitos outros modelos que vêm se destacando, pois focam no colaborador para assegurar uma melhoria geral.
Alguns exemplos excelentes são os indicadores de saúde ocupacional, como o Índice de absenteísmo e o Fator Acidentário de Prevenção (FAP). Além destes, várias outras estratégias podem – e devem! – ser colocadas em práticas para potencializar os resultados e, como bônus, reter grandes talentos, como é o caso das estratégias de endomarketing.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.